15 setembro 2015

o erro de Francisco

O papa afirmou esta segunda-feira que a crise dos refugiados na Europa é "a ponta do icebergue", criada por "um sistema sócioeconómico mau e injusto".

Em entrevista à Rádio Renascença, em Roma, Francisco considerou que o problema está no foco da sociedade que deixou de ser a pessoa e passou a ser o dinheiro.

"Estes refugiados fogem da guerra, da fome, mas essa é a ponta do icebergue. Por baixo está a causa e a causa é um sistema sócioeconómico mau e injusto, porque dentro de um sistema económico, dentro de tudo, dentro do mundo – falando do problema ecológico –, dentro da sociedade socioeconómica, dentro da política, o centro tem de ser sempre a pessoa”, disse o papa, lembrando que 17% da população mundial detém 80% das riquezas.

Francisco

Comentário: Os chamados "problemas sociais" nunca são culpa da ‹‹sociedade*››, são das pessoas. Porque são as pessoas que fazem a sociedade e não o contrário.

*A sociedade não existe -  Margaret Thatcher

72 comentários:

Harry Lime disse...

Este Papa manda umas para a caixa.

O Jaquim é que invariavelmente as manda todas para fora da caixa. Pensa fora da caixa...

Rui Silva

Ricciardi disse...

Joachim, o Papa não disse q o problema estava na sociedade em si. Disse que o problema está no foco que as PESSOAS tem dado ao deus dinheiro, Mammon. Eu compreendi ao contrário do Joachim. Que o sistema económico não se deve centrar somente no dinheiro, mas sim nas pessoas que o produzem.
.
É o tal bezerro d'oiro que Moisés encontrou quando desceu da montanha com as tábuas no lombo.
.
Rb

Ricciardi disse...

O q queria q o Papa dissesse?
.
Que quer q as pessoas continuem a preterir os seus 'irmaos' para favorecer os ímpetos individuais e egoístas e acumuladores de meia dúzia?
.
Um gajo já sabe q o q a Igreja defende é uma utopia. Haverão sempre Scrugges avarentos e forretas q acumulam riqueza. Mas também sabemos q a ganância tem a virtude de proporcionar investimentos e postos de trabalho. O que é preciso, pois, é termos a noção do equilíbrio. Da temperança. É disto q fala a Igreja e os Papas.
.
Rb

zazie disse...

Mas se eles fogem para o capitalismo mais hard pior porque o socialismo deles não presta...

Só coisas que mapoquentam....

É no que dá engenheiros químicos chegarem a Papas

zazie disse...

E ainda por cima da América Latina

E jesuítas.

ehehehehe

zazie disse...

Eles só querem os países onde há mais porcos capitalistas a acumularem riqueza.

O resto é só crise, crise, crise, como diziam os 3 mecos que por cá passaram.

Queriam era a papelada certa para fugirem a subsídios de caca e conseguirem subsídios dourados feitos com esse capitalismo diabólico.

zazie disse...

É só crise, crise, crise

http://www.rtp.pt/noticias/mundo/refugiados-desiludidos-com-o-estado-portugues_a858166

":O))))))))


Rui Alves disse...

Claro que estão desiludidos, Zazie. No país deles não era nada disto, o Estado dava-lhes muito mais apoio. :-)

Ricciardi disse...

Olha, agora a moça está a virar a questão para ideologia politico-partidaria. É a tribalite, Senhor, é a tribalite. Se te esforcares mais um bocadinho chegas ao nível da Ayn. Vá tu consegues. Yes, tu canes.
.
.
Rb

Rui Alves disse...

Zazie, ainda acha que eles não se integram? Se eles já se queixam de falta de apoios do Estado português, é porque já assimilaram bem a nossa cultura.

:-))

Rui Alves disse...

De resto, tenho família emigrada por esse mundo fora. Nunca, de algum deles, ouvi qualquer exigência de apoios estatais nos países que os acolheram. Pelo contrário, tenho família nos EUA que ao ver notícias de cá onde se exigiam "mais apoios do Estado" para isto, para aquilo e para aqueloutro, observavam com sarcasmo que "o Estado Português deve ser rico".

zazie disse...

Eu?

Então as majorettes do BE fui eu que as levei para a manif?

AHAHAHHAHAHAHA

Eu estou apenas a mostrar quem por cá foi à manif e os outros refugiados que se foram embora.

Querias que lhes vestisse calças para parecerem menos anormais?

