17 setembro 2015

1st take


É necessário encontrar soluções práticas para o problema dos refugiados. Neste momento eles são apenas uma arma de arremesso político e um escape para o sentimentalismo barato à Facebook, Público, e Observador.
Um primeiro passo tem de passar pela criação de um fundo europeu suficientemente robusto para lidar com uma crise desta dimensão. Estaremos a falar de números da ordem dos 15 a 20 MM€ por ano, nos próximos anos.
Este fundo deveria ser financiado por todos os países da UE, em proporção dos seus PIB’s.
Os países que recebessem os refugiados, seriam financiados desse fundo. Estou a pensar em 15 a 20.000,00 Euros por pessoa, por um período de 10 a 20 anos.
Se Portugal recebesse 100.000 refugiados, teria fundos da UE na ordem de 1.500  a 2.000 M€/ ano. Esta verba financiaria a educação, a saúde e segurança social, destas pessoas.
Em simultâneo, os países com dificuldades económicas poderiam renegociar a sua dívida com a UE. Por exemplo, não pagar juros de 50% da dívida durante 20 anos. Estou a pensar nos PIGS.
Por fim, a UE interviria na Síria, juntamente com os EUA, a Rússia e a China, para estancar a guerra civil. Esta intervenção teria vertentes humanitárias, diplomáticas e militares.
Eis a minha primeira reflexão sobre esta crise, "my 1st take".

86 comentários:

sampy disse...

Estamos a falar de um fundo, tipo buraco, certo?...

Anónimo disse...

Mas por alma de quem numa questão que diz respeito a todos os Estados membros da UE seja só um ou dois países a decidir? O processo foi muito mal conduzido desde o início, precisamente porque alguns países queriam ficar bem na "fotografia" à custa dos outros. Primeiro queriam receber centenas de milhares de pessoas, como isso atraiu imensa gente, agora querem impor quotas aos outros países. Recordo como a situação se agravou desde então. A Grécia não tem mãos a medir e por arrasto todos os países a Norte desse país. Agora é a Croácia sob pressão, a seguir será a Eslovénia, depois a Itália e a França. Vai todo o espaço Schengen pró galheiro.

Entretanto, deixou de chegar gente a Itália? Nunca mais se falou de migrantes em Lampedusa. E como é que se podem separar refugiados de migrantes económicos? Uns fogem da guerra, outros da miséria e por aí fora. Não falta é gente a querer sair do Paquistão, do Afeganistão, da Líbia, do Sudão, da Síria, do Iraque, etc. Como é óbvio, a Alemanha vai ter de virar o bico ao prego.

Harry Lime disse...

O Jaquim acredita que a solução para todos os problemas é atirar-lhes dinheiro para cima.

Mas pronto, é um progresso: pelo menos agora já não os quer mandar para a terra deles.

Estamos a avançar.

Rui Silva

Harry Lime disse...

Por fim, a UE interviria na Síria, juntamente com os EUA, a Rússia e a China

Uau... não passa pela cabeça simples do Jaquim que os EUA, a Russia e a China tenham prioridades e ideias diferentes para o futuro da Siria que a UE?

Então vamos ver:

-os EUA estão em ano de eleições, a ultima coisa que ninguem quer (Republicanos e Democratas) querem é mais uma aventura militar maluka no Medio Oriente.

-A Russia quer a dinastia Assad (velhos amigos!) de volta ao poder. Tudo o resto é indiferente, incluindo coisas como uso de armas de quimicas, massacres em massa, ou putos a afogarem-se nas praias gregas

-A China? Não consigo ver que interesses poderá ter a China em intervir na Siria.

- Resta a UE que está entalada com os refugiados e não tem meios (nem vontade) para intervir militarmente.

a minha ideia é simples: numa primeira fase gerir de forma o mais saudavel possivel o fluxo de refugiados. Isso pode ser feito com relativamente pouco dinheiro e rapidamente desde que haja vontade e organização.

Depois começar a trabalhar numa solução para a Siria (que até pode ser militar!). Mas sempre conscientes de que não há soluções faceis nem rapidas.

Rui Silva

tric.Lebanon disse...

100 mil islamicos a entrarem em Portugal!!!??? anda tudo doido...perdão tudo muito humanista!!!...

tric.Lebanon disse...

