26 dezembro 2016

uma associação de malfeitores

O Dr. Mário Soares criou o SNS em 1979, era então Primeiro-Ministro, sendo Ministro da Saúde o Dr. António Arnault.

Hoje, o Dr. Mário Soares está prestes a expirar num hospital privado e de luxo.

Desde 2008 que as crianças internadas no Hospital de S. João do Porto - o segundo maior do país - estão instaladas num barracão feito de contentores metálicos.

O Estado não tem dinheiro para fazer uma ala pediátrica no Hospital.

A comunidade juntou-se - pessoas, empresas, outras instituições de todo o país - e reuniu os recursos necessários para tornar a obra possível.

A obra iniciou-se em 2 de Novembro de 2015. Porém, coincidente com a entrada em funções do novo Governo, o Estado obstaculizou a obra e ela acabou por ser suspensa em Março de 2016.

Parece aproximar-se o momento de o Dr. Mário Soares expirar. Fá-lo num hospital de luxo.

No mesmo dia ou noutros a seguir, hão-de expirar crianças no Hospital de S. João no Porto. Fá-lo-ão num barracão do SNS, de que o Dr. Mário Soares foi o criador.

E isto é assim  porque o Estado, governado por correligionários do Dr. Mário Soares, não tendo dinheiro para lhes oferecer coisa melhor, boicota a obra que a comunidade está empenhada em oferecer-lhes.

Não consigo encontrar explicação para tamanha crueldade senão recorrendo a uma passagem de um livro do Papa Bento XVI, então ainda Cardeal Joseph Ratzinger:

"(...) um Estado que por princípio se queira agnóstico em relação à religião e a Deus e que funde o Direito apenas sobre a opinião da maioria, tende a reduzir-se interiormente ao nível de uma associação de malfeitores. Neste ponto devemos dar razão à interpretação decidida da tradição platónica proposta por Santo Agostinho: onde Deus é excluído, surge a lei da organização de malfeitores, ou em forma despudorada ou atenuada."
(in Cardeal Ratzinger, A Igreja e a Nova Europa, Verbo, Lisboa: 1994, p. 90)


22 comentários:

Anónimo disse...

cuidado!
Vá ao psiquiatra. É grave!

Anónimo disse...

Muito bem Dr. Pedro Arroja. O senhor é certeiro!

marina disse...

e tb costumam escolher escolas privadas para os filhos...apesar da "excelência" da escola pública :) e o que vale é que a universidade pública é do tempo da outra senhora , se não também era uma treta.

Ricciardi disse...

O hospital da cruz vermelha é um bom exemplo daquilo que defendo. Tem uma missão caritativa, sem fins lucrativos, e financia a sua actividade auto-sustentadamente. Faz o que a Igreja faz. Investe o dinheiro em negócios que geram proventos para financiar a caridade.
.
Será um bom exemplo que o PA podia seguir, mudando a lógica subjacente ao projecto. O Mário Soares paga o internamento naquele hospital, porque pode, e essa massa serve para financiar pessoas sem capacidade financeira. Hajam muitos Soares a faze-lo.
.
O Joãozinho podia ir na mesma lógica. Uma ala que aceita e promove a entrada de crianças cujos pais têm capacidade financeira para poder aceitar e tratar crianças de famílias com menor capacidade financeira.
.
Rb

Anónimo disse...

O Pedro Arroja, insidiosamente, num modo arrevesado, mas clarissimo, fala de uma correlação entre a morte de crianças no pediátrico do S. João e as instalações, sem qualquer prova. E isto passa...

Anónimo disse...

O Anónimo procura o mal onde o quer encontrar, e o mal encontra. Enquanto isso, está um homem com um bastão bem grande atrás de si, e nem repara nele.

Anónimo disse...

Excelente. Muito bem, Arroja

Anónimo disse...

Ps: (lagarto, lagarto)
haverá sempre umas cavalgaduras a escrever com o cu

Anónimo disse...

Excelente drº Arroja.

É como aqueles bloquistas, acérrimos defensores da escola pública sustentáculo de monstruosas mordomias sindicais e parasitárias, mas matriculam os filhos no privado. Estou a lembrar-me de um palhaço muito conhecido e fedorento.

cicrano

Anónimo disse...

Muito bom. :)

Anónimo disse...

