08 novembro 2015

a origem da crispação

A crispação política, em Portugal, começou no dia 21 de Novembro de 2014. Se José Sócrates não tivesse sido humilhado publicamente, penso, o PS não estaria envolvido numa frente de esquerda.

32 comentários:

Anónimo disse...

Está muito preocupado com a "humilhação" de um criminoso? Humilhado é o povo português todos os dias, na mão desta partidocracia cada vez mais desavergonhada.

Nuno disse...

A crispação política, em Portugal, começou no dia 5 de Junho de 2011. Se José Sócrates não tivesse sido humilhado publicamente, penso, o PS não estaria envolvido numa frente de esquerda.

zazie disse...

Mas que humilhado? <Então a lei não é autónoma e igual para todos?

Vs. dizem que viveram na América e tal e coisa mas dá ideia é que nunca saíram da selva.

cfe disse...

Essa é boa. Muito boa. Um arrivista mitômano deixa o pais falido e esta sendo acusado de corrupção.
E a crispação politica em Portugal começou no dia que o prenderam...

Já esqueceu o comportamento de Sócrates ate em assuntos claramente institucionais como o relacionamento com o PR?

Ricciardi disse...

"Então a lei não é autónoma e igual para todos?"
.
Não. Não é. O PR e o PM, os deputados e o PGR tem um tratamento diferenciado dos demais. Em funcoes os crimes sao avaliados por instâncias superiores. E bem.
.
Precisamente para poder haver independencia e liberdade nos cargos que ocupam.
.
Sim, um processo a um PR ou PM ou ex-PM devia ter um cuidado especial nas questões de publicidade e segredo.
.
Não tendo havido esse cuidado a coisa só podia resvalar para a tribalite.
.
Se amanhã Passos Coelho vier a ser acusado de corrupção terei a mesmíssima opinião. Ao contrário doutros que mudam a opinião conforme a pessoa em causa.
.
Rb

Ricciardi disse...

O problema do MP reside nisto. A montanha não pode parir um rato.
.
A publicidade montada sobre os crimes que o homem terá cometido não se compadece com uma acusação frágil. Agora que o condenaram nos jornais, propositadamente, não podem voltar atrás. Então avançam. Avancam a ver se encontram matérias mais contundentes até encontrar uma ou avançam sem avançar na esperança q o tempo passe e o pessoal se esqueça do processo.
.
Rb

Cfe disse...

Quem chefiou a criação dessa lei foi ele próprio.

Então o chororô não é aplicável.

Cfe disse...

Haveria razões para reclamar-se do circo mediático se apenas ele fosse o único a sofrer com isso. Mas não foi, não é e não será o único.

Ricciardi disse...

Miguel Macedo está a ser investigado no negócio dos helicópteros. O CM afirma hoje que MM recebeu luvas.
.
Isto não é jornalismo. É sensionalismo. Primário.Podia dar a notícia sem formar juízos de culpa? Podia e devia, mas prefere a táctica do arrastão. Acusa toda gente e nalgum ha-de ter razão.
.
É claro, MM anunciou q vai processar o Pasquim.
.
Mais um vez não há jornalismo de investigação. Isso da muito trabalho. Mais uma vez alguém da judiciária ou MP deu informação previligiada ao jornal.
.
Rb

marina disse...

a crispação politica em portugal é capaz de ter começado com o pinocrates mas não foi por ter sido preso , foi bem antes . aquilo do centro comercial , o aterro , o vara , o zé morais , pai do filho do vara :) , etc etc etc. ter um tipo metido constantemente em casos , rodeado de robalos e tubarões , ratazanas e macacos , como pm crispa os nervos a qualquer um. ainda por cima com um séquito de fieis de tirar uma pessoa do serio de tão facciosos.

Euro2cent disse...

> Vs. dizem que viveram na América e tal e coisa mas dá ideia é que nunca saíram da selva.

