20 março 2016

a estocada final

Pode não ser ainda desta no Brasil. Mas é sempre assim que a democracia partidária (ou o estado de direito democrático) cai num país de tradição católica. Um conjunto de circunstâncias estão presentes, habitualmente uma crise económica, alegações de corrupção sobre os governantes, ingovernabilidade do país por falta de consenso entre os partidos ...

Mas é o sistema de justiça que lhe dá a estocada final quando se torna público e notório que deixou de estar ao serviço da justiça, mas ele próprio se corrompeu seja pelo partidarismo seja pela ambição do poder, seja ainda pela obsessão em fazer justiça atropelando todas as leis do processo judicial.

Aquela decisão do juiz Sérgio Moro de decretar a suspensão do segredo de justiça no caso Lava Jato para, duas horas depois, ele próprio se aproveitar da sua própria decisão para divulgar as escutas telefónicas entre Dilma e Lula diz tudo. Ou aquele carrocel em que a nomeação de Lula é impugnada agora, para horas depois ser anulada, para no dia seguinte ser impugnada outra vez, e anulada quatro horas depois, seguida de nova impugnação... Neste momento a impugnação ganha 3-2 sobre a anulação. Mas existem cerca de cem pedidos de impugnação na calha.

Para já o povo veio para a rua tomar partido, mas os confrontos por agora são apenas verbais. Se eles se tornarem físicos e impossíveis de conter pela polícia, o exército será chamado e esse é o momento do fim do regime. Segue-se uma ditadura militar. Se os militares permanecem por muito ou pouco tempo no poder, ou se o cedem aos civis, varia agora de país para país. Portugal não tem  tradição de os militares permanecerem muito tempo no poder (v.g., Salazar), mas o Brasil tem como tem Espanha (v.g., Franco)  e os países hispânicos da América Latina (como o Chile de Pinochet), ou  a Grécia dos coronéis. 

E por quê o sistema de justiça a dar a estocada final? Porque os povos genuinamente cristãos, como são os católicos, não têm consideração pelas leis. Foi Cristo que lhes deu o exemplo.

22 comentários:

zazie disse...

Corrompido está o Poder que até mete nojo como ainda atacam os únicos que merecem admiração.

zazie disse...

Não roubarás. É mandamento divino.

Também é coisa de fariseus?

Quem não deve, não teme. A justiça é o pilar do Estado.
Andar para aí a fazer coro com a escardalhada do saque e atacar a justiça para safar lulas e 44 é coisa estranha.

Ricciardi disse...

Safar Lulas e Socas?
.
Nada disso. Cada um terá direito a ser acusado e julgado. Como direito terão de defesa justa. Não precisamos é de condenações antecipadas, nem de justiceiros, muito menos que quem deve aplicar a lei seja o agente que usa esse poder para populismos judiciais.
.
Rb

Ricciardi disse...

Pior ainda é juizes fazerem publicitar matérias em segredo de justica, enfim publicitar aquilo de que ainda nem acusados foram os suspeitos.
.
Rb

Ricciardi disse...

Em Portugal a marosca para publicar matérias em segredo de justiça é do estilo de Chico espertismo que Dilma fez ao nomear lula para ministro. Sim, uns jornalistas dum jornal foram constituidos assistentes e nessa qualidade tiveram acesso a material em segredo de justiça. Usam e lambuzam-se e não se passa nada.
.
.
Rb

zazie disse...

Está calado, imbecil. A estúpida da Dilma queria silenciar a justiça e eles atiraram cá para fora os motivos.

Se calhar um golpe de Estado é via mais "legau" de tratar as coisas.

zazie disse...

Puta que pariu os cabrões de esquerda e os vigaristas sempre prontos a atacar a justiça e a desculpar vigaristas.

Puta que os pariu mesmo que fedem.
E ainda querem reviralhos. Como se um golpe de Estado fosse uma coisa dentro da lei ou da "moral divina" como agora lhe deu para chamar à badalhoquice a saque.

zazie disse...

similis cum similibus

Projectam sempre.

Rui Alves disse...

Venezuela, Argentina, Brasil. O mais difícil é tombar o primeiro. Quando um deles ceder à ditadura militar (que provavelmente será de direita), os outros dois seguir-lhe-ão rapidamente como peças de dominó.

Salazar sabia, durante a guerra de Espanha, que o seu regime de direita não sobreviveria com um regime comunista na vizinhança. O contrário também é verdade. Um regime democrático anárquico, agonizante e alvo do descontentamento militar, não sobrevive muito tempo com uma ditadura militar de direita implantada e bem organizada do outro lado da fronteira.

Vivendi disse...

PA,

Faça um corte de cabelo à maneira e coloque uns óculos de sol:

http://www.direitapolitica.com/esta-a-ver-para-onde-vai-o-dinheiro-dos-seus-impostos/

Zephyrus disse...

A mentira nórdica.

http://www.theguardian.com/world/2014/jan/27/scandinavian-miracle-brutal-truth-denmark-norway-sweden

Cfe disse...

A palavra é Bolsonaro.
Provavelmente o próximo presidente do Brasil.

Mas isso aqui está uma bagunça não há dúvida e a situação degrada-se a olhos vistos.

Cfe disse...

"Pior ainda é juizes fazerem publicitar matérias em segredo de justica, enfim publicitar aquilo de que ainda nem acusados foram os suspeitos."

Está uma grande confusão com uns dizendo uma coisa e outros o contrário. Mas o que fica é que os advogados dos réus não conseguiram em nenhuma instância superior contrariar atos praticados pelo juiz Moro. Tudo o que fez até agora tem embasamento jurídico.

