04 janeiro 2017

Hospital de Braga

As melhores instituições públicas do país estão sempre no Norte. Acontece assim com os hospitais e também com as escolas. Penso que sucederia o mesmo se outras instituições públicas (v.g., tribunais, câmaras municipais, etc.) fossem avaliadas.

Porquê?

Penso que tem a ver com a tradição. A verdadeira tradição portuguesa está no Norte, no triângulo da  fundação da nacionalidade - Guimarães (primeira capital política), Braga (primeira capital religiosa) e Porto (primeira capital económica).

E o elemento principal dessa tradição parece-me ser a pessoalidade - o chamado personalismo católico. O Norte é também mais católico do que o resto do país continental.

36 comentários:

Euro2cent disse...

Curiosamente, essa preocupação de ordenar e quantificar tudo é que tem muito pouco a ver com personalismo católico, é mais estilo MBA para merceeiros luteranos e calvinistas.

O Elaites bispou bem a coisa.

Pedro Sá disse...

Meu caro essas características já existiam antes de haver cristianismo na Península Ibérica...

José Lopes da Silva disse...

Não é por acaso que foi o Porto que primeiro quis correr com o general Beresford.

Zephyrus disse...

Orlando Ribeiro, maior geografo portugues: o Noroeste e as suas extensoes naturais (Tras-os-Montes, parte das Beiras) fazem parte da Europa Media e nao da Europa Mediterranica na organizacao social, na organizacao do territorio, na paisagem ou nas tradicoes agricolas.

O Algarve, Lisboa, o Ribatejo ou o Alentejo fazem parte da Europa Mediterranica.

.....................................

O Noroeste Peninsular foi a regiao menos romanizada da Peninsula e quando chegaram ca os romanos era a regiao com maior densidade populacional (cultura castreja).

........................................

O Noroeste portugues faz parte da Europa Eurossiberiana. A sul do Mondego e da Estrela ja temos Europa Mediterranica. A serra da Gardunha e provavelmente uma das fronteiras divisorias mais meridionais.

.....................................................

O Porto tem uma influencia inglesa enorme que esta presente ate na Universidade. No curso de Medicina a FMUP sempre usou a nomina anatomica inglesa, em Lisboa usava-se a francesa...

Lisboa tem grande influencia da Europa Continental, nomeadamente da cultura francesa, ja o Porto tem predominantemente uma influencia inglesa, muito atenuada na paisagem pela descaracterizacao do pos 25 de Abril. Veja-se por exemplo a arquitectura do Hospital de Santo Antonio...

.......................................................

Se o Norte fosse independentemente, nao teria um Partido Comunista ou de extrema-esquerda no seu Parlamento.

..............................................

Contudo, muitos dos artistas que Governam em Lisboa sempre sairam das aldeias do Norte... e sairam do povo e nao das elites locais... e a cultura da capital que corrompe?

''''''''''''

A religiosidade do Norte e diferente e tem tradicoes distintas comuns a Galiza mas unicas em toda a Iberia. Caso do culto as Alminhas do Purgatorio, que em Espanha nao ocorre fora da Galiza e em Portugal nao se encontra no Sul.

Zephyrus disse...

A arvore nativa mais comum do Norte de Portugal e de parte das Beiras, aquela que dominaria a floreste nativa e o carvalho-alvarinho (Quercus robur) conhecido em toda a Europa por English oak por ser uma arvore emblematica da paisagem inglesa. Este carvalho dominaria a paisagem do Norte da Portugal e Espanha, Ilhas Britanicas, Franca, Alemanha, Dinamarca e Paises Baixos se nao fosse a intervencao humana. E a arvore nativa mais importante da Europa Ocidental, foi ainda a arvore sagrada dos Celtas.

O modelo que Lisboa impoe ao Norte e Centro e portanto a mais de 60% da populacao e contra-natura.

Anónimo disse...

Ó sócio, o hospital de Braga pertence à José de Mello Saúde, de Lisboa, e o presidente do Conselho de Administração é lisboeta. Ou acha que os resultados do hospital se devem às empregadas de limpeza, ali da freguesia de Celeirós e de Tadim?

Anónimo disse...

"se devem às empregadas de limpeza, ali da freguesia de Celeirós e de Tadim"

Infecções hospitalares são um grave problema de hospitais modernos. Quem sabe ? Podem ter de facto contribuído de maneira relevante para os resultados. :P

PS: O Anónimo não sabe, mas o PA também um lisboeta, apenas foi adoptado pelo Norte.