Precisamente, nos EUA as pessoas de qualidade raramente são incomodadas. *Isso* só acontece na selva.

A camarada não percebe nada de república, democracia e liberdade. Essas coisas são publicidade, não é para acreditar e levar a sério. O gado sabe isso.

Senador é senador, populus é populus, "and never the twain shall meet", excepto nalguns casos em que a criadagem se atravessa um bocado, e tem de se atirar alguém aos lobos para a coisa não ser demasiado óbvia.

De preferência um trepador social algo destrambelhado e sem costados. "Perfect".

(A crispação data de 1974, antes vivia-se sossegado, com a intelectualidade titilada masturbatóriamente com a pornografia das ideias. Depois a coisa descambou.)

zazie disse...

"Senador é senador, populus é populus"- pois o kamarada é que me parece muito desactualizado.

Ora tente lá aplicar esta máxima às grandes famílias camarárias e até ao adorado 44 que nunca seria algemado se fosse americano.

O que temos agora é o inverso- pé rapado passa a senador e os restantes pés rapados apoiam e querem-lhe muito, tentando ir à boleia.

zazie disse...

Quanto à datação da crispação, perfeitamente de acordo.

Dantes vivia-se mesmo sossegado e hoje em dia, parece que o sossego era idêntico até se for o Comité Central do PCP a decidir quem manda.

Só há inquietação quando falta o papel, de preferência o que nem se sabe de onde vem, porque é dado.

zazie disse...

Tenho para mim que todo este sossego que só é interrompido em momento de campanha, serve para preparar a cama onde se vão deitar.

Mas mesmo nisso sempre há a possibilidade de procurarem cama noutro lado, já que isto agora é tudo troca por troca.

Ora espatifas tu e aproceita ao preto; ora espatifo eu e faço de preto noutra língua.

Ricciardi disse...

"Precisamente, nos EUA as pessoas de qualidade raramente são incomodadas."
.
Têm uma mentalidade diferente. Os empresários ou as regioes têm um projecto e lutam por influenciar os congressistas para aprovar esse projecto. Em Portugal chamam a isso trafico de influencias. Como se o mundo fosse um local de virgens púdicas. Nos eua chamam naturalmente de lobbing.
.
Em Portugal se há tráfico de influencias deduzem logo que há corrupção. Nos EUA o lobbing não gera necessariamente corrupção.
.
E se gerar a justiça age rapidamente, não empastela. Investigam e prendem. Não prendem para investigar.
.
O que resulta disto?
.
Desde logo, em Portugal os deputados e os governantes são obrigados a fingir. Nos EUA não.
.
Por exemplo quando a Hilary Clinton visitou angola fez negócios e ajudou a fazê-los para empresarios americanos. Na boa, sem qualquer complexo ou segredo. Quando Portas ou Sócrates visitaram angola fizeram o mesmo mas tiveram de fingir que não deram uma ajuda a algumas empresas portuguesas.
.
Em Portugal se Sócrates ou portas deram uma ajuda a alguma empresa com interesses em angola acusam-se imediatamente de corrupção. Nos EUA é ao contrário, são recebidos porque ajudaram a que se fizessem negócios.
.
Rb

Ricciardi disse...

É a mentalidade da caça ao rico.
.
Isso vê-se bem até na forma como o MP investiga. O MP investiga a riqueza aparente ou real porque deduz a priori que provém de crimes.
.
Nos EUA faz-se ao contrário. Investigam-se os negócios suspeitos e depois cruza-se com a riqueza aparente ou real.
.
Isto faz toda a diferença.
.
Por exemplo, imaginemos que Sócrates foi mesmo corrupto. O MP tinha de investigar os negócios embque oo governo do homem esteve envolvido. Em Que negocio foi ele corrompido? Houve preços disparatados? A concorrência foi tida e achada? E depois de concluir que os negócios foram manhosos parte à procura de indícios de riqueza subjacente.
.
Qual é a vantagem?
.
Imensas, mas a melhor é aquele que permite anular negócios se a investigação encontrar vestígios concretos de favorecimento e contrapartidas. Anulados os negócios o povo deixa de os ter de pagar (ppp's). Anulados os negócios o governante pode ser facilmente acusado de gestão danosa.
.
Doutra forma é andar como os caranguejos. Nem conseguem provar corrupção nem gestão danosa. Vai ficar-se eventualmente com acusações de fuga ao fisco ou branqueamento. A quem? A quem deu o nome.
.
Rb

