10 setembro 2015

quem ganhou o debate?

- Quem ganhou o debate?
- Quem tu quiseres.

Se eu fosse comentador de televisão/ pré-candidato a PR, quereria que ganhasse o debate o candidato do partido da oposição ao meu. E quereria ser o primeiro a declará-lo publicamente, para beneficiar da boa-vontade dos eleitores desse partido na futura eleição presidencial. Por outro lado poderia ainda, como bónus, conquistar uma aura de independência que faz sempre jeito a um pré-candidato.

Afirmada a vitória de um candidato, por um líder de opinião, o mais natural é que 30 a 40% das pessoas concordem, mesmo que sem convicção. E eu julgo que esta percentagem será maior entre os pânditas.

Quem viu o debate sabe que não houve golos e, portanto, a chamada "vitória moral" pode ser atribuída a qualquer um dos dois contendores.

- Quem ganhou o debate?
- Quem é que te convém que tenha ganho?

6 comentários:

Anónimo disse...

Está a falar no Marcelo? Diga-me uma razão por que uma pessoa minimamente esclarecida há-de ir votar nas próximas eleições presidenciais com os candidatos que se perfilam, porque eu não vejo nenhuma.

Anónimo disse...

Eu vi o debate achei que o Costa foi mais incisivo do que o Passos Coelho, mas a maneira como isso é avaliado pelas pessoas tem muito que se lhe diga. Os socialistas deliraram, os social-democratas ficaram apreensivos, mas achei curioso que a minha Mãe (uma espécie de voz do povo), que não vai votar, disse-me que achou que o Costa "entrou a matar e ofendeu o Passos Coelho". Vale o que vale.

Anónimo disse...

Eu acho que o impacto deste debate é reduzido. Na verdade, as pessoas estão mais realistas e percebem o que se passou na Grécia. Sentem na carteira as consequências da última governação socialista e não embarcam no conto como antes.
O Costa mentiu em directo. Não há uma alma em Portugal que não saiba quem chamou a Troika. Como é que ele teve lata para aldrabar de forma tão básica?
Isto não passa em branco. Quem mente assim, não tem a confiança dos eleitores. Excepto os fanátikos da claque.
O resto é a feira do entretenimento pseudo jornalístico.
O Marcelo é diferente. Está a "trabalhar" os eleitores da esquerda para se tornar opção entre eles.

Anónimo disse...

O canastreirão do Marcelo, há muitos anos que anda em campanha presidencial. A estratégia está identificada.

Trata-se de um espécime que me habituei a "desadmirar", tal a sua vontade de agradar à esquerdalhada.

Tem uma espinha muito flexível.

gaudio

Harry Lime disse...

Eu votava no Marcelo na boa especialmente se os candidatos ditos "xuxa" se mantiverem estes.

Mais, o facto de o Jaquim e da generalidade dos comentadores do Portugal Contemporaneo não gostar do Marcelo leva-me a crer que ele até pode ser um bom candidato.

Rui Silva

Harry Lime disse...

Alias, no espaço do PSD o outro candidato que se perfila é o Rui Rio, que é uma especie de Marcelo do Porto (ideologicamente estão muito proximos).

Isto significa que quem se está a queimar é o Passo Coelho que, na eventualidade de ser reeleito, vai ter sempre um presidente contra sí.

Rui Silva