Não posso. Isso era manipulação de imagem com fins de propaganda ideológica.

Se gostas, retoca tu as fotos ou muda a saia e k7

Ricciardi disse...

Portanto, segundo a zazie, que nunca é de mais relembrar nao quer que entrem refugiados de guerra, acha agora que, afinal, o pessoal não foge da guerra. Vêm com sacos e mochila na mão e abandonam as próprias casas porque, de repente, lhes deu na ideia de que na europa é que se recebe subsídios.
.
Não precisas de te esforçar mais. Estás graduada com distinção em libertarianismo primário a fugir para o nazismo erudito.
.
Rb

zazie disse...

Mais um@s

https://scontent-mad1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xlp1/t31.0-8/11953554_10204246964324856_3737459564027333020_o.jpg

Ricciardi disse...

E as 10 mil crianças que viajam sozinhas. São o que? Mandrioes à espera de subsidios?
.
Realmente, as pessoas mudaram muito numa geração.
.
Rb

zazie disse...

Davas um bom controleiro comuna ou agente da STASI ou do KGB

Mas, como isso já era, azar, não me podes mandar para um campo de reeducação.

Ser es apenas para ilustrar o que é um imbecil de saias

zazie disse...

Essas que viajam sozinhas nem vão aos sanitários para não serem enrabadas.

zazie disse...

E mesmo as crianças já só querem ir para esses antros de capitalismo selvagem.

O Papa é que anda desactualizado. Ainda sonha com os paraísos socialistas a petróleo

Ricciardi disse...

Em suma, os refugiados que fogem dos jihadistas que os massacram são agora apelidados pela zazie de, espante-se, terroristas ou aproveitadores de subsídios.
.
Isto é de loucos.
.
A europa que tem os países mais ricos do mundo não pode ajudar os refugiados porque fica caro. Diz a zazie e compinchas da mesma classe.
.
Sendo assim, se os países mais ricos do mundo não podem ajudar familiad em aflicao, eu pergunto: quem pode?
.
Se a Turquia, o líbano, a Jordânia e outros já puderam acolher uns milhões de sírios em fuga pela vida, a europa não pode ajudar uns 160mil?
.
Dá a sensação que algumas pessoas ficaram imbecilizadas. E insensíveis. Comandam os valores pelo dinheiro e pela ideologia em vez de o fazerem simplesmente pelo Bem.
.
Dá-me vómitos.
.
Rb
Rb

Ricciardi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ricciardi disse...

E não fales muito, porque nesta matéria e noutras como o aborto sou menino para esticar o filho da puta do braço pelos fios da Meo afora e... apertar-te o nariz.
.
Rb

Ricciardi disse...

O Papa é um santo homem. Tem bom coração e não tem medo de chamar os bois pelos nomes. Foi ele o primeiro a denunciar e a visitar Lampedusa. Não tem medo de perder. Faz por ganhar e recuperar valores para a humanidade. Forçou os EUA e Cuba a fazerem as pazes. É um homem de acção e respeitado e temido pela força da razão e da palavra.
.
Rb

zazie disse...

Vai lá vomitar para cima do Netanocois, ó psicopato com afrontamentos

Que eu não tenho culpa que a tua nacionalidade tenha ido para a pia juntamente com o prepucio.

zazie disse...

A sociedade desta cambada é a sociedade da Unidade, Liberdade & Socialismo, com sharia à mistura.

Foi feita por eles e faz parte da ONU desde 51. Portanto, o Papa ou é retardado mental e está a pregar aos infiéis ou um paternalista com complexo de homem branco que nem História estudou.

zazie disse...

Um idiota que diz que o mal esta precisamente para onde eles fogem, não devia era sequer ter sido elegível.

zazie disse...

È a k7 do mal do capitalismo e da acumulação de capital.

Isto é marxismo. Ponto. Isto nada tem a ver com caridade. É andar sempre a papaguear a moda mais escardalha que lê nos jornais.

E dizer isto para defender o direito de invasão desse capitalismo pelos que são fruto do atraso deles, é fazer política para agenda LGBT ou outra merda qualquer mas nunca para ser dita do Vaticano

Dá mau aspecto. Para imbecis já basta os imams deles.

zazie disse...

E sim. Há muita ganância nas pessoas. Mas isso, como até o Birgolino viu, é humano, não é para atacar modelo social.

Porque ele estava a pregar contra que modelo económico?

