20 setembro 2016

marianismo político

Portugal é uma sociedade feminina, como Pedro Arroja tem realçado aqui no PC. É uma sociedade onde, naturalmente, as mulheres desempenham o papel mais importante.

Este protagonismo manifesta-se especialmente no seio da família. O lar é o reino da portuguesa, que põe e dispõe a seu belo prazer. É a patroa, a gestora, a nutricionista, a enfermeira, a educadora, a psicoterapeuta e a conselheira. Nada se lhe escapa e é um facto que as decisões mais importantes passam todas pelo seu crivo.

Assim sendo, não é de espantar que os portugueses reverenciem a opinião das mulheres. Quando elas falam nós ouvimos e ai de quem não o fizer... somos assim.

Esta breve reflexão serve apenas para evidenciar um fenómeno curioso, e bastante recente, que surgiu na política portuguesa. A emergência de um grupo de mulheres a liderar um partido da esquerda radical, o BE, conluiado com o governo do PS.

Por quaisquer parâmetros que analisemos a situação, não podemos deixar de verificar que o BE desfruta de uma influência política desproporcionada da sua representação eleitoral e também que as suas propostas não são escrutinadas adequadamente.

Ora o que eu penso é que isto acontece precisamente devido à liderança feminina do BE. Os portugueses estão tão habituados a respeitar e a seguir a opinião das mulheres que veem as líderes do BE pela lente deste “marianismo”.

Mesmo asneiras monumentais parecem não descredibilizar quem as profere. É como se “a mãe não quis dizer o que disse” e “ela quer o nosso bem”.


Concluo que me parece que a sociedade portuguesa não tem anticorpos contra este tipo de situações e que estamos à mercê dos acontecimentos. Temos uma cultura em choque com o modelo de governo e esta dissonância não nos augura nada de bom.

10 comentários:

Lamas disse...

"Portugal é uma sociedade feminina".
Desculpe-me o vernáculo, mas neste momento Portugal é uma casa de putas. (As verdadeiras que me desculpem)

marina disse...

oh Joaquim , o BE tem um jornal por conta dele , o Publicuzinho , que está infestado de lgtb . se assim não fosse o be nem existia ,home.

Pedro Sá disse...

Portugal é a FROUXOLÂNDIA. Nós homens crescemos condicionadíssimos que é quase um drama contrariar uma mulher.

Ricciardi disse...

O cds de portas teve menor ou igual representstividade do que o BE. Mas teve igual preponderância na governação.

A preponderância devem da importância na soma de deputados, portanto.

A questão das líderes do be serem mulheres têm algum peso. Não na preponderância, mas sim na complacência do povo.
.
Rb

Anónimo disse...

A culpa e' das maes.

Eu preciso de homens para trabalhar e nao ha.

Marmajos com 30 e 40 anos estao todos divorciados a viver em casa das maes.

As ex educam os filhos e os gajos tem comida, cama e roupa lavada.

Trabalham so' para ter uns trocos para ir para o cafe.

As maezinhas fazem-lhes tudo... coitadinhos...

Isto esta' cada vez mais bonito esta'.

Ao menos uma mulher ainda lhes metia alguma vergonha na cara. Respondia a anuncios de trabalho por eles, etc.

Nao sei onde e' q isto vai parar.

José Lopes da Silva disse...

“A primeira coisa que acho que temos de fazer é perder a vergonha de ir buscar dinheiro a quem está a acumular dinheiro. Quando estamos a apresentar taxas sobre grandes patrimónios ou grandes rendimentos estamos a fazê-lo porque queremos diminuir as desigualdades mas também porque dizemos que uma sociedade estável não é uma sociedade que permite uma acumulação brutal de capital nos 1% do topo.”

Euro2cent disse...

Ao menos o Procrustes só cortava os pés aos hóspedes para os fazer caber na cama. Aqui no blog para encaixar o acontecimento nas ideias da casa, é cada trato de polé ...

Entre nós que ninguém nos ouve, já há uns anos que acho que o Estado bem podia largar os impostos sobre os rendimentos (muito escorregadios no topo, e só servem para espiolhar o gado na massa proleta) e ir fincar os dentes na propriedade (física, financeira e intelectual, está tudo registado e guardado pela polícia e seguros).

Mas se calhar assim tinham de cobrar ao Rato Mickey, e não pode ser. Gaita.

José Lopes da Silva disse...

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/impostos/detalhe/fisco_obrigado_a_suspender_1210_vendas_de_predios_penhorados.html Finalmente a sugestão do PA está em vigor.

Anónimo disse...

Esta Marina é pateta que baste. Está em boa companhia.

Anónimo disse...

O blog foi à falência?