05 novembro 2015

PLANIFICAÇÃO

Para que não se repita o caos do Inverno passado, quando muitos doentes tiveram que esperar longas horas para serem observados por médicos em várias urgências hospitalares, o novo ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, esteve esta quarta-feira a rever a planificação dos hospitais e centros de saúde para o Inverno que se aproxima. No final, disse desejar que agora tudo “corra melhor”.

Mas o que vai ser diferente este Inverno? Em caso de picos de procura nas urgências hospitalares, os enfermeiros que fazem a triagem dos doentes à entrada podem, se tal se justificar, pedir exames de diagnóstico e, se a espera por observação médica for prolongada, devem proceder à retriagem dos pacientes. Também o horário de funcionamento dos centros de saúde deve ser alargado, sem necessidade de autorização governamental prévia, tal como deve ser reforçado o número de macas e a prática de dar altas ao fim-de-semana, sempre que a situação clínica o permita.

De igual forma os chamados “casos sociais” (pessoas que permanecem nos hospitais por não terem quem as vá buscar depois de terem alta) - e que são “cerca de uma centena em todo o país” - devem ser resolvidos “rapidamente”, com a transferência “para lares”.

Público

Comentário: Reparem como o termo planificação remete para uma cultura industrial. Os hospitais são as novas fábricas do socialismo científico.

8 comentários:

Rui Alves disse...

"Quanto mais os planos falham, mais os planeadores planeiam"

Ronald Reagan

Euro2cent disse...

Ditados dos MBAs: "Failing to plan is planning to fail."

Euro2cent disse...

(Harvard & Co. sempre simpatizaram muito com os sovietes. Os nossos donos não têm nada contra as medidas de "risk reduction". Só não querem é ser expropriados por liberais sem dinheiro, aka comunistas. Isso é que não.)

Euro2cent disse...

Aliás, ultimamente os nossos donos desenvolveram a técnica avançada de serem eles os "comunistas" - por exemplo o camarada G. Soros.

Isto deixa os comunistas sem dinheiro furibundos com a apropriação indevida de "propriedade intelectual" (estão a ser duplamente roubados, coitados), e a generalidade dos politólogos treinados na cartilha jacobina de esquerda-direita-esquerda-direita-um-dois-ALTO! completamente confusa e a balbuciar disparates.

Adoram. É melhor que ir circo, sobretudo agora que já nem há tigres, só palhaços.

Luís Lavoura disse...

Qualquer empresa privada planifica. Planificar não é um exclusivo do socialismo.

Harry Lime disse...

"Plans are nothing. Planning is everything"

Dwight Eisenhower (conhecido comuna)

Harry Lime disse...

Mas frase do Ronald Reagan pelo Rui alves faz sentido...

Mas a forma como eu a entendo é mais no sentido da qualidade dos planos (do que do acto da planificação em sí. Tem também a ver com a atitude das pessoas perante o falhanço dos planos em se concretizar(o que acontece sempre).

Rui Silva

Anónimo disse...

Qualquer empresa privada planifica a sua actividade. Mas o Joaquim nunca vai ser gestor de nada. É um libertário teórico, como há tantos, e faz citações. Isto hoje está cheio de citadores. É a cultura Reader's Digest.