Agora se aproveitou de estratégia obviamente digo que sim pois ninguém consegue colocar pessoas tão poderosas de joelhos sem um plano.

Mas também o fundamental,o cerne de toda questão ninguém nega: os crimes foram praticados. Não é gente inocente que está sendo condenada como parecem os vestais defensores do direita a defesa.

Cfe disse...

"parecem defender"

Cfe disse...

https://www.facebook.com/tvrevolta/videos/1178514578878654/

Em 2009 olhe o que já falavam do Juiz Sérgio Moro.

Quem fala é um apresentador de TV que faleceu em 2009 !

Portanto isso de teoria da conspiração não cola.

Ricciardi disse...

"Está calado, imbecil.

Puta que pariu os vigaristas sempre prontos a atacar a justiça e a desculpar vigaristas." Zazie
.
.
As mães agora são putas. O nivel desta moça é delicioso.

Anyway, defender a Justiça é remover dela os agentes que a pervertem. Sejam eles quem forem.
.
Se os juízes não conseguem ser isentos, recatados e zeladores da reserva do segredo, estao na profissão errada. Isso só é admissível para os reus, nunca para juízes.
.
Rb

Ricciardi disse...

Quem pensa que o sistema brasileiro não está a funcionar está enganado. A posse de Lula para ministro para eventualmente poder ser julgado noutra instância será apreciada em juízo. Não pela zazie. Haja Deus.
.
Não é preciso dramatizar. Um juiz avaliará se a intenção foi escapar ao juiz moro ou se, pelo contrário, já era intenção colocar o homem a ministro antes desta confusão.
.
Pode dar-se o caso de, por outro lado, haver a certeza de q o juiz foi comprado pela oposição e ser perfeitamente lícito usar a qualidade de ministro para escapar a um juiz comprado.
.
Rb

Harry Lime disse...

Bem, em 92 tivemos uma coisa parecida (com o Collor de Melo) e não ouvi nenhuma destas previsões apocalipticas.

Isto tudo passa. A Dilma vais ser despedida e pronto!

Duma forma ou doutra, o sistema funciona.

Rui Silva

Ricciardi disse...

Quanto a leis e à ideia judaica de cumprimento rigoroso das leis por oposição à ideia católica, queria dizer o seguinte:
Pela primeira vez na vida participei ontem numa reuniao de condóminos dum prédio que comprei. E foi o caos quando se começou a interpretar a lei de acordo com a justiça de cada um.
.
Um verdadeiro caos. Levantei-me e disse: "foda-se, ou se cumpre a puta da lei como ela é ou impugno todas as soluções apresentadas e ides recuperar o prédio daqui a 10 anos. Não há excepções para ninguém. Levamos todos pela medida da lei."
.
Num país assim, em q cada um interpreta a coisa à sua maneira, se a lei não for aplicada na mais ínfima parte, escrupulosamente aplicada, sem excepções, instala-se o caos.
.
Deve ser por isso que a cristandade tem milhares de seitas. Todas interpretam a lei da forma que melhor lhes couber.
.
Rb

Harry Lime disse...

Aqui concordo coma zazie, a Dilma saiu para bloquear a justiça.

Agora tem também ela a cabecinha no cepo. É lixado.

Como digo em cima: o sistema vai funcionar e ela vai de carrinho e o Lula vai dentro.

Rui Silva

Ricciardi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
separatista-50-50 disse...

(urge reivindicar)
MAIS CAPACIDADE NEGOCIAL PARA OS CONTRIBUINTES/CONSUMIDORES!


Ao não reinvidicarem mais capacidade negocial... os contribuintes/consumidores ESTÃO OTARIAMENTE A COLOCAR-SE A JEITO dos lobbys que pretendem aplicar Golpes Palacianos...
.
O contribuinte não pode ir atrás da conversa dos parolizadores de contribuintes - estes, ao mesmo tempo que se armam em arautos/milagreiros em economia (etc), por outro lado, procuram retirar capacidade negocial ao contribuinte!!!
Mais, quando um cidadão quando está a votar num político (num partido) não concorda necessariamente com tudo o que esse político diz!
Leia-se, um político não se pode limitar a apresentar propostas (promessas) eleitorais... tem também de referir que possui a capacidade de apresentar as suas mais variadas ideias de governação em condições aonde o contribuinte/consumidor esteja dotado de um elevado poder negocial!!!
.
.
Caso 1:
O CONTRIBUINTE TEM QUE SE DAR AO TRABALHO!!!
-» Leia-se: o contribuinte tem de ajudar no combate aos lobbys que se consideram os donos da democracia!
---»»» Democracia Semi-Directa «««---
-» Isto é, votar em políticos não é (não pode ser) passar um cheque em branco isto é, ou seja, os políticos e os lobbys pró-despesa/endividamento poderão discutir à vontade a utilização de dinheiros públicos... só que depois... a ‘coisa’ terá que passar pelo crivo de quem paga (vulgo contribuinte).
-» Leia-se: deve existir o DIREITO AO VETO de quem paga!!!
[ver blog « http://fimcidadaniainfantil.blogspot.pt/ »]
.
.
Caso 2:
CONCORRÊNCIA A SÉRIO!!!
Não há necessidade do Estado possuir negócios do tipo cafés (etc), porque é fácil a um privado quebrar uma cartelização... agora, em produtos de primeira necessidade (sectores estratégicos) - que implicam um investimento inicial de muitos milhões - só a concorrência de empresas públicas é que permitirá COMBATER EFICAZMENTE A CARTELIZAÇÃO privada.
[ver blog « http://concorrenciaaserio.blogspot.pt/ »]