Anónimo disse...

Ó catano, então, as empregadas só aprenderam a lavar as mãos e a lavar o chão quando entrou um patrão do sul no hospital? ;)
Eu, que já sou do Norte, já não tenho pachorra para esta conversa, quanto mais. É isto e a conversa dos “celtas”. É o que dá as séries da “guerra dos tronos”. Os mouros convertidos ao norte são os mais deslumbrados… ;)

Anónimo disse...

Dúvido que o patrão tenha lá ido mais que meia dúzia de vezes ao ano. Mas sim, podia ser engraçado verificar a existência de uma correlação entre o número de vezes que o patrão do sul lá foi e o aumento da qualidade. :P

Anónimo, então reconhece facilmente diferenças entre o Norte e o Sul. Há ali uma linha sabe. :P

Anónimo disse...

Não faço ideia das vezes que o presidente do CA lá foi. Sei que aquilo pertence a uma empresa de Lisboa e se a qualidade da gestão de uma empresa não tem a ver com o dono da empresa, já não sei nada. O PA é que se pôs a jeito a falar de empresas do Norte ;) Calhando, é mesmo da dona Ermelinda que esfrega os bisturis. Ou então, é da água que bebem, que vem diretamente de uma fonte do Gerês, recolhida numa bilha por uma virgem celta ;)
Diferenças entre o Norte e o Sul, claro que há, assim como há diferenças entre os transmontanos do Barroso e os pescadores da Afurada.

Anónimo disse...

"Sei que aquilo pertence a uma empresa de Lisboa"

Primeira frase do artigo, "O melhor hospital do País fica a Norte e é do estado, embora seja gerido pelo grupo José Mello Saúde."

Está levar a sério comentários que não o são, e a ver o que acha verdadeiro.

Anónimo disse...

Claro, é uma PPP do Estado, gerida por uma empresa de Lisboa. O que significa que o hospital é duplamente de Lisboa😊 Aliás, o segundo melhor hospital do país é do mesmo grupo e fica situado a sul. Isto é o que dá a sociologia de almanaque barato do PA. Quando se der conta do disparate, vai fazer um post a desancar em rankings feitos por Lisboa😊

Anónimo disse...

'Aliás, o segundo melhor hospital do país é do mesmo grupo e fica situado a sul.'

Onde é que está a ir buscar esses dados ? No 'pai' do artigo:

'Em segundo lugar da tabela está o Hospital Pedro Hispano, integrado na Unidade Local de Saúde de Matosinhos.'

http://expresso.sapo.pt/sociedade/2017-01-03-Hospital-de-Braga-e-o-melhor-do-pais

Anónimo disse...

Foi aqui
http://www.dn.pt/sociedade/interior/duas-ppp-no-top-3-dos-melhores-hospitais-do-pais-5584808.html

De qualquer forma, numa ou noutra interpretação dos resultados, o Hospital de Braga está à frente. E também é indubitável que a José de Mello Saúde é excelente na gestão dos seus hospitais.
Eu ficarei muito impressionado com os patrões e gestores do Norte, quando conseguirem construir DE RAIZ um hospital, em terreno SEU, com dinheiro SEU, gerindo-o ELES, se é que me percebe.
Já agora, a melhor empresa privada em Braga é “luterana”, a Bosch (I&D, valor acrescentado, crescimento etc), isto para utilizar a terminologia do PA ;). Deve ser porque a malta de tradição católica não tem o hábito de "estudar"... Vem um pipi do Sul dizer isto e a malta do norte, nem um pio e em calhando muitos até aplaudem.

Anónimo disse...

'em terreno SEU, com dinheiro SEU, gerindo-o ELES'

Ah, então sempre apoia o PA. Vá, não é um hospital inteiro, mas uma importante parte dele. E aproxima-se do ideal que expõe aí. :)

Falando a sério, um hospital é feito por muitas pessoas, seja um gerido por uma entidade privada seja um gerido directamente pelo aparelho do Estado. Aqui o PA defende que uma das razões pelas quais os resultados são melhores a Norte vem exactamente da cultura que a maior parte das pessoas (não necessariamente todas, e não necessariamente assumindo que há quem puxe para baixo) que lá trabalha possui.

Uma boa cozinha depende dos ingredientes e do chefe.

PS: O Estado não somos todos nós ?

Anónimo disse...

“Ah, então sempre apoia o PA.”

