01 dezembro 2015

não é possível argumentar com o sucesso

Uma das primeiras grandes verdades que eu aprendi nos EUA foi que não é possível argumentar com o sucesso.
Quando analisamos um caso clínico, por exemplo, que teve um desfecho positivo, apesar dos erros crassos que foram cometidos durante o tratamento, é inútil apontar esses erros porque, em última análise, alguém vai sempre invocar o sucesso do resultado para demonstrar que não houve qualquer erro.
Penso que o mesmo se passa em todas as outras áreas, nomeadamente na política. O sucesso de António Costa e do PS em chegar ao poder destrói quaisquer erros que tenham sido cometidos no processo.
Tendo isto em mente, é necessário virar a página. Apoiar o novo governo no que fizer de positivo e fazer uma oposição construtiva quando discordamos.
Os líderes da coligação não me parece que estejam em condições de liderar essa oposição e, nesse sentido, devem tirar as respectivas conclusões.

14 comentários:

Cfe disse...

"Tendo isto em mente, é necessário virar a página."

"Os líderes da coligação não me parece que estejam em condições de liderar essa oposição e, nesse sentido, devem tirar as respectivas conclusões."

Sobre o sucesso concordo inteiramente consigo, já sobre o governo: quem disse que o jogo acabou? Esse jogo do governo saído duma maioria do parlamento está apenas começando.

Então o PSD/PP consegue a única vitória eleitoral de um governo em funções num país europeu em crise e joga-se para debaixo do tapete ?

Anónimo disse...

Você é muito ingénuo Joaquim. O PS já começou o "jogo" das desculpas. Primeiro o Galamba diz que não se aproveita nada do que foi feito pelo anterior governo. Em seguida, o PS planta notícias na imprensa de que não há nada feito pelo anterior governo quanto ao orçamento de 2016 (ainda falta saber a resposta dos outros). Isto depois do PS andar a dizer - para pressionar o Cavaco - de que estava tudo pronto para avançar com o orçamento. Já antes o mesmo jornal oficioso dos xuxas aventava a hipótese de o orçamento ser adiado para Março, para escapar ao veto do Cavaco. Para quem queria gerar confiança, não podia haver mais confusão e incompetência. Estão À RASCA!

A degradação será muito mais rápida do que se pensa. Quem terá de sair primeiro é o Costa, o principal responsável por este imbróglio e pelo retrocesso económico que o país enfrenta. Se as outras lideranças saírem não me choca nada, mas saírem os outros para dar uma abébia ao incompetente e trafulha que quis à força ir para o poder sem ter nível para isso, era o que faltava. Agora vão afocinhar na merda que fizeram!

http://www.dn.pt/portugal/interior/governo-de-costa-encontra-oe-2016-sem-nada-feito-4909634.html

Harry Lime disse...

Então o PSD/PP consegue a única vitória eleitoral de um governo em funções num país europeu em crise e joga-se para debaixo do tapete ?

Sim, venceram as eleições e governaram. Durante duas semanas.

Os outros "governos em funções num país europeu em crise" nem a isso tiveram direito.

Rui Silva

zazie disse...


E cá um sucesso perder as eleições e dar uma golpada institucional que faz favor.

Pode continuar com essa lógica e esperar por mais golpadas a apoiar.

zazie disse...

Isto de chamar sucesso a qualquer merda é moda de novilíngua.

Até os ladrões com sucesso merecem louvor ehehe

Foi coisa de prof.s Começou com os imbecis dos pedagogos a chamarem sucesso sempre que um aluno não faz merda.

zazie disse...

Com os outros também dizia que era o governo mais liberal que alguma vez tinha existido em Portugal e estava eufórico.

Agora tem o governo mais comuna que já se teve nos últimos tempos e também está eufórico

":O)))))))))))

Mafalda Correia disse...

Mas qual golpada?! http://pt.blastingnews.com/europa/2015/11/europa-ha-cinco-paises-liderados-por-quem-perdeu-as-eleicoes-00670475.html

zazie disse...