Se não fosse o SNS, as crianças que refere, se calhar já tinham morrido por os seus pais não terem recursos para recorrerem â medicina privada

Anónimo disse...

A comparação que o PA faz não é entre SNS e nada. É entre o sistema de saúde que criaram para os outros, e o sistema de saúde que querem para eles.

José Lopes da Silva disse...

Acompanho o PA nos blogues há quase 10 anos. Há muito que concluí que as perspectivas dependem bastante do ponto de vista de onde vemos e onde nos encontramos. Por coincidência, precisamente hoje faleceu o médico do SNS que retirou um neurinoma maligno (cérebro) à minha mãe, há quase 30 anos, permitindo que ela vivesse. E tudo gratuitamente.

Mas o mais interessante é que isto não faz com que a situação do Joãozinho seja aceitável. Contudo, quanto ao dr. Soares, estou-me a lixar para o hospital que ele escolhe. Eu quero saber é da minha mãe.

Unknown disse...

Certeiro, Professor.
"Sucialismo" , cá na paróquia, resume-se a um misto de hipocrisia,inveja e latrocínio.

Anónimo disse...

Identifico-me com o primeiro comentador.

Só um psicopata
-não respeita um moribundo e sua família
-não respeita a História do País a que quer pertencer, falando como falou do Ex-Presidente de Portugal Dr Mário Soares
-não respeita as crianças em sofrimento e suas famílias
-não respeita a dedicação e sacrifício dos profissionais que trabalham no SNS

Só um psicopata delirante pensa que tem direito a falar em nome da civilização e da humanidade com um milhão de euros, valor quase insignificante para o custo da obra para o qual nos quer chantagear.

Tantas dividas que temos que pagar por causa dos abusadores
Não há pachorra!

Unknown disse...

Se houve alguém que "não respeitou a História do País", esse alguém foi Mário Soares.
Ele, e outros como ele, tornaram triste realidade o "Finis Patriae" de Junqueiro.

Euro2cent disse...

> Só um psicopata
> -não respeita um moribundo e sua família

"E eu fiquei eufórico, porque percebi que ele ia morrer"
-- Mario Soares

http://www.tvi24.iol.pt/politica/mario-soares/fiquei-euforico-quando-salazar-caiu-da-cadeira

(Pessoalmente, sou da escola "de mortuis nil nisi bonum", mas também acho bem "o seu a seu dono")

lusitânea disse...

eh eh eh

Anónimo disse...

Onde ganhou Soares tanto dinheiro para recorrer a hospitais tão caros?

Como, depois de enganar tanto emigrante em Paris, saiu desafogado financeiramente depois de o amigo Salgado Zenha (a quem apunhalou de seguida) ter sido Ministro das finanças?

Como conseguiu 4 palacetes e a vida pomposa que levou com os salários que teve?

Só os hipócritas o podem idolatrar!

Anónimo disse...

https://aventadores.files.wordpress.com/2010/12/livro_contos_proibidos.pdf
.
É só ler isso para saber quem é o mário soares. Vêm para aqui uns palhaços que andam a mamar à conta comentar fazendo-se de indignados com o pouco, muito pouco, que se diz dum canalha destes. Malfeitor associado a outros malfeitores foi-o toda a vida, bastava a maçonaria, mas foi muito mais fundo que isso. Saibam qual foi a paga do terrorista otelo, condenado em tribunal, pelo indulto recebido no fim do mandato do malfeitor. E não foi dinheiro, isso é história de encobrimento posta a circular pelos esbirros do próprio malfeitor.
.
Que a justiça divina, absoluta e verdadeira exista e lhe dê tudo o que ele, verdadeiramente, mereça é o que lhe desejo.

Anónimo disse...

Ainda ontem, dia 28, estive na urgência do Pedro Hispano a acompanhar uma familiar em uma situação grave, e pude avaliar a mediocridade do serviço.

Dezenas de pessoas na sala de espera e só UM MÉDICO a fazer a triagem dos doentes para as diferentes especialidades. Estavam lá pessoas há 12 horas. Uma indiscritível vergonha para um serviço que sai caríssimo aos portugueses.

cicrano

Pedro Sá disse...

Quanto a esse assunto da ala pediátrica do HSJ o PA está decididamente a portar-se como um menino birrento, ou lhe fazem a vontade toda e já ou são todos isto e aquilo.