16 outubro 2015

what if?

Qual teria sido o resultado das eleições legislativas de 4/10 se José Sócrates estivesse em liberdade? É impossível responder a esta questão, mas é perfeitamente possível pensar que o resultado poderia ter sido bem diferente.

Muitas pessoas poderiam não se ter sentido tão repugnadas pelo PS e António Costa poderia ser hoje o candidato legítimo a primeiro-ministro. E muitas outras poderiam pensar exactamente o contrário e a coligação poderia ter obtido uma maioria absoluta. Tudo isto é especulativo.

O que não é especulativo é afirmar que a prisão de um ex-primeiro-ministro tem implicações políticas profundas que só por burrice ignoramos. Daí que talvez fosse útil que casos envolvendo este tipo de situações transitasse para o Supremo Tribunal e fosse analisado da forma mais expedita possível.

José Sócrates é um cidadão como qualquer outro, mas os altos cargos que desempenhou obrigam-nos a ter cuidados especiais.

2 comentários:

Ricciardi disse...

Também acho quanto à prioridade.
.
Anyway, Joachim, ele há coisas que eu não consigo entender. Nao sei se me acomoanhará nawuilo que vou dizer.
.
Refiro-me à libertação de José Sócrates. Vejamos, agora que o MP diz ter a prova finalmente consolidada, soltam o homem.
.
Então, não seria agora q têm a prova consolidada que o Juiz devia avaliar se o ex-33 ia para a choldra ou não?
.
Parece-me uma evidência que, se Sócrates vai conhecer as provas e vai ser solto, aproveita precisamente o momento para dar de froskes se for realmente culpado.
.
Portanto, um juiz devia analisar as tais provas do MP e tomar a decisão de o prender ou não. Nunca antes.
.
Mas pronto, os juristas não estudaram lógica.
.
Rb

marina disse...

uma coisa é certa : meses e meses preso , meses ..segredo interno durante meses ; ninguém reparou que não ouve uma , unzinha , fuga ao segredo de justiça? ah , pois é . as fugas são provavelmente sempre com origem nos arguidos para perturbar a cena .
quem aposta que agora que acabou o segredo interno , o segredo vai ser de polichinelo , quem aposta ?