Dou-lhe todo o apoio, todinho! A ele e à excelente elite do Norte, o orgulho da pátria. Não foi isso que eu disse que queria que eles fizessem?

Quanto ao resto, acho curioso, só isso. Eu estou ciente que um hospital é feito por muitas pessoas, obrigado, até já entrei num ;) É óbvio que toda a gente contribui, desde o funcionário que leva os lençóis às lavandarias até aos donos. Mas é preciso mesmo muita força de vontade para ver nisso qualquer particular cultura católica do norte, e, mais, para ignorar quem são os gerentes e os patrões. É um grande spin. Quem planifica, quem investe, quem aprova o orçamento e as contas, quem gere, quem escolhe e contrata os materiais e os médicos e funcionários e quem lhes dá as orientações e objetivos e os disciplina? É a telefonista?
Portanto,voltando atrás, eu quero é que a elite do Norte construa um hospital e só contrate malta do Porto para cima, que para baixo já é tudo meio mouro. Mas gente do norte mesmo, até à quinta geração, e que vá à missa todos os domingos e tenha a confissão em dia. Vai ser o melhor hospital do mundo, carago.
Diga-me lá, que ninguém nos ouve: você não acha isto ridículo? Isto é coisa de pessoa inteligente?

Anónimo disse...

'Isto é coisa de pessoa inteligente?'

A cultura influencia o que uma pessoa faz. Parece-me algo bastante óbvio, que é de certa maneira a base do pensamento do PA.
Tudo, ou quase, do que o PA escreve é desenvolvimento feito a partir dessa observação.

O resto voltamos na questão de organização e corpo. Não conheço a autonomia que um hospital PP tem em relação a um hospital estatal, o Joaquim é que podia fazer um post sobre isso. :P
Mas vamos assumir dois cenários.

É pouca ou reduzida. Torna-se pouco relevante a gestão sozinha para efeitos comparativos, será igual a todos hospitais do sistema público. A cabeça é a mesma, e o corpo é que é indiscutivelmente do Norte.

É relevante. A gestão torna-se relevante para efeitos comparativos. E aí entramos em questões de organização e corpo. A cabeça irá-se sobrepor ao corpo ? Faz sentido sequer a pergunta ? A cabeça é pouco influenciada, segundo PA, pela cultura católica ? Perguntas razoáveis. Não acho idiota.

PS: Vi que o Vasco Luís de Mello (Administrador Executivo do grupo José de Mello Saúde) e Presidente do conselho de administração do hospital formou-se na Universidade Católica de Louvain. ( https://pt.linkedin.com/in/vasco-luis-jos%C3%A9-de-mello-5a0bb759 ). Achei interessante.
Confesso preguiça para ver o perfil dos outros membros, deixo-lhe um desafio.

Anónimo disse...

PPS: Curiosidade ganhou, e até vi o do CEO do hospital - https://pt.linkedin.com/in/jo%25C3%25A3o-ferreira-bb327518 - Alumni da FEP e fez carreira a Norte.

Anónimo disse...

Meu caro, do primeiro ao último parágrafo, não entendi nada. Influência da escolástica católica do Norte ;)? Na dúvida, deixe-me dar-lhe os parabéns. Não ligue.
O Hospital foi construído pelo Estado, o dono é de Lisboa. Estado/Lisboa. Uma coisa que os protestantes têm de bom é que simplificam e eu estou a tentar, pelo menos nisto, seguir-lhes o exemplo.
Mais do que simplificar, os protestantes têm êxito empresarial como ninguém, incluindo hábitos de organização, trabalho e eficiência. Ninguém coloca em dúvida que os nortenhos trabalham e muito. Trabalham, rezam e têm muitos filhos, diria o PA, o tal que, curiosamente, diz que os católicos não têm o hábito do estudo, uma coisa que o meu amigo, com os seus dotes exegéticos, interpretará como quiser. Eu, pobre de mim, acho toda a análise do PA idiota, ponto.
O que nos faltava a todos, no Portugal tradicional, no norte e no sul, católicos ou não, era a eficiência, a organização. Isso é uma coisa que as novas gerações de empresários estão a conseguir. O grupo Mello tem feito um bom trabalho em vários campos em que está envolvido. Mas não esquecer sobretudo o próprio Estado, que tem feito coisas excelentes na saúde, tanto no equipamento como na formação.

Anónimo disse...

Já que escreve que não me entende, vamos ver se eu o entendo, também para me corrigir.