A União Europeia a promovêr a Islamização de Portugal!!! Quem diria...

cfe disse...

Não passa pela cabeça de ninguém que a Alemanha fez isto para os europeus deixarem de ser uns meia ruelas e passarem a agir?

Rui Alves disse...

"Por fim, a UE interviria na Síria..."

Ora nem mais. E as novas vagas de refugiados provenientes dessa enésima intervenção militar na Síria também fugiriam novamente para a Europa. E aí voltávamos à guerra na Síria ainda com mais força para acabar com as novas vagas de refugiados. E assim sucessivamente...

Rui Alves disse...

Mas convém esclarecer algumas ideias. Anda muita malta por aí a falar que a UE e os EUA deviam intervir na Síria, mas o que estão na verdade a dizer é que eles deviam fazer uma guerra de forma oficial e assumida, certo? Sim, porque isso de intervirem, já o fazem há muito tempo, só que à candonga e por baixo da mesa.

Ou julgam que os "rebeldes" se abastecem de armas no bazar da esquina? E porque aquilo não são só "libertadores", mas há pelo meio muita malta a combater pelo carcanhol, quem julgam que anda a financiar esses mercenários? O Ali-Babá?

A quem ingenuamente acredite que a Europa e os EUA não intervêm na Síria, aconselho a reverem o conceito de proxy war

zazie disse...

Rui Alves

Mas, pelo menos alguns poderiam assistir a tudo isso num televisor em sua casa

":OP

A lógica de Iraque & Democracia à bomba v.s Rússia e Assad juntos é o dilema para se evitar mais refugiados.
ehehehe.

zazie disse...

A Síria é um país soberano que faz parte da NATO.

Irem para lá em nome do que quiserem sem ser pedida ajuda é uma invasão. Com menos desculpas que a do Iraque.

zazie disse...

Não faço ideia a quem depois deitariam as culpas pelos atentados e retaliações.

Lembro-me que por cá, até os incêndios desse Verão foram atribuídos à Alcaeda por culpa do Barroso.

E o antrax. Já ninguém se lembra do antrax alentejano e mailos terroristas em férias no Algarve?

A memória televisiva é isto. Só se recordam do episódio que viram no dia anterior.

Rui Alves disse...

"A Síria é um país soberano que faz parte da NATO."

Zazie, dessa é que eu não sabia. Então isso quer dizer que neste momento conta com a Rússia para defendê-los dos seus próprios "amigos". Ridículo!

Rui Alves disse...

De resto, concordo com o Rui Silva.

A Rússia não vai sacrificar homens, "queimar" material de guerra, nem sujeitar a sua população ao desgaste de uma guerra, mesmo longínqua, em nome de interesses da rival União Europeia. Sejam esses interesses quais forem, mesmo humanitários. O que é isso, meus senhores? Para salvar refugiados sírios nas praias da Europa, vamos mandar soldados russos tombar nas areias do Médio Oriente? Para mais, a Rússia tem interesses importantíssimos a proteger na Síria (quer económicos quer geo-estratégicos). Uma guerra abriria portas ao caos e ameaçaria tudo.

E quanto à China, que partilha interesses com a Rússia naquela zona do mundo, porquê que iria agora provocar e irritar o seu melhor aliado contra o ocidente? E pior ainda, pondo em causa interesses seus?


zazie disse...

Então não é? A Síria não faz parte da NATO desde 51? e não viveram desde sempre em estado de sítio até 2011?

É o quê, a Síria?

Faz parte da NATO e da Liga Árabe.

tric.Lebanon disse...

"Por fim, a UE interviria na Síria..."
.
mas a UE já esta a intervir na Síria...the Islamic European Union apoiou desde a primeira hora, com jihadistas, com armamento e diplomaticamente the Daesh !!! aliás, as Forças Armadas da União Islamica Europeia, vulgo NATO, já destruiram a Cristandade no Iraque, a Cristandade no Iraque...em nome de Mecca-Judeus!!!

Rui Alves disse...

Isso só mostra a irrelevância a que a NATO chegou.

zazie disse...

Aplique a mesmíssima lógica aos EUA ou à UE.

