03 abril 2016

a ascensão das mulheres

Entre os cinco maiores partidos portugueses, até há pouco tempo, apenas um era liderado por mulheres - o Bloco de Esquerda. No último mês, porém, uma mulher ascendeu à presidência do CDS e, no último fim-de-semana, três mulheres ascenderam a vice-presidentes do PSD, em substituição de três homens.

Qual o significado da ascensão generalizada das mulheres nas direcções partidárias?

É um sinal da degenerescência dos partidos.

O moderno partido político é uma organização sectária por excelência, como o nome indica, e uma descendência directa da seita protestante. Todas as grandes seitas do protestantismo foram fundadas e mantidas por homens (frequentemente padres católicos) e os grandes partidos políticos tiveram a mesma característica.

A razão é que o espírito masculino é mais sectário do que o espírito feminino, os homens são mais sectários do que as mulheres, sendo estas mais comunitárias do que aqueles. Elevar mulheres à direcção de partidos é enfraquecer o espírito partidário.

Existem, obviamente, excepções, e aquela que imediatamente ocorre é a de Ângela Merkel. Mas Merkel é filha de um pastor luterano - a mais sectária das grandes correntes protestantes - e aprendeu o sectarismo em casa. Pelo contrário, no muito católico Brasil, o PT de Dilma Rousseff pode bem vir a desfazer-se em breve.

(PS. Eu sei que dizer que as mulheres são diferentes dos homens é hoje em dia muito impopular. É muito impopular mas é verdade.)

33 comentários:

Ricciardi disse...

Não será bem a impopularidade o verdadeiro erro de análise.

O erro é trazer à colação 'as mulheres' e não 'a mulher' como um ser individual, único.
.
É um erro, digamos, cometido, provavelmente, por defeito profissional. Os estatísticos cometem esse erro amiúde. Uma amostra é uma amostra, devidamente etiquetada, onde cada elemento é igual ao outro.
.
O argumento de que uma mulher não pode ser líder partidário ou padre porque antigamente era função do homem, não é bom argumento porque desconsidera a evolução das coisas. A evolução de todas as estruturas da sociedade onde o cérebro passou a ser mais importante do que os atributos físicos para o desenvolvimento das tribos modernas. E, nesse capítulo, a mulher não precisa dos músculos do homem para caçar, nem o homem das competências da mulher a fazer tricot de peles de impalas ou mocassins de pata de elefante. Não, a mulher tira uma nota e compra os músculos dum jardineiro e o homem tira outra e compra as competências da sô dona channel. E ambos dedicam-se a fazer aquilo que querem fazer. Liberdade de escolha.
.
Ser mãe é uma Graça que separa os machos das fêmeas. Mas não é uma Graça castrativa. Não é uma Graça que possa fazer desistir uma mulher doutras graças que queira alcançar. Até porque uma mulher não é apenas uma mae. Até é avó a maior parte do tempo.
.
O lugar das mulheres não é em casa. Nem deixa de ser. Mas pode ser, se for essa a graça que cada uma escolheu.
.
Não cabe ao sistema escolher pelas mulheres. Cabe a cada mulher escolher por si.
.
A sociedade a única coisa que deve providenciar é bem estar às mulheres que são mães. Bem estar e muita tranquilidade. Nesse capítulo os holandeses funcionam muito bem. Sim, são protestantes, mas é lá que as mulheres têm mais e melhores garantias de poderem ser mães com tranquilidade.
.
Rb

zazie disse...

O problema é efeminização de tudo, incluindo a política.

marina disse...

é um problema de marketing . vocês vivem no mundo da lua ? as direcções escolheram as barbies , tal e como escolheram os ken socrates e passos.
as únicas genuínas são as esganiçadas. o resto é seguir a moda.

zazie disse...

Sim, é capaz de ser isso mas, no caso da Maria Luís é mais que isso e entende-se.
Até acho que não altera nada, antes pelo contrário, ela fez excelente trabalho.

O que pode alterar é a liderança ser feita por mulher porque isso implica noções estratégicas que os homens tendem a ter melhores.