O que está a dizer é que o dono é mais que posse é gestão. E como 'o dono é de Lisboa. Estado/Lisboa', a gestão na realidade é do Sul. Logo esta não é influenciada pelo que o PA diz ser o maior catolicismo do Norte, que ao mesmo tempo não vê como é que poderia ser um factor de influência.
Além disto, diz que a gestão é pura e dura o factor determinante na organização.

É isto ?

Anónimo disse...

Sim, basicamente isso. Ou isso, ou os donos e gestores daquilo vieram lá de baixo e passaram a ir à missa na Sé de Braga todos os dias e eu é que estou errado. Mas você não tem opinião própria nenhuma sobre este assunto?

Anónimo disse...

'Mas você não tem opinião própria nenhuma sobre este assunto?'

Tenho, tendo a concordar com o PA em geral, mas para estar mais seguro precisava de conhecer melhor o modelo PP. Daí até gostar que houvesse um post sobre isso (o modelo PP na saúde). O como influencia,

Mas aqui, e como deduzo pela sua pergunta que tenha em parte reparado, não tentei tanto defender uma posição, mas mais alinhar as suas críticas às ideias do PA. Gosto de uma boa troca, e para isso é preciso estar-se alinhado sobre o que se fala.
Por exemplo, não assumo (embora possa) que esteja a ser literal quando escreveu 'e passaram a ir à missa na Sé de Braga todos os dias'. Mas tê-lo escrito passa implicitamente a ideia que não acha totalmente descabido que a cultura católica é algo que vê-se pela ida ou não à igreja e que não avança daí, embora pareça fazer excepção disto para protestantes. O PA afirma que já estamos imersos nessa cultura, durante séculos a Igreja fez a sua influência, e embora a influência desta tenha declinado, ela é na mesma passada porque os hábitos e pensamentos ficaram.
Dúvido que consiga em alguns parágrafos expôr isto (comentários de múltiplos parágrafos é para dar em nada), por isso, deixo um link para um artigo deixado cá há uns bons tempos - http://www.nyu.edu/gsas/dept/politics/faculty/mead/V53.0395/Kahl.pdf, que expõe muito melhor.
E deixo outra sugestão, abstrair de Portugal, Católico, Protestante, etc. Falamos de Organizações e Cultura de Organizações. E como, eufemisticamente, é difícil fazer é mudar a cultura de uma organização e como a cultura molda o seu funcionamento.

-------
Acho que entramos numa rua e saímos em outra... Arrrgghh...

Anónimo disse...

'E deixo outra sugestão, abstrair de'

Segundo o PA terei neste momento perdido qualquer hipótese de uma boa discussão. XD

Anónimo disse...

Meu caro, eu apenas queria que me explicasse, por palavras suas, porque é que o Hospital de Braga é o melhor do pais devido às tradições católicas de Braga.

Anónimo disse...

Oi ? Não escrevi porque está na publicação do PA. Citando:

'E o elemento principal dessa tradição parece-me ser a pessoalidade - o chamado personalismo católico.'

Em termos de cuidado de saúde, um tratamento mais personalizado e direccionado a cada doente individual. Se quiser posso reescrever a frase do PA que citei, mas já está bastante sucinto.

Anónimo disse...

Portanto, continuando: Antes, como o hospital não estava no topo do ranking, Braga era menos católica. É isso?

Anónimo disse...

Já agora, antes que me responda, faço um parêntesis para dizer que sou de Vila Verde e conheço há muitos anos o hospital de São Marcos e depois o novo. Dai a minha curiosidade no seu esclarecimento.

Anónimo disse...

Se me perguntar se Braga, na minha experiência limitada, anda mais Católica teria que dizer que sim, ou pelo menos sente-se mais. :P

Mas isso leva a uma excelente pergunta, onde estava o hospital antes ? Qual era o modelo antes. Como é a distribuição de hospitais do Norte no 'ranking' ?
A pergunta aqui é sendo tudo o resto igual, qual é a influência (assumindo é claro que a há) da cultura católica nos resultados do hospital ?
No seu pensamento, a gestão é tendencialmente igual para todos (o dono e o construtor é o mesmo para todos). Logo, de onde vem a diferença de resultados ? Uns tem mais recursos que outros ? Vá buscar os dados.

Anónimo disse...

"Se me perguntar se Braga, na minha experiência limitada, anda mais Católica teria que dizer que sim, ou pelo menos sente-se mais."