Se alguém ainda pode ter interesse estratégico na Síria e no petróleo da Síria e nos gasodutos só pode ser a Rússia que nunca deixou de ser aliado.

Já os EUA é que nada têm a ver e a UE ainda menos.
Não há invasões humanitárias. Até para isso é preciso ter as coisas legalizadas no papel e nos tratados.

Tudo conforme na Lei.

zazie disse...

Não chegou. Começou sempre assim.

Só mostra é como v.s nem têm a menor noção histórica de nada.

zazie disse...

Inventou-se uns chavões de Democracia e Liberdade e depois é tudo fora da História.

Tem de ser tudo assim desde a Pré-História e o resto é para bombardear.

zazie disse...

tric- enquanto destroem a cristandade a coisa não chega a ser fracturante nem entra nisso humanismo.

A cristandade é para destruir pelos que renegam até as suas raízes cristãs. A cristandade foi banida do texto da UE por ser politicamente incorrecta.

Portanto, isso de apelar a sentimento em nome de massacres a cristãos por cá não pega.

zazie disse...

Alguém sabe onde fica a Síria ou um niquinho da sua História?

Ou do Líbano ou do Iraque ou algo no género porque dá-me ideia que não só não sabem como tudo isso é confundido com o famigerado colonialismo do homem branco.

Rui Alves disse...

Zazie, tenho noção que em Angola houve uma situação semelhante. Portugal combatia contra os seus "amigos" da NATO que financiavam os "libertadores". Mas antigamente a NATO tinha uma justificação por causa da Guerra Fria, agora nem isso, é um zombie.

Rui Alves disse...

"A cristandade é para destruir pelos que renegam até as suas raízes cristãs. A cristandade foi banida do texto da UE por ser politicamente incorrecta."

É verdade, recordo-me bem disso, e dos protestos de João Paulo II.

"Portanto, isso de apelar a sentimento em nome de massacres a cristãos por cá não pega."

Pois não, recordo-me que há uns anos a UE discutiu a hipótese de formular um voto conjunto de protesto contra o massacre dos cristãos. Contudo, isso não foi para a frente porque tinha necessitava de aprovação por unanimidade e houve países membros que se abstiveram. Um deles foi aqui o nosso, no auge da sabedoria socrática.

Ricciardi disse...

A síria faz parte da NATO?
.
Bailha-me deus nosso senhor Jesus Cristo e santos afins.
.
Rb

zazie disse...

Da ONU!

AHJAHAHAHAHA


Queria dizer que faz parte da ONU e troquei por NATO.~

Mas vai dar ao mesmo porque é país independente que não declarou guerra a nenhum outro Estado e portanto só podem ir para lá para as macacadas de colocar fantoche no governo, fazendo uma invasão ilegal.

zazie disse...

O que importa é que faz parte da ONU e da Liga Árabe. Era precisamente pelo segundo que se devia ter começado a fazer pressão diplomática.

Mas sei lá eu. Estas cenas humanistas são demasiada areia para a minha camionete.

Um ditador que chacina milhares de pessoas, se for deitado abaixo pelos américas passa a santo homem e o regime até era bom.

Se for ditador sem ser atacado pela UE para democratizar e pacificar a coisa, é bera.

Se for terrorismo da Alcaeda é perigoso provocar e deve-se dialogar, mesmo depois dos atentados porque tem de se compreender o que está na base das intenções

E sei lá que mais porque depois a cantiga é sempre a mesma- a culpá e nossa.

zazie disse...

Aquele já comprou telemóvel novo.

zazie disse...

Aquela cena é uma macacada maluca. Tem para lá as variantes mais exóticas do anti-capitalismo.

Uns são por via de casta de poder socializante e tribal; outros por via das arábias mais evoluídas e com planos de jiadismo mais moderno e ocidentalizado, outros a barbárie em forma de gente e contra isto só conseguem ter uns melros que também têm lugar no parlamento e que são marxistas.

eehehe

zazie disse...

Mas a NATO anda por lá metida, pois. Não fazem parte mas por baixo da mesa este humanismo lá vai mexendo os cordelinhos.

Rui Alves disse...

Zazie, agora é que me tramou, eu a acreditar em si... :-)
Bem me parecia que a Síria na NATO não fazia muito sentido, mas como neste mundo tudo é possível...

zazie disse...