Aquele para onde fogem ou aquele de onde fogem?

zazie disse...

Aquele de onde foge tem uma longa tradição nacional de socialismo de castas religiosas e tribais e capitalismo a petróleo para os eleitos.

E tem como combatentes desse maravilhoso modelo, outros marxistas e comunistas ainda mais ortodoxos, sem contar com os jiadistas igualmente anti-capitalistas mais puros.

Portanto, o Papa tem mesmo de trocar de rebanho.

zazie disse...

É que os jiadistas que por lá massacram aquele maralhal dizem o mesmo.

"A sociedade passou a ser o dinheiro".

É com este estribilho de desespero pelos males do capitalismo que centenas de imbecis até vão da Europa para lá, combater pelo mesmo ideal.

A pessoa é o centro, depois de depurada da decadência material. Nem vejo que a destruição de todo aquele património não tenha paralelos com outros purismos históricos de iconoclastia, desde os primórdios, à Reforma.

Ricciardi disse...

Perfeitamente ao lado. Como te convém.
.
O Papa referia-se especificamente ao caso dos países origem dos refugiados. Onde os interesses, a ganancia, o dinheiro, se sobrepõem às pessoas. Interesses dos próprios governantes e dos países que alimentam.
.
Percebes agora?
.
Rb

Ricciardi disse...

Tu, que és tribalista extremada, não compreendes que não interessa para nada ao lado de quem está o Papa circunstancialmente. Interessa, isso sim, não ter medo de estar a defender o que está bem e que provém do Bem.
.
Mas tu nunca tiras as duas palas em simultâneo. Ficas sempre com uma. De forma que, se estiveres virada para Sul, vês o que está à esquerda, e quando trocas a pala viraste para Norte e enxergas a mesma coisa.
.
Rb

Ricciardi disse...

Os camelos dos governantes húngaros, que há 56 anos 'exportou' mais de 200 mil refugiados hungaros para a Áustria são os mesmos q agora fecham fronteiras. Para eles abriram-Se as fronteiras sem regatear, para os sírios pagam com outra moeda.
.
Rb

tric.Lebanon disse...

A Europa Islamica é uma ameaça à Cristandade Libanesa!!!
.
Change and Reform bloc leader MP Michel Aoun warned Tuesday of an “international attempt” to naturalize Syrian refugees in Lebanon, urging the Maronite patriarch to reject the election of a president who would approve such a move.

“There are several indications of an attempt by world powers to naturalize the refugees in Lebanon … There is a European conspiracy aimed at making Lebanon shoulder the greatest burden from the Syrian refugee crisis and we reject a second naturalization,” said Aoun after his bloc's weekly meeting.

“We warn everyone, especially the head of the Maronite church (Patriarch Beshara al-Rahi), against electing a president who would sign the decree of naturalizing the Syrians,” Aoun added.
.
.
Aoun and his bloc had repeatedly warned that the Syrian refugee influx poses a threat to Lebanon at the political, social, economic, security and demographic levels.

The MP's remarks come a day after British Prime Minister David Cameron made a surprise visit to a Syrian refugee camp in Lebanon on Monday and said increased aid would help stem a major migration crisis in Europe.

The visit, which included talks with Prime Minister Tammam Salam, came as Cameron appointed a minister to oversee the resettlement of 20,000 Syrian refugees in Britain over the next five years.

Cameron said Britain was doubling its support for Lebanon's schools to 20 million pounds a year for the next three years to help them teach Syrian refugee children as well as Lebanese.
.
http://www.naharnet.com/stories/en/189857-aoun-warns-al-rahi-against-accepting-president-who-may-approve-refugees-naturalization

Ricciardi disse...

De facto a malvadez está em crescendo. Uma malvadez mais refinada que se abriga em desculpas esfarrapadasa coberto de ideologiad perniciosas, para deixar de fazer o que deve ser feito. O que é moralmente correcto fazer.
.
Até o Papa, imagine-se, que tem um discurdo temperado e focado nos problemas dos mais fracos, é atacado por defender a protecção a quem dela precisa.
.

Rb

zazie disse...

O problema dos comunas e do Papa é o mesmo- só conhecem o homo economicus.

È sempre e exclusivamente problema material, até quando o problema é espiritual e pouco espirituoso.

Pencudo entende bem isso- também só pensa no monte e em função do monte. Nacionalidade é monte . Monte precisa é de muito espaço aberto para aumentar mais rapidamente.

zazie disse...