ò Mafaldinha, não sejas burrinha, palerma. Não temos nada a ver com países em que os votos funcionam por blocos e nunca estes merdas andaram em campanha a dizerem que eram uma coligação.

Qualquer besta das vossas sabe que é golpe e até goza com isso.

Harry Lime disse...

Isto de chamar sucesso a qualquer merda é moda de novilíngua.

Não posso deixar de concordar com a zazie neste ponto.

Da mesma forma que este enfase no sucesso a todo a preço em detrimento dos meios me parece algo suspeito.

Ainda que no caso especifico do Costa este problema não exista: os metodos foram legitimos ainda que um pouco heteredoxos e convenhamos que ninguem na realidade saiu magoado, tirando o ego dos PaFistas e um punhado de boys PaF que perderam o emprego.

No resto, a Terra continuou a rodar à volta do Sol, o Sol continuou a nascer no Oriente e a por-se no Ocidente. Nada de importante mudou, para falar verdade.

Rui Silva

Harry Lime disse...

Agora tem o governo mais comuna que já se teve nos últimos tempos e também está eufórico

Está bem, e depois?

Se o povo não gostar do "governo mais comuna dos últimos tempos" corre com ele. Da mesma forma que arranjou maneira de correr com "o governo mais liberal de sempre".

Onde é que está o sttress? Ele há remedio para tudo excepto para a morte.

Rui Silva

Ricciardi disse...

As minhas primeiras previsões acerca da subida das taxas de juro provocadas por desconfiança nas agências de rating não se verificaram. A Dbrs manteve o rating acima de lixo o q permite q o BCE continue a comprar dívida portuguesa no mercado e, portanto, manter as taxas baixas.
.
Eu esperava q o BCE manifestasse preocupação com um governo mais à esquerda. Mas depois pensei, oh RB o Constâncio é vice do bce, ele deve ter explicado bem a coisa ao Draghi. Portanto tb não se verificou o meu segundo receio.
.
Há, porém, outro teste importante. A analise da Comissão Europeia. Para já reagiu bem. Melhor do q a reacao de Cavaco. Se o OE for aquilo q estava programado por Centeno a comissão vai estrubuchar um bocado, mas depois passa-lhe.
.
Sim Mafalda, não há 5 países com governos q perderam as eleições. Há seis. Hoje no observador vem o caso da dinamarca em q a rainha indigitou o terceiro classificado para PM.
.
Democracia parlamentar é isto mesmo. Ganha quem reúne maior número de deputados.
.
Nós é que estávamos habituados a não contar com algumas forças políticas. A partir de agora está desculpa esfarrapada que houve golpada deixa de ter provimento.
.
Nesta estória toda fico contente com duas coisas:
- que o PCP e o BE não façam parte do governo
- que o PPC e o PP fossem removidos.
.
Rb

Rui Alves disse...

Uma lógica retorcida, caro Joaquim. Nem de propósito, faz hoje precisamente 375 anos que um grupo de portugueses se borrifou para o sucesso de Filipe II de Espanha em gamar o trono português 60 anos antes. Eu diria até que os argumentos dos portugueses tiveram um grande impacto junto de Miguel de Vasconcelos.

Anónimo disse...

Começou a choradeira! Agora dizem que os dados foram manipulados pelo anterior governo. LOL Mas foi sobre esses dados que prometeram muita coisa. Então houve crescimento, ou não houve? Houve redução de despesa, ou não houve? Se não houve nada disto, como é que andaram a prometer tanta coisa, xuxas?

Ca porra, o "excel" do Centeno apanhou uma virose? Isto de inventar um "cenário macroeconómico" (nome muito pomposo para impressionar tugas) para comprar votos tem um nome: a-l-d-r-a-b-i-c-e!

Desde que o Costa tomou posse que ainda não parei de rir! Por amor de Deus, deixem-nos lá ficar pelo menos um ano! Faz falta haver humor em Portugal! HAHAHA

Harry Lime disse...

Este Anonimo deve andar nas drogas...

Rui Silva