O que eu achei piada no Birgolino foi essa parceria de invasão feita por todos para "estancar a guerra civil"

ehehehe

Estancar. Estancar os que combatem os EI, contra o Assad; os que desertam e combatem outras tribos religiosas, pelo meio, estancar tudo e fazer uma coisa moderna de novo.

Ad hoc. Para evitar mais refugiados. Imagino a recepção do EI e como iria a Alcaeda reagir por se meteram agora a armarem-se em controladores de máfias

":O))))))))))))

zazie disse...

eheheh Enganei-me

Estava a escrever uma coisa e a pensar outra

":O)))))

Mas significa que não pode haver pretexto para invasão sem ser por pedido de ajuda do Assad.

zazie disse...

Como ele não pode ajuda e ainda diz que a UE está a colher os frutos do que semeou e do que patrocina, não sei, não.

A Alcaeda está por lá a ajudar a resolver o imbróglio.

zazie disse...

Desculpe a parvoeira da NATO

ehehe

Rui Alves disse...

LOLOL

Ricciardi disse...

O regimr Sirio é um feudo iranianos russo. Não tem grande interesse económico mas, a situação geográfica é importante para o tráfego de armas ao médio oriente. Ajudou a combater o Iraque ao lado do Irão. Declarou 3 vezes guerra a Israel e três vezes levou no pêlo.
.
É uma passagem de armamento considerável e até é por isso que, quando a Mossad detecta movimentos de armas mais ameacadoras e mortíferas lança uns aviões para destruir o cargamento.
.
A Rússia é o principal fornecedor e armamento perigoso para Israel, daí o Netanyau ter ido à Rússia a ver se obtinha acordo para o não fornecimento de uns mísseis de médio alcance rumo ao Hezbollah via Assad.
.
Dizem que p acordo foi feito com a russia e em contrapartida Israel forneceria equipamento sofisticado a aviões de caça russos.
.
A Rússia está a mandar soldados para a siria com o objectivo de garantir o regime Assad porque sabe que americanos e UE irão destruir o ISIS a qualquer momento.
.
Dos russos não se pode esperar comportamentos dignos porque estão a cagar-se para a dignidade. Os gringos é a mesma coisa mas como se trata de uma democracia o peso da opinião pública influência os políticos que acabam por agir dentro de padrões dignos.
.
Portanto, os russos vão querer eliminar a oposição interna a Assad (guerra civil), e esperam q os americanos e europeus dêm cabo dos ISIS.
.
Porém os 'ocidentais' não querem eliminar o ISIS para depois os russos beneficiarem da amizade com Assad e exigem o fim do reinado do ditadorzeco.
.
Rb

Ricciardi disse...

No meio destes interesses todos, onde o dinheirio fala mais alto, o tráfego de armas etc, o povo é q se trama. Não bastava a guerra civil onde Assad revelou o lado negro arrasando vilas inteiras com químicos, e agora leva com o ISIS. O ISIS começou por apoiar a oposição ao Assad, mas depressa começou a combater a oposição e o assad em simultâneo.
.
O povo leva do Assad nuns sitios, leva da oposição noutros e ainda leva do ISIS. Não admira que fujam.
.
Rb

Ricciardi disse...

No meio destes interesses todos, onde o dinheirio fala mais alto, o tráfego de armas etc, o povo é q se trama. Não bastava a guerra civil onde Assad revelou o lado negro arrasando vilas inteiras com químicos, e agora leva com o ISIS. O ISIS começou por apoiar a oposição ao Assad, mas depressa começou a combater a oposição e o assad em simultâneo.
.
O povo leva do Assad nuns sitios, leva da oposição noutros e ainda leva do ISIS. Não admira que fujam.
.
Rb

tric.Lebanon disse...

"Portanto, isso de apelar a sentimento em nome de massacres a cristãos por cá não pega."
.
agora que vem ai a "guerra civil espanhola"...

Harry Lime disse...

Em suma, a situação é bicuda. E a medio prazo a coisa vai provocar ainda mais refugiados.

A pergunta aqui é simples: vamos deixa-los morrer no mar ou às mãos dos traficantes de pessoas? Para mim esta sempre foi a unica questão que interessa no curto prazo.