O Passos sabe aproveitar colaboradores e até o governo que tinha formado antes deste imbecil usurpar me parecia de qualidade.

Pelo menos é a primeira vez em décadas que alguém consegue "arrumar a casa" porque dantes nem precisavam de inimigos de fora. E ele controlou esse baronato e fez bem.


zazie disse...

A Maria Luís nada tem de Barbie. Há mulheres bem mais aproveitáveis no PSD e até no CDS que no resto todo junto.

zazie disse...

Aliás, só por coisas- qual é a decorativa no PSD?

No PS é melhor nem perguntar. Agora no PSD e CDS não estou a ver uma única que seja decorativa como eram as santanetas.

zazie disse...

Só para chatear, até é bonita.

Embrulhem que a escardalhada não tem uma única que chegue aos pés da Maria Luís.

Vivendi disse...

Mas quando falamos de uma esganiçada aí já não há milagre que nos baste para tanto sectarismo.

“A nova comentadora (ou será comentadeira?) da TVI, uma deputada europeia da tenebrosa extrema-esquerda portuguesa, descobriu ontem, ao criticar o Presidente da República que este não deveria ter falado num discurso do Milagre de Ourique, pois em milagres acredita quem quer, mas não fica bem celebrar um milagre ocorrido numa batalha (a de 1139) contra os vizinhos castelhanos... e eu todos estes anos que julgava que era contra os almorávidas...

HNO

Vivendi disse...

http://www.tvi24.iol.pt/videos/opiniao/marisa-matias-comenta-as-primeiras-semanas-de-marcelo-como-presidente/57002f480cf21e094bcbc782

Harry Lime disse...

Sim, é capaz de ser isso mas, no caso da Maria Luís é mais que isso e entende-se.
Até acho que não altera nada, antes pelo contrário, ela fez excelente trabalho.



é uma questão de análise caso a caso. O PA é que como sempre genraliza. E como sempre genraliza mal.

A Maria Luis é um bom exemplo. Mostrou-se tão incompentente (e tão sabuja, como diz a zazie) como qualquer outro ministro homem oriundo do PSD (e são todos maus).

E foi muito mais incompetente e oportunista que Vitor Gaspar por exemplo. Este podia estar errado mas não foi desonesto nem sabujo.

Rui Silva

Harry Lime disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Harry Lime disse...

Já agora alguem deveria dizer aqui à laranjada do blog que as partes "dificeis" (e erradas..) da politica economica economica do governo Passos foram levadas a cabo pelo Vitor Gaspar.

Victor Gaspar estava errado mas era honesto. E saiu do governo quando percebeu o seu erro.

A MLA foi apenas uma sabuja que cujar missão foi maquilhar das coisas para ver se o PaF ganhava as eleições. E foi fazer algo, que segundo o PA, é um sklill feminino: maquilhagem.

Acho imprssionante como é que as pessoas passam o tempo a falar a falar da sabujice dos outros mas depois não conseguem ver a sabujice que está mesmo à frente do seu nariz.

Rui Silva

Harry Lime disse...

A razão é que o espírito masculino é mais sectário do que o espírito feminino, os homens são mais sectários do que as mulheres, sendo estas mais comunitárias do que aqueles. Elevar mulheres à direcção de partidos é enfraquecer o espírito partidário.

E provas deste comportamento? E exemplos? Não há?

É aquela coisa esquisita chamada... estilo...espirito cienfifico, que o PA nos seus fervores catolcios parece ter esquecido.

Rui Silva

Harry Lime disse...

Existem, obviamente, excepções, e aquela que imediatamente ocorre é a de Ângela Merkel. Mas Merkel é filha de um pastor luterano - a mais sectária das grandes correntes protestantes - e aprendeu o sectarismo em casa. Pelo contrário, no muito católico Brasil, o PT de Dilma Rousseff pode bem vir a desfazer-se em breve.

Não existem excpções. Existem as mulheres de que o PA gosta e as mulheres de que o PA não gosta.