E rabiam exclusivamente em função dos dividendos que podem cair para o lado do seu monte.

zazie disse...

è como a Bismerka- primeiro chama-os para ficar bem no retrato, logo a seguir dá numa de ataque de caganeira, salta fora e agora é obrigar os outros a pagarem mais taxas se não ficarem com o que ela chamou e garantiu que ia receber.

zazie disse...

Em nome da obrigação moral, claro. Desde que paguem os outros

Ricciardi disse...

Isso. Obrigação moral. O resto que se lixe. Não são os sírios que tem direito a ser acolhido. É a europa, que tem os países mais ricos do.mundo, que tem o dever de os acolher. E sim, a Merkel vai conseguir dobrar os camelos.
.
Rb

zazie disse...

ahahahahaha

As arábias pedem esmola a Portugal, até

Ricciardi disse...

Compete aos estados e grandes instituições fazer a organização do processo de entrada de refugiados. Mas não compete aos governantes impedirem q as pessoas de cada estado possam fazer o Bem e acolhe-los.
.
Há muita gente disponível para ajudar. Temporária ou permanentemente.
.
Rb

zazie disse...

ò pra eles, os pobrezinhos do mundo que até pedem esmola a Portugal para criarem estes centros de divertimento para refugiados


http://www.youredm.com/wp-content/uploads/2015/09/o-DUBAI-TIME-LAPSE-VIDEO-facebook.jpg?fdf1f9

Obrigação moral, oblige

Ricciardi disse...

Estás com o cérebro marado. Só pode. Pobrezinhos no Dubai?
.
Hei, não estamos a falar de pobrezinhos. Estamos a falar de refugiados da Siria. Sabes, daqueles que têm sido de violados e as casas pilhadas pelo Isis.
.
Dahhhhh
.
Rb

Ricciardi disse...

Tens capacidade para te colocares na situação dessa gente?
.
Pronto, faz um exercicio. Um simulacro. Experienta ser violada e usada para festins terroristas.
.
OK, já imaginaste?
.
Pronto, é isso que aquela gente tem passado. Por que julgas tu q fogem? Por desporto?
.
Rb

Ricciardi disse...

Agora imagina que depois de usada e a tua casa pilhada, pedes ajuda.
.
Já imaginastr?
.
Pronto. É simples de perceber quando nos colocamos na situação dos aflitos, não é? Confessa lá.
.
Rb
.

zazie disse...

Eu é que estou com a cabeça marada?


Quem é que disse que temos obrigação moral porque a Europa é que tem os países mais ricos do mundo?

AHHAHAHAHAHAHAHAHHA

Este gajo é mongo em último grau e a sorte que tem é ter nascido riquinho

zazie disse...

Eu não consigo é imaginar-me no teu lugar, graças a Deus que não nasci monga.

Mas, mesmo mongo, em vez de perderes tempo comigo, podias era aproveitar por aí e fazeres uma colecta pela família Eduardo dos Santos

zazie disse...

O ISIS é anti-capitalista. Está-lhes a levar a boa da mensagem de despojamento dos bens materiais.

E aquilo é bombardeado por muito mais gente e, por acaso, os que fogem da Síria parece que já foram ultrapassados em número pelos pakis.

Fora os que nem fogem de muitos outros lugares como aqueles por onde andas.

zazie disse...

http://www.dw.com/image/0,,16039372_401,00.jpg

zazie disse...

Está aqui uma lista só deste ano. Baga parece que fica para essas bandas e a obrigação moral em que militaste é que não deu na tv nem aqui na blogo

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_terrorist_incidents,_2015

zazie disse...

Pela lista dos atentados pode também confirmar-se que tudo se deve ao problema do dinheiro ser o centro em vez do espiritual.

O Papa parece que pregou aos infiéis a ver se o escutam

marina disse...

sobriedade ...o q devemos fazer eh seguir os conselhos de Jose Mujica . o Paco devia conversar com o Pepe , nao perdia nada. o Pepe sabe lidar com o demonio lucro , nao da lucro , nem quer dar. os pencudos com ele estao lixados :)

zazie disse...

Para o caso, só não entendo é este espírito à Robin dos Bosques.

Como é que gente que se diz tão boa, prefere perder dias inteiros a chagar uma pessoa tão má online em vez de andar na colecta da ajuda entre os de bom coração.