No medio longo prazo temos a geopolitica naquela parte do Mundo que naquela parte do Mundo é uma confusão desgraçada com todos a matar-se uns aos outros e nenhuma potencia a querer-se queimar ainda mais para resolver a coisa.

Se calhar para variar deveriamos deixar os tipos resolver os seus assuntos politicos... pode demorar muito tempo a resolver-se mas pronto...

Rui Silva

Harry Lime disse...

O povo leva do Assad nuns sitios, leva da oposição noutros e ainda leva do ISIS. Não admira que fujam.

Ah, pois é! Se um dos lados fosse minimamente civilizado eles não fugiam para a Europa.

Rui Silva

tric.Lebanon disse...

"Ah, pois é! Se um dos lados fosse minimamente civilizado eles não fugiam para a Europa."
.
a Europa tambem não é civilizada!!! quando apoia a destruição da memória histórica e fisica da Cristandade no Levante, chamar civilizados aos islamicos europeus é no minimo...

tric.Lebanon disse...

"Se calhar para variar deveriamos deixar os tipos resolver os seus assuntos politicos... pode demorar muito tempo a resolver-se mas pronto..."
.
sim, a Europa Islamica vai entregar as duas margens do mediterrâneo aos Daesh...ja conquistaram umas ilhas no mediterraneo...

Ricciardi disse...

Eles não podem resolver os seus assuntos sozinhos, Rui, porque há gente metida a aproveitar-se do caos que a guerra civil provoca. O Isis.
.
A guerra civil começou porque o Assad não quer que exista uma oposicao. Mudam de governo democraticamente mas o presidente mantem-se e, portanto, na prática quando o povo decide eleger um governo que o presidente não quer, ele acaba por o mandar embora. A guerra civil começou assim em 2010, creio.
.
O Assad não pode sair da presidência porque sabe q os tribunais penais internacionais lhe vão cair em cima. E para se manter faz tudo o q russos e Iranianos quiserem q faça.
.
Há uns tempos os russos parece q propuseram ao gringos que aceitariam remover Assad se os americanos deixassem o irão em paz. Em causa estava liquidez iraniana congelada qbtinha por destino a Rússia embtroca de armas. Congelado o dinehiro os russos não puderam vender.
.
Mas os gringos não aceitaram. Deram o Assad na bandeja e os gringos rejeitaram. Acharam que o Assad ia cair de qualquer forma sebdessem apoio à oposição.
.
O ISIS veio baralhar as contas.
.
Rb

Ricciardi disse...

Eu, mesmo não gostando nada do regime Assad, penso que a única solução será os gringos prescindirem de remover Assad. Talvez a opiniao publica force o obama a ceder. Dos russos nao espero nada, excepto garantir q assad continus. Estao a cagar sr embtudo o resto.
.
Rb

tric.Lebanon disse...

Se as Forças Armadas do Reino Católico de Espanha invadirem a Islamica Catalunha para repor a soberania Católica, Portugal vai contestar a posição do Reino Catolico Espanhol na União Islamica Europeia e na takfir NATO!!???

zazie disse...

Claro que a única coisa mais sensata é os russos apoiarem o Assad mas não faço a menor ideia como podem extinguir o terrorismo internacional que é outra coisa.

A Alcaeda é internacional e está lá. O ISIS idem e está cá e lá. A percentagem de recrutamentos na Europa é superior aos que têm sido mortos lá.

zazie disse...

Portanto, esta cena de ser bué de hippie toda a gente em toda a parte porque as fronteiras matam é só até haver para aí outra cena e ficar tudo histérico de novo.

Bastam umas caricaturas. Nem é preciso muito mais ou haver judeu por perto.

zazie disse...

Chamar refugiado a tudo que corre é estupidez. Como se a passagem de fronteiras tivesse sido interrompida por toda a gente e ter andado a ser feita apenas por refugiados sírios.

Há quem fuja e há estatuto jurídico de refugiado dado por um país. São coisas diferentes.

Ninguém tem papel legalizado com estatuto de refugiado apenas por saltar barreiras para entrar à força.