As que ele gosta são "excepções" as que ele não gosta são a "regra".

Boa! O PA está quase a nível do Donald Trump.

Rui Silva

DISCLAIMER: eu não gosto da Dilma nem da Angela. E não tem nada a ver com facto de serem mulheres ou de serem catolicas ou luteranas.

Ricciardi disse...

Já estou arrependido em não ter votado no Costa.
.
É verdade, o Costa está a surpreender-me pela positiva.
.
O PPC não larga o osso e arrisca-se mesmo a seguir o exemplo do Seguro.
.
O coelho conseguiu dizer isto ontem sem rir: "eu respeito muito a Constituição e por isso mesmo estou disponível para muda-la".
.
Das duas uma, ou é um perfeito imbecil ou tem a certeza que quem o segue é palerma.
.
Ps. A Maria Luís tem um figura larocas, mas nada que se compare com as do BE ou com a Cristas. Mulheronas.
Ps2. O Gaspar foi um ministto, de facto, honesto.
.
Rb

Anónimo disse...

Ai Pedro, Pedro! Agora é que a aranjaste bonita!

Degenerescência dos quebrados. Quebrados que nunca foram inteiros. Andam a partir pedra (e outras coisas da nacinha) desde o 25 do a.
Por estes lados não há Democracia; há Deimoscracia; ambas com origem grega.
Que homens e mulheres são diferentes é muito impopular. Tal como a Verdade.

Acredito que não deves ter receios. São só pinderiquices.

Anónimo disse...

"Das duas uma, ou é um perfeito imbecil ou tem a certeza que quem o segue é palerma."

Rb, porquê que as duas hipóteses são mutuamente exclusivas?

Anónimo disse...

Parece que em Inglaterra o Partido Conservador quer limitar o acesso das mulheres à Medicina. Curioso.

Anónimo disse...

O problema da tornar a sociedade efeminada é a pobreza!

Vivemos numa era da globalização em que países COMPETEM entre si. A competição é coisa de homens. As mulheres não gostam do confronto directo e são avessas à competição.

Eu ainda sou do tempo em que os alunos avaliavam-se por exames e contava apenas a avaliação dos conhecimentos. Depois vieram as tretas das avaliações contínuas, que defendem a avaliação de comportamentos, atitudes, participação. Tudo isto é, como se sabe, muito subjectivo. Depois a seguir veio outra fase mais recente, transformar o ensino das Ciências, que deixa de ser objectivo e passa a incorporar uma visão humanista, logo subjectiva do que deveria ser visto sobre o prisma da objectividade. Exemplo: os alunos em vez de se ocuparem a resolver problemas de Química Orgânica discutem o aquecimento global.

Resultados? Há cada vez menos homens a entrar no Superior. Os homens são descriminados pela avaliação contínua que favorece as mulheres. Há mais licenciadas que licenciados e a tendência é para continuar a aumentar a discrepância.

Mais. No Superior os alunos andam cansados e fartos. Com a avaliação contínua têm o dobro do trabalho, mas sabem o mesmo ou menos do que saberiam se estudassem apenas para exames e fossem avaliados pelo conhecimento final. Por causa dos trabalhos, apresentações e mini-testes, não têm tempo para estudar e ter «vida». E muitos bons alunos são prejudicados porque a professora não «vai com a sua cara».

Se as instituições continuarem a ser invadidas e dominadas por mulheres seremos «papados». As sociedades ocidentais têm sido patriarcais por algum motivo (e Portugal pula e avança sempre que foi Governado por homens com mente masculina).

Anónimo disse...

«Sim, é capaz de ser isso mas, no caso da Maria Luís é mais que isso e entende-se.
Até acho que não altera nada, antes pelo contrário, ela fez excelente trabalho.»

Do pouco que vi a ML pareceu-me uma «mulher de ferro».

Em Portugal há muitas mas não são a maioria. Também temos em abundância na política «homens de saias». Marcelo Rebelo de Sousa ou António Costa são exemplos.