Não, claro que não. Vejo que a sua experiência é mesmo muito limitada, mas não vou deixar arrastar mais isto, porque estamos ambos aqui a perder tempo. Eu acho que caiu na armadilha de sustentar a afirmação do PA, ainda não entendi porquê e acho que nem sequer você ainda entendeu porquê.

Anónimo disse...

É possível, a minha sensação é que se sente mais, mas também não passei muito tempo lá. Como anda a cidade ?

'Eu acho que caiu na armadilha de sustentar a afirmação do PA'

E eu acho que decidiu o que é a verdade antes de começar esta troca. :/

Vamos esquecer o PA e focar em si e o seu pensamento. Se para si, seguindo o seu pensamento, a gestão é tendencialmente igual, e o factor determinante, que factores estão na origem na disparidade de resultados ?

Anónimo disse...

A gestão não é igual, pensei que já tinha percebido. O êxito de qualquer empresa, esta ou outra, é o seguinte: bom equipamento, pessoal qualificado e sobretudo a gestão disto tudo. Tem de se perguntar quem constrói, quem equipa, quem contrata e quem gere. Não é segredo nenhum. Está a esquecer-se constantemente que sou lá da terra e conheci bem o antes e o depois.

Anónimo disse...

'A gestão não é igual, pensei que já tinha percebido.'

Não, depois do que escreveu só podia assumir que acha que a gestão é tendencialmente igual a outros. Se o dono é sempre o mesmo, e se acha que o dono é mais que posse é gestão.

'Está a esquecer-se constantemente'

Não estou, perguntei-lhe ou pelo menos dei-lhe o mote para falar da sua experiência.

Anónimo disse...

Eu acho que a gestão é tendencialmente igual a outros?! Pois se eu já lhe disse n vezes que a gestão mudou neste hospital e que nenhum hospital tem os mesmos resultados! Uns são melhores, outros piores, etc. E isso é gestão, outra coisa é o dono, o proprietário, que é o Estado, o que constrói e equipa, devendo fazê-lo de acordo com o melhor state of the art. Isto está difícil, amigo ;)

Quanto ao resto, então forma uma convicção, aquilo do catolicismo e depois vem perguntar-me? O tratamento agora é melhor do que antigamente no velho hospital de São Marcos, é o que tenho para lhe dizer. Mas regra geral, com poucas excepções, as coisas estão melhores por todo o pais na saúde, Braga, Coimbra, Lisboa, Celorico ou Loulé, isso não é nenhuma novidade. O pessoal médico, de enfermagem e auxiliar, está cada vez mais bem qualificado, os administradores são melhores, melhores meios, etc. Eu desconfio que está a gozar comigo. Está? ;) Ou então, veio agora de Marte (não se zangue).

Anónimo disse...

'E isso é gestão, outra coisa é o dono, o proprietário, que é o Estado, o que constrói e equipa, devendo fazê-lo de acordo com o melhor state of the art.'

Acima, escrevi isto : 'O que está a dizer é que o dono é mais que posse é gestão.' e pedi para confirmar se era isto que estava a defender, o que confirmou... Está escrito, pode ler.

'então forma uma convicção, aquilo do catolicismo e depois vem perguntar-me?'

Discordou, aliás mais que discordou acha descabida a sugestão do PA, só quero saber porquê. O que lhe pergunto é porque é que acha isso assim tão descabido.
Disse-me por exemplo, a gestão é do sul. Na administração do hospital de Braga vi quadros do Norte (nem vi todos por exemplo, a maioria até pode ser bem do Sul, deixei-lhe inclusivé esse desafio). E continuou, com mais ou menos intensidade, sempre a focar na gestão.

'O tratamento agora é melhor do que antigamente no velho hospital de São Marcos, é o que tenho para lhe dizer.'

Ok, mas porquê ? A gestão mudou ? Mudou em que sentido ? Estão com mais recursos ? Menos recursos ?
Diria que em todos os hospitais do país o tratamento é melhor que há 50 anos. Mas há 50 anos, como é que os hospitais estavam na classificação ?
E depois um hospital composto unicamente por ateus colectivistas mas com electricidade e antibióticos há-de ter melhor tratamento que um católico sem electricidade e antibióticos... ou qualquer outro hospital sem electricidade e antibióticos para o caso...

'regra geral, com poucas excepções, as coisas estão melhores por todo o pais'

Antes como é que estavam na classificação ? Hoje em dia como é que estão na classificação ? Os hospitais em regiões mais católicas sempre bateram consistentemente hospitais em regiões menos católicas ?

Anónimo disse...

LOL :):):):)

Anónimo disse...

Pena...