Harry Lime disse...

Dantes vivia-se mesmo sossegado e hoje em dia, parece que o sossego era idêntico até se for o Comité Central do PCP a decidir quem manda.

zazie,

Pergunto-me qual a diferença entre andar a reboque do CC do PCP e andar a reboque dos caprichos irrevogaveis do Paulinho...

No resto, o Rb como sempre diz tudo o que há a dizer. Bravo!

Rui silva

zazie disse...

É pá, pergunta ao teu pai que tens pai para isso. Tem 75 anos, estudou para seminarista e, segundo contaste, também fundou um colégio de topo nos rankings nacionais.

Deve ter deixado alguma herança de isso tudo ao filho que faz perguntas idiotas.

Harry Lime disse...

É pá, pergunta ao teu pai que tens pai para isso. Tem 75 anos, estudou para seminarista e, segundo contaste, também fundou um colégio de topo nos rankings nacionais.

zazie,

Não fundou o colegio. Trabalhou num (ou melhor em dois).

Os PaF ficam mesmo melindrados quando a gente põe em causa a establidade da solução PSD-CDS :-) :-)

Rui Silva

zazie disse...

E não te explicou nada. O teu pai com 75 anos nunca te explicou o que é o PCP?

Estranho legado esse.

Se amanhã o governo não passar, escreve aí que é 4ª bancarrota e isto acaba como a Venezuela.

Não há exagero algum em se dizer isto e só imbecis em último grau o podem desejar.

zazie disse...

Não há aqui ser pif ou paf. Há ser-se português e não querer a ruína do seu país ou há ser-se imbecil em último grau ou mero oportunista e estar-se nas tintas para isso em troca da clubite fanática.

Eu não tenho nem idade aproximada ao teu pai mas posso honrar-me de não ter um filho tão idiota.

Harry Lime disse...

Sim, o meu pai explicou-me como o PCP era há 50 anos, há 40 anos, há 20 anos e como é hoje.

Por outro lado, eu aprendi o que era o Paulinho, o Pedrinho e a relação entre eles porque vi como eles funcionaram durante 4 anos. A não ser que aches natural e estavel um ministro e "junior partner" numa coligação chegar a meio do mandato e armar uma birrinha... tudo isto no meio da pior crise em Portugal nos ultimos 40 anos.



Rui Silva

Harry Lime disse...

Se amanhã o governo não passar, escreve aí que é 4ª bancarrota e isto acaba como a Venezuela.

Vá lá, zazie, isto nem ao estado da Grecia vai chegar quanto mais ao da Venezuela. Isto não é a Grecia!

Dizer uma coisa destas até te fica mal, rapariga!

Na pior das hipoteses tens eleições em Julho porque no cenário das coisas se tornarem gregas tens sempre o Presidente (que deve ser o Marcelo) como curto circuito: demite o governo, convoca eleições e pronto, acaba a cena...

A não ser que vejas no Costa um novo Hugo Chaves e aí só tenho um conselho para ti: deixa as drogas já! :-)

Rui Silva

Harry Lime disse...

E ue não quero uma situação como a Venezuela. Eu votei PS, não votei PCTP-MRPP Ok, estes não querem uma nova Venezuela, estes querem uma nova China Maoista... algo que por falar nisso o meu pai tambem me explicou o que era.