Países historicamente gastadores e ineficientes como Portugal só avançam com punho de ferro e verdadeiros homens ao leme (ou mulheres de ferro como foi a Tatcher).

Somos uma sociedade altamente feminina mas 99.9% do que aí anda não tem conhecimentos para entender o conceito e atacam logo o Prof. Arroja.

Unknown disse...

Doc, o seu P.S. é óbvio, e á vista desarmada, para qualquer paisano - e cientìficamente corroborado pelo Damásio ( o dosStates, não o do Benfica...).

Ricciardi disse...

Aí está o verdadeiro discípulo da tese man on power, women at home.
.
Espanta-me o cagaço q algumas florzinhas têm da concorrência das mulheres no trabalho.
.
Eu, que sempre tive mulheres no trabalho posso afirmar que são muito mais eficientes e dedicadas do qualquer homem. E responsaveis.
.
Quem quiser fazer bem feito um trabalho contrata uma mulher.
.
A partir do momento em que a força deixa de contar para o trabalho, não faz sentido a ideia de q o lugar da mulher é a preparar o jantar.
.
O que faz sentido é discriminar positivamente a mulher pela simples razão de q são elas que tem filhos e melhor cuidam deles. A igualdade não existe na natureza das coisas, mas a liberdade, essa é ou individual. Não é endossavel.
.
Rb

zazie disse...

É verdade, o que mais há é homens de saias

Harry Lime disse...

Eu conheço mulheres estupidas e mulheres espertas da mesma forma que conheço gajos estupidos e gajos espertos.

Não há diferença nenhuma.

Rui Silva

Harry Lime disse...

Somos uma sociedade altamente feminina mas 99.9% do que aí anda não tem conhecimentos para entender o conceito e atacam logo o Prof. Arroja.

O problema com o Professor Arroja (por extenso) é que o Mundo evolui independentemente das suas crenças e das dos seus acólitos.

Rui Silva

Cfe disse...


O coelho conseguiu dizer isto ontem sem rir: "eu respeito muito a Constituição e por isso mesmo estou disponível para muda-la".

Ai, ai, ai

Retire o termo " constituição" e coloque lá o nome duma pessoa, lugar ou objeto.

Significa que a pessoa não quer romper com algo em questão mas que pretende reforma-lo naquilo que em seu entender está mal.

O que PPC disse foi: é necessário uma constituição sim e a que temos possui partes com as quais não concordo e pretendo reforma-la mas enquanto está, está.

Ribas Andrade disse...

Em degenerescência mental anda o autor do artigo há muito tempo e, pelos vistos, parece ter muitos seguidores!!!
Não tarda, estamos todos em degenerescência generalizada!!!

Anónimo disse...

Oh Pedro Arroja, milhares de epermatozoides a sairem naquele esguicho e tu foste o mais rapido?????

Anónimo disse...

Houve um português que ganhou um prémio Nobel por ter inventado a lobotomia. O Pedro Arroja seria um perfeito exemplar para um tratamento tão célebre. Podia continuar a vomitar porcaria dentro daquele crânio, mas ao menos já ninguém tinha de o ler ou ouvir. Especialmente a familia! Coitados...

zazie disse...

Falas por experiência própria, tal é a grunhice de fanático acéfalo.

zazie disse...

A v.s o que deviam era meter cabresto e saco com palha para não zurrarem tanto.

Sofia Kazama disse...

És um verme nojento Pedro arroja!!!!

Brigite Vasconcelos disse...

De facto, foram os homens que fundaram os partidos. É incompreensível que as mulheres, ao longo dos tempos, apesar de serem tão incentivadas para a liderança de tudo e mais alguma coisa, tenham preferido a cozinha e a prole, bem como o conforto dos maridos, em vez de se dedicarem ao estudo, à reflexão, enfim, à coisa pública. E é agora, no século XXI, que, caprichosas, decidem pôr-se a liderar partidos. É certamente para irritarem o Professor Doutor Pedro Arroja, o mais insigne pensador depois do...da ...do coiso.