É estranho. Soa um bocado a falso, mas enfim. Há sempre razões que a razão desconhece e nem todas são para se contar.

Quanto ao Papa, como é mais que óbvio, excepto para os mongos retintos, o que ele disse nada tinha a ver com os países de onde fogem.

Disse a k7 à argentina que é a que está a dar.

zazie disse...

Alguém imagina um Papa a pregar ao infiel a ver se mudam de sistema social, porque o ISIS sozinho não os convence à santa parcimónia

AHAHAHHAHAHAHAHA

zazie disse...

Se alguma coisa estas merdas de purismos e iconoclastias à espada prova é precisamente o contrário- o perigo do excesso do esquentamento espiritual que até faz esquecer o mais básico e equilibrado na natureza humana.

Isto de alminhas sem corpo é que é mesmo só para os que levitam ou se santificam depois de mortos.

zazie disse...

O demónio do lucro veste Prada e até é capaz de se disfarçar de bom cristão.

O diabo tem mil faces.

marina disse...

as pessoas mas eh q tem causas , Zazie . sao de esquerda ou qualquer coisa liberal crista , sao da causa x , da y , da z , mas q nao canse muito . ospois
tratam mal as pessoas com quem convivem , sao mal dispostos , amorais e assim. o tio kant ate acho q explica isso .
em resumo : bonzinhos nas teorias , ideologias , causas e fantasias ; mauzinhos na vida de todos os dias , na pratica.
o bertrand russell eh um bom exemplo : grande pacifista q maltratava a familia inteira.

zazie disse...

Há-de ser. É a tal preferência pelo colectivo abstracto- a floresta- em vez da árvore.

Desconfio sempre de quem é mais outros que para os seus.

Mas esta Bismerka ultrapassou tudo. A cretina consegue juntar o complexo do holocausto ao treino da STASI.

Chama o maralhal todo, é preciso um ministro pôr fim ao disparate porque vão ter problemas por muito tempo com a imbecilidade de ter dado ordens para entrar tudo. E agora, depois da merda que fez, já quer descartar-se com outro modo de caridade muito utilitária- diz que a UE vai ter de cortar ajudas aos países que não aceitarem a caridade que ela não quer.

E, como esta cena da moral hoje em dia é lei, em sendo assinado por cagunfa, vai-se a ver depois impóe por igual a mesma obrigatoriedade de dar preferência de casa e emprego e todas as ajudas sociais aos ditos "refugiados" contra os autóctones.

Isto é tão besta que nem imigrado que desconta num país onde trabalha, vai achar graça.

zazie disse...

O que é estranho nisto é ser tudo selfie, e com causas escolhidas a dedo, separadas de todos os males gerais e a toque de novela.

E depois sempre com a prevalência da minoria sobre o autóctone.

Isto há-de interessar a alguém que inventou.
Porque não acredito que foi por acaso.

E com a chantagem de ser para manutenção do "projecto europeu". O projecto de irmandade que agora impõe a uns manos mais pobres serem mais irmãos de outras irmandades exteriores.

Se não fizerem isso os manos burocratas chateiam-se e cortam mesada.

zazie disse...

Olha, é a tal irmandade que se pode ler na bandeira das maluk@s do BE-" as fronteiras matam; toda a gente em toda a parte".

Ora bem. Isto é o que une neotntos com escardalhada.

Neotrotskismo para causas a meias.

Quem é que sempre quis isto?

Ricciardi disse...

Olha, vira-se agora para norte a ver se vês com o outro olho. Mas troca a pala. Não te esqueças.
.
Nem consegues imaginar ter de fugir da tua casa, pois não? Levar as família q temos estrada fora. E levar com uma chusma de gente marada q acharia q tu, e a tua mãezinha, querem é ir aos subsídios.
.
Consegues perceber que não se trata de pobrezinhos. Trata-se do mais elementar dever de ajudar pessoas em aflição extrema?
.
Eu tenho a certeza que não és assim. Estás a armar-te ao pingarelho é o q é.
.
Rb

zazie disse...

Não largas?

Escuta aqui: põe-te agora na tua própria posição:

Acreditas que alguém que é riquinho, vive o tempo todo a declarar que só age por moral e que agora tem como causa ajudar os coitadinhos dos refugiados, prefira passar dias inteiros online a chagar uma senhora que não conhece de parte alguma, a andar a tratar de convencer outros riquinhos para a ajuda?

Topas?

É isto e apenas isto que mostras. E não me parece ter qualquer utilidade para a militância que proclamas nem para os outros.

