14 janeiro 2017

a mais

Há muito que tenho a mesma visão, olhando para as estatísticas e alguma observação pessoal indirecta. Mas agora ela é anunciada por um médico patologista consagrado. Há cancros a mais.

É o resultado da politização e da burocratização da saúde e do consequente enfraquecimento da relação pessoal entre médico e doente.

(Curiosamente, a crítica de Trump ao Obamacare centra-se precisamente no enfraquecimento desta relação pessoal).

11 comentários:

zazie disse...

Lembrei-me de si por causa disto.
Não serão só os cancros e, ao ocntrário dele, o que eu acho que é uma anormalidade são os distos exames de "escarafunchamento" a que chamam prevenção.
Patrulham a tripalhada e tudo por onde podem entrar, sem existirem sintomas para descobrirem num dia o que no dia seguinte pode ser o oposto.

Os exames ao cólon já são outra moda, feita por pessoas perfeitamente saudáveis que depois passam a queixar-se dos efeitos da "pesquisa".

marina disse...

pois há , claro . e há anos que falámos disso aqui. ainda me lembro do periscópio e tudo :) se fosse preciso andarem constantemente a espiar-nos os interiores tinhamos nascido com um periscópio , disse o PA muito bem dito :)

apanham um polipo no intestino , que teria desaparecido sozinho e lá vai : cancro!! e morre o coitado da cura. com as mamografias a mesma cena. é um negócio .

Anónimo disse...

Penso também que a legislação penaliza em demasia o sub-diagnóstico e consequente sub-tratamento, pelo menos nos EUA.

No caso das estatinas, as estatísticas afirmam que para se salvar um único paciente com rico grave, será preciso tratar 50 pacientes com o mesmo risco durante cinco anos! Apesar destas apresentarem fortes efeitos secundários, dentre eles o desenvolvimento de diabetes tipo2. Mas se um médico não receitar a dita farmacopéia poderá ser judicialmente imputável.

Phi

zazie disse...

Não me lembrava dessa do periscópio mas tem piada.

É a fezada cientóina que não dá trabalho nem obriga a esforço por se ter uma vida saudável. Passam a acreditar que o check-up faz tudo e basta o patrulhamento do interior para a qualidade de vida aumentar.

marina disse...

e olha aqui , Zazie , a comida de supermercado , de plástico. todo mundo põe esta treta no pão das crianças na Espanha .

https://actualidad.rt.com/actualidad/228333-nutella-causar-cancer

usam oleo de palma a torto e a direito .
a comida de plástico é um veneno cada vez maior.

Anónimo disse...

Marina, qualquer óleo vegetal em excesso, mesmo o azeite, é um risco para a saúde devido ao aumento do rácio de ômega6/ômega3 (factor de risco para a doença coronária).

Nos States os danos causados por iatrogenia (erro médico) figuram entre as principais causas de morte. Os erros na medicina têm uma tendência cíclica:

prescrição de estatinas » origina » diabetes (factor de risco para doenças coronárias) » origina » prescrição de estatinas

Phi

zazie disse...

Sim, é isso. Esta patranha da "prevenção por exame evita tudo. Agora o médico apalpa os interiores anulamente e vai até onde a Ciência e a Trecnologia permitem e nesse dia descobre-se o Mal ou descobre-se o Bem até ao ano seguinte.

ehehehe

Eu mandei em fwd esse artigo a uma amigo meu que não tem doença alguma mas, como é funcionário público e ateu, não perde pitada de periscopias a tudo.
Até ao colon sem ter qualquer sintoma. Anestesia geral sabe-se lá por quanto tempo que nem perguntou nem quis saber. O Sr Doutor agora é mago e toda a gente diz que as anestesias gerais já nem fazem mal à saúde.

Seja como for, a periscopia à tripalhada nada detectou mas ficou com prisão de ventre.

zazie disse...

Depois o médico diz que também é preventivo beber pelo menos litro e meio de água por dia.

Ele não bebe água mas antes de se deitar lembra-se da recomendação do Sr. Doutor e vá de emborcar litro e meio de seguida

AHAHAHHAHA

Eu parto-me a rir. Anda meio mundo assim.

Uma antiga colega minha até encolheu os ombros em tom de pena, por eu dizer que nunca fiz essa cena da mamografia.

Ela diz que faz uma vez por ano e fica descansada até ao ano seguinte. E que isto se deve fazer até ao fim da vida- nem que seja centenária
ehehehe

C'um caraças. Pode ser verdade mas acho anormalzinho.
Depois não estão preparados para os imprevistos. Tudo tem de ter uma causa e uma explicação racional e teve de ser detectado no check-up e no check-in.

Para o check-out há a boa da eutanásia na calha para sermos todos modernos e muito científicos.

zazie disse...

Eu tive agora um deslocamento do vítreo. Coisa completamente inesperada e nem sofro da vista.

Aconteceu. Felizmente não atingiu a retina.

Perguntei a esse meu amigo que está a par de todas as periscopias mais avançadas, como é? que check-up é que eu falhei para uma coisa destas acontecer e a Ciência não ter detectado.

zazie disse...

descolamento. Descolou, o cabrão e agora é só fitas volantes

":OP

zazie disse...

E isso do afastamento do médico do doente em troca da burocracia é verdade.

O que nos salva ainda são as farmácias de bairro que é onde as pessoas vão pedir ajuda e opinião quando têm algum problema

E a farmacêutica- como a do meu bairro, não só dá mais ajuda que todas as médicas do Centro de Saúde, como ainda leva a casa os remédios, à borla se for preciso.

Ainda ontem vivi essa situação. A minah tia com 97 anos, acamada e com Alzheimer com princípio de gripe.

Telefonei para o Centro de Saúde e nada. Telefones desligados. Fui lá e disseram que sim, que os telefones estavam estragados. Não havia um único paciente à espera de consulta nem a marcar ou a tratar do que que quer fosse.

Expliquei a situação e pedi para a médica de família ir ver a minha casa a minha tia. E isto fica a dois passos do Centro.

Que não. Que não era possível porque a médica não estava e estava apenas uma outra e sozinha e não podia sair.

Insisti apra o tipo falar com essa médica e expor a situação. Disse essa médica para eu levar ao Hospital.

E eu atirei bem alto, como era, Então até nos jornais anda tudo a dizer que os portugueses é que entopem urgências dos hospitais quando têm os centros de saúde.

E para que serviam então as recomendações superiores para nem os velhos dos lares serem levados aos hospitais por causa da gripe?

O tipo falou novamente com a médica e a coisa já estava a ser caricata comigo a dizer que se fosse preciso chamava eu uma ambulância para subir a rua com a minha tia ou levar a médica e trazê-la de volta.

Nada. Aí já a tipa falava em comprar Benu-ron.
Estava nisto e ia a dar meia volta para casa, quando vejoa a descer a médica de família! a nossa. A tal que nem estava.

Vou ter com ela. Ela toda atrapalhada a querer pirar-se e para se pirar praticamente passa ao lado da minha casa para apanhar transporte.

E a estúpida não é que disse para eu a levar a S. José?!

Claro que não foi. Era matá-la. Fui à farmácia e está a ser tratada com o que a farmacêutica recomendou e também disse que nem ela levaria à Cruz Vermelha, quanto mais a S. José.

Uma vergonha. Mas para as greves são muito activas.

isto quando dantes, quando era miúda, havia médicos para todas as bolsas e iam a casa dos doentes a qualquer hora. Não faziam da profissão uma forma de enriquecimento por encosto estatal.