16 outubro 2015

nunca o regime pareceu tão frágil

A oligarquia do regime julga que Bruxelas lhe garante tudo, e que portanto não há perigo em jogar sem regras e em experimentar todos os golpes. É o efeito perverso da integração europeia: em vez de ser concebida como um factor de exigência, continua a ser encarada pelos nossos oligarcas como uma autorização de desleixo e complacência. Há aqui um paralelismo curioso, entre a evolução financeira e a evolução política da democracia portuguesa: até 2011, os oligarcas julgaram que o euro permitia todos os excessos orçamentais, sem consequências; agora, com o reforço do “governo europeu”, convenceram-se de que a tutela de Bruxelas tornou possível toda as brincadeiras políticas. Nunca o regime pareceu tão frágil, e nunca os seus donos se preocuparam tão pouco. Mas os deuses sempre cegaram aqueles a quem querem perder.

Rui Ramos

1 comentário:

Anónimo disse...

O regime é uma coisa deplorável. O Tribunal Constitucional declarou inconstitucional a prova de avaliação dos conhecimentos dos professores, ou seja, "professores" que são praticamente analfabetos funcionais vão poder continuar a "ensinar" os nossos jovens.

Fica assim mais uma vez provado que esta constituição é o garante dos incompetentes, dos ignorantes, dos calões e dos corruptos. Como é que se pode fazer reformar neste pântano político-constitucional? Não pode!

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/professores-chumbam-nas-provas-de-portugues-e-fisica-1694886

http://www.dn.pt/portugal/interior/prova_dos_professores_e_inconstitucional_4837870.html