Mas há-de dar um bruta pica maior que tudo isso.

é que eu estou de férias e a fazer umas tretas online.

Tu vives assim o tempo todo e só chagas os que já marcaste com a famosa cruz da infâmia

zazie disse...

Ou estrela. Porque tudo isto é uma qualquer cena demente ao espelho.

zazie disse...

Quanto é que pinga para a colecta o ter ou não ter a certeza que eu (personagem virtual que não conheces de parte alguma) é assim má ou não é assim má se a ideia é os bons ajudarem rapidamente os tais que os maus não querem ajudar?

zazie disse...

Andas em paz ou andas na tua guerrinha de masturbação inquisitorial?

zazie disse...

Eu até podia contar o que fiz nos entretantos.

Mas não conto.

Não conto porque há coisas que não são para emoldurar nem tirar partido.

Eu sou como o Swift- detesto a confraria dos médicos, dos pretos, dos professores, dos escritores, das pessoas muito boazinhas, dos chineses, dos europeus ou de outro colectivo qualquer.

Só consigo gostar se calhar ser um a um.

zazie disse...

Também desconheço a caridade dita "na medida das possibilidades económicas".

Se calhar de achar que é meu dever, não faço contas às possibilidades.

Desconheço esse mundo do homo economicus e acho pornográfico quando ainda se quer fazer passar por muito humano e desinteressado.

Ricciardi disse...

Blá blá blá

Tinha vergonha, isso sim, de passar o mesmo dia a usar argumentos diabólicos.
.
Rb

Ricciardi disse...

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=2991099&seccao=Europa
.
O link acima são declarações do Papa BENTO XVI acerca dos refugiados.
.
Clap clap clap
.
Rb

Ricciardi disse...

Olha, o Papa Bento parece que também é um perigoso socialista anto-capitalista.
.


"Como o definiu o Papa Bento XVI (cf. Mensagem para o Dia Mundial do migrante e do refugiado de 2006). Se por um lado, as migrações muitas vezes denunciam fragilidades e lacunas nos Estados e na Comunidade internacional, por outro, revelam a aspiração da humanidade de viver a unidade, no respeito às diferenças; de viver o acolhimento e a hospitalidade, que permitem a partilha equitativa dos bens da terra; de viver a proteção e a promoção da dignidade humana e da centralidade de cada ser humano.

Do ponto de vista cristão, como em outras realidades humanas também nos fenômenos migratórios se observa a tensão entre a beleza da criação, marcada pela Graça e pela Redenção, e o mistério do pecado. A solidariedade e o acolhimento, os gestos fraternos e de compreensão, veem-se contrapostos à rejeição, discriminação, aos tráficos de exploração, de dor e de morte. Um motivo de preocupação são, principalmente, as situações em que a migração não só é forçada, mas também realizada através de várias modalidades de tráfico humano e de escravidão. O “trabalho escravo” é hoje uma moeda corrente! No entanto, apesar dos problemas, dos riscos e das dificuldades que devem ser enfrentados, aquilo que anima muitos migrantes e refugiados é o binômio confiança e esperança...
.s migrantes e refugiados não são peões no tabuleiro de xadrez da humanidade. Trata-se de crianças, mulheres e homens que deixam ou são forçados a abandonar suas casas por vários motivos, que compartilham o mesmo desejo legítimo de conhecer, de ter, mas, acima de tudo, de ser mais. É impressionante o número de pessoas que migram de um continente para outro, bem como aqueles que se deslocam dentro de seus próprios países e áreas geográficas. Os fluxos migratórios contemporâneos são o maior movimento de pessoas, se não de povos, de todos os tempos. No caminho, ao lado dos migrantes e refugiados, a Igreja se esforça para compreender as causas que estão na origem das migrações, mas também se esforça no trabalho para superar os efeitos negativos e aumentar os impactos positivos nas comunidades de origem, de trânsito e de destino dos fluxos migratórios."
.

Ricciardi disse...

Em suma, quando se parte para a defesa de valores contrários aos bons princípios cristãos, como faz a zazie, dá nisto. Metem os pés pelas mãos. Sem argumentos vira-se para o opositor para o desvalorizar nas sua vida pessoal. Que é riquinho e o diabo a quatro.
.
Tem juízo e aprende com o Bentinho.
.
Rb

Ricciardi disse...

... e com o Francisquinho.
.
Rb