Pode até haver meia duzia de lunaticos que desejam uma situação e eles apoiam este governo. Ora, a novidade é simples: isso não vai acontecer!

a teoria politico-economica do Europa é muito simples: se metes um bocado de austeridade tens o Costa, se metes muita austeridade tens o Syriza...

Se metes muita austeridade, mais uma derrota numa guerra mundial, mais uma recessão global mais indeminizações injustas de guerra tens o Hitler.

No fundo não há muito mais do que isto.

Rui Silva

Cfe disse...

"Eu votei PS, não votei PCTP-MRPP"


Escolheu este propositadamente.
Esse partido só não lá está porque não tem assentos para ser chamado.
Qual a diferença entre este o BE e o PCP ? Nenhuma

Ricciardi disse...

As declarações do ministro alemão foram importantes. Mas falta uma do Draghi. Se o Draghi disser coisa semelhante e desvalorizar a coisa, o governo PS não terá problemas com os mercados.
.
Rb

Ricciardi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricciardi disse...

Costa fechou acordo à esquerda. Espera-se ardentemente que os credores também estejam de acordo como o acordo. Caso contrário teremos um acordo sem acordo.
.
Espera-se um acordo sobre o acordo. Dia Draghi pode muito bem vir a ser o dia D. Quanto mais cedo o Costa desembarcar na sede do BCE, menos tempo terão as forças inimigas de posicionarem uns snipers que contrariem o desembarque.
.
Fazer um by-pass à letra C (Cavaco) e passar logo para a D pode evitar muitas baixas.
.
Rb

Ricciardi disse...

Não posso perder a oportunidade de dizer que, fiquei ontem a saber, Freddy Mercury e Steve Jobs foram refugiados de guerra. Este último, curiosamente, um refugiado da Síria.
.
É informação para aqueles e aquelas que ainda persistem na ideia de que aos refugiados deve ser erguido um muro.
.
Rb

Anónimo disse...

Estou em pulgas para ver o monhé como "primeiro-ministro". Crispação? Você ainda não viu nada. Se pensa que o Santana Lopes passou um mau bocado, espere para ver o que vai acontecer aos xuxas! Eles não tiveram sentido de Estado, a direita também não tem de ter. Vai tudo à frente. Bardamerda pró regime.

Euro2cent disse...

> fiquei ontem a saber, Freddy Mercury e Steve Jobs foram refugiados de guerra. Este último, curiosamente, um refugiado da Síria.

Peça a devolução do dinheiro que pagou pela lição.

O pai biológico do Jobs era 'grad student' numa boa universidade, e emprenhou uma colega americana; deram o crianço para adopção. Foi parar a um casal (Jobs) da California.

(Por acaso parece que o homem ainda era vivo e trabalhava em Las Vegas, com uns 80 anos; o Jobs nunca se interessou em encontrar-se com ele. Tropecei niso há um par de anos.)

Anónimo disse...

Não te passes da mona, ó Lima Azeda! Tu lá sabes o que é Grécia, ou a Venezuela. E muito menos a China. Tu tens é muito paleio, muita bazófia, muita letra e mais nada, ó palerma.

Não, o Costa não é um novo Hugo Chaves. É demasiado poltrão para tanto. Não, O "modus operandi" dele é a facada pelas costas. O Seguro que o diga. O monhé é tão covarde, mas tão covarde, que tem de estar a ser forçado por quem nós sabemos - tu entendes onde eu quero chegar, ó Lima - a fazer a triste figura que todos podem ver.

Já a D.ª Katty e o D. Jerónimo de Sousa, o aristocrata operário do Barreiro, esses, têm todas as qualificações para serem os Hugos Chaves de Portugal. E não seria nada de estranhar que os partidecos deles recebessem cacau venezuelano, à semelhança do Podemos espanhol.

Ciao, Liminha, vai sonhando com o tio Adolfo. Ele tinha um bigode tão sexy, não achas?