Ou não tinha tão facilmente porque há muito refugiado que nunca fugiu de guerra alguma. O estatuto dá para tudo. Foi criado por causa da cena do barco que levava uns 900 judeus que ninguém quis receber. Isto em 39 e depois da guerra legislaram.

Harry Lime disse...

zazie,

Por isso é que é preciso começar a "geri-los" o mais cedo possivel e fazer uma triagem decente.

Não nos importamos de cá ter refugiados genuinos (e acredito que são a esmagadora maioria!) mas também não queremos aldrabões nem terroristas.

Tambem temos de garantir que só terão possbilidade de obter visto so que chagarem pelo processo "normal":

1- passagem por campo certificado da ONU na Turquia, Libano ou jordania

2- triagem com background check

3- se aprovado reencaminhamento para um centro de acolhimento no interior da Europa

4- por fim, acolhimento no pais de destino em condições

Este é um processo que faz sentido e que acima de tudo quebra as redes de trafico no Mediterraneo e na Europa de Leste. Este é o objectivo!

Rui Silva

zazie disse...

Como os refiados tanto vêm da Síria como do Iraque, do Afeganistão, do Paquistão, fora o resto da Nigéria e coisas assim, não imagino onde vão desencantar tanta intervenção militar para "estancar" este problema de gente a albergar.

zazie disse...

Mas alguma vez ou falei de cá? caraças que já chateia!

V.s são uns bimbos que nunca viveram nenhuma outra realidade e só pensam na novidade de haver refugiados cá.

Eles nem querem! os 74 que tinham ido para hotel piraram-se. Os outros que já cá estavam, idem. É só crise, é só crise, é só crise.

Foram para a Alemanha.

Ora se estamos a falar de atender gente a ser bombardeada não podemos misturar isso com imigração que escolhe unicamente a dedo uns locais onde eu também nem me importava de ser recebida.

Quer-se dizer. Na volta quem está a fazer as continhas ao problema dos comboios da Linha nem sou eu.

Nós por cá não temos nem 1/10 de refugiado que têm os tais que v.s consideram nazis e arianos da Hungria.

Já cheira mal esta conversa de palermas

Harry Lime disse...

zazie,

A maior parte neste momento vem da Siria. Um problema de cada vez.

Alias, devem vir muito poucos do Paquistão e do Afeganistão. E os do Iraque fogem ao mesmo que os sirios... não se já reparaste mas agora não há distinções... o ISIS opera indistintamente nos dois paises.

Rui Silva

zazie disse...

Esta onda aconteceu por outros motivos. Por os próprios terem aberto as portas e até terem amnistiado desertores.

O resto é o que se sabe que a maluka da Bismerka fez e agora até o lá das imigrações já se demitiu

zazie disse...

Tens números?

Não tens. Ser a maior parte não quer dizer que não estejam a entrar muitos outros aos milhares.

Milhares não é percentagem- é gente, foda-se. E não tem de ser tudo de fronteira aberta sem mostrar passaporte porque nem isso te deixavam a ti.

Parece que está tudo bêbado. Agora até os aeroportos deixavam de ter filas separadas entre UE, residentes e não residentes e entrava tudo com mala na mão e embora que se faz tarde.

Nem se perguntava o nome porque isso pode ser indiscrição ou manifestação de xenofobia se não for completamente branco e com ar europeu.

Harry Lime disse...

zazie,

Não consigo imaginar alguem que pense na novidade de ter cá refugiados.

Já agora quando falo em "cá" quero dizer "cá, na Europa". Até porque os refugiados não querem vir para cá ("Portugal").

Mas imaginemos, por hipotese, que se armam em chicos espertos e dizem que querem vir para Portugal para depois se prarem à má fila para mais verdejantes pastagens. Se isso acontecer então serão comuns criminosos e serão tratados como tal (voltamos à historia da malta do TGV).

Por isso é que o processo de triagem é importante: obriga os refugiados a dizer à partida para onde querem ir. E obriga-os a comprometerem-se com a sua palavra. Se mentirem, sofrem as consequencias.

Quer dizer, imaginemos que ao fim de alguns anos eles se integraram e lhes apetecer bazar para o UK, ou a Alemanha, estão no seu direito. Desde evidentemente que respeitem os canais e as leis da terra.

Rui Silva

zazie disse...

O ISIS opera lá mas recruta cá.

As percentagens de recrutamento na Europa são gigantescas.

Portanto, o ISIS é um grupo de psicopatas terroristas que actua internacionalmente.

Mas as fronteiras é que matam.

Os que morrem sem poder fugir nem contam. Só há humanismo para os que se puseram a salvo.

Controlar o ISIS e penetrações cá, também é feio porque podem ser refugiados sírios a fugirem deles. Sendo o ISIS não é racista e aquilo é mais à United Collors of Benneton.

zazie disse...

Não é depois de entrarem.

Não há um único país da Europa que consiga resolver os problemas depois de entrarem.

Nem sequer deportar conseguem. Mesmo com crimes de lei ninguém deporta.

Só em havendo atentado é que matam primeiro e perguntam depois.

Ricciardi disse...

Pois, claro, têm que entrar com método e devidamente registados.
.
E sim, um refugiado enviasse para onde o país acolhedor entender. Não faz sentido a escolha, embora compreenda e julgue natural que já agora prefiram ir para um país com melhores condições.
.
Rb

zazie disse...

A Rússia é amiga da Síria. É gigantesca. Podia albergar todos os refugiados.

Se estamos a falar de gente em desespero que apenas foge de matanças, é fugir para o que está mais perto e não a cena de atravessar a Europa toda até chegar aos paraísos do Estado Social.

Sendo que eu até me estava nas tintas se os alemães levassem com isso desde que depois não mandassem na UE para branquearem os despejos para os outros.

Nunca disse que gramava lá muito os boches e isso nada tem a ver com política da moda ou de apoiar o "não pagamos, não pagamos", dos tiriricas da Grécia.

zazie disse...

São de elogiar em muita coisa como na superioridade de trabalho e ordem mas há por lá um gene cretino contra o inferior a Sul que não me cativa.

Quando isso se junta a divã de culpa de holocausto e a treino da STASI a coisa torna-se mesmo fedorenta.

Harry Lime disse...

zazie,

Mas tu defendem que alguem (refugiado ou não) em qualquer circunstancia (que não a mais extrema!) seja sujeito a um procedimento de "matar primeiro e perguntar depois"?

Hey, eu tambem gosto dos filmes do Dirty Harry, mas mesmo ele só actua quando tem a certeza de que os maus são mesmo maus (e invariavelmente tem razão).

Tem cuidado com o que dizes, zazie. Se não queres ser lobo não lhe vistas a pele.

Rui Silav

zazie disse...

«Pois, claro, têm que entrar com método e devidamente registados. »

Ai que giro!"vejam só. Quando eu disse isso logo no primeiro dia da bronca dela mandar abrir portas e entrar tudo chamaram-me todos os nomes.

Que engraçado como agora me repetem e não se chicoteiam por serem parvos.
.

zazie disse...

Eu de3fendo que se mate primeiro e pergunte depois?

Acaso sou eu que ando para aí nessa palhaçada do "somos todos Charlie" quando isso acontece?


Alguma vez houve atentado islâmico em que não matem primeiro e perguntem depois?

É nisto que dá viver-se de palavras, alimentar e engordar os problemas e depois salta a tampa e passa tudo de bestial a besta.

Harry Lime disse...

A Rússia é amiga da Síria. É gigantesca. Podia albergar todos os refugiados.

zazie,

Mas os russos são uns cabrões. Queres-lhes seguir o exemplo?

Não percebes que a maior força (e a maior fraqueza) do Ocidente é que nós somos pessoas minimamente decentes?

Quando um tipo é um granda cabrão, as soluções são sempre simples! E envolvem invaravlemente um tiro na cabeça.

(há excpeções: o Dirty Harry não é cabrao e tambem resolve os seus problemas a tiro mas isso é porque os burocratas que mandam na policia são uns pussies corruptos)

Rui Silva

zazie disse...

Ate´o desgraçado do brasileiro foi morto no metro só porque levava um kispo e isso tem ar muito suspeito.

Nessa altura babaram-se todos. Borravam-se todos pelas pernas abaixo e sem sequer estarem lá.

Só pelo televisor já era histerismo de loucos.

zazie disse...

São menos cabrões do que eles.

Já estão numa fase de evolução das espécies em estágio mais avançado.

Não se pode é saltar etapas e passar de trilobite a burguês em Viena de Áustria.

Harry Lime disse...

zazie,

O que disseste logo no primeiro ( e no ultimo) dia foi que os refugiados tinham era de ir para a p**a que pariu (pardon my french).

E a tua retorica tem sido sempre essa.

Alias, para obteres estatuto de refugiado politco tens de te registar. É da lei. E eu não quero em tempo algum falhar à lei.

O que eu defendo é que esse registo seja feito o meis cedo possivel na "cadeia logistica" (uso este termo à falta de melhor, os refugiados são pessoas não mercadorias)

Rui Silva

zazie disse...

E vou indo que este psicopata ideológico já me estava a ameaçar por lembrar o que os bons dos humanistas costumam fazer sempre que há suspeita da matança ter sido islâmica.

V.s todos é que mudam da noite para o dia precisamente porque são histéricos e vivem o mundo por palavras e novelas emotivas.

Eu não mudei um milímetro. É verificar. Encontrem lá alguma onda Charlie no Cocanha. Procurem lá o que eu postei sempre que a coisa vira para o outro lado.

zazie disse...

Faz copy paste ó taralhoco.

Vá. Vai lá procurar que eu vou ali fazer um cócó

":O))))))))))))))

Harry Lime disse...

Olha a zazie agora a dar uma de Putiana!

Então e os sirios tambem estão a evoluir: estão naquela fase em que se matam uns aos outros até perceberem que vão a lado a nenhum... o que é basicmante a historia da Europa desde a Republica Romana até 1945.


Was it 111 BC that the Kimbri and the Teutones, having moved down from Jutland to what is now Austria and crossed the Danube, decided they would rather cross the Rhine into the land of feta and olives in the Rhone Valley rather than eat Sauerkraut and sausage--or, back then, probably auroch jerky--in Noricum, near what is now Salzburg? So they went. And so they looted, burned, ravaged, killed, and ruled until a decade later they were broken at the battles of Aquae Sextiae and Vercellae by the new-model Roman Republican army commanded by Gaius Marius C. f. seven times consul. Ever since then, by my count, it is every thirty-seven years that a hostile army crosses the Rhine going one way or the other bringing fire and sword. The original Swiss--the Helvetii. Julius Caesar. All of those who claimed to be Julius Caesar's adoptive descendants. The Visigoths heading for Andalusia. Louis XIV commanding his armies to make sure that nothing grows in the Rhinish Palatinate so that his armies attacking Holland have a secure right flank. And, last, Remagen bridge in 1945. Every thirty-seven years, with increasing destructiveness as time passes.


http://delong.typepad.com/delong_long_form/2015/01/the-future-of-the-european-project-and-the-future-of-the-eurozone-a-talk-from-2013-the-honest-broker-for-the-week-of-janua.html

Rui Silva

PS. fonix, esta da putiana saiu um bocado má... a zazie tem imensos defeitos mas acho que não se dedica à prostituição. :-):-)

zazie disse...

As fronteiras matam:

http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/europe/germany/11872727/Islamic-terrorist-shot-dead-after-Berlin-attack-on-policewoman.html

zazie disse...


Mama Merkel

Alemania, por su parte, toma las primeras medidas para tratar de desincentivar su elección como destino. Según han adelantado medios de Berlín, el ministro de Interior Thomas de Maiziére planea un drástico recorte de las ayudas que por leyreciben en este país los refugiados y que lo hacen mucho más atractivo que cualquier otro de la UE. Las mismas informaciones señalan que Alemania no concederá el estatus de asilo a los refugiados que hayan sido registrados antes en el país de entrada a la UE y que en ese caso les proveerá solamente de un billete de viaje de regreso.


http://www.elmundo.es/internacional/2015/09/17/55fa8fef268e3e697f8b4581.html

Ricciardi disse...

Bom, o que interessa é acolher quem precisa urgentemente. O resto pode esperar. A UE, porem, não fode nem sai de cima. Uns deixam entrar, outros não. Uns querem, outros não.
.
Estou mesmo farto de pertencer a está UE.
.
E depois, as ideias políticas parece estar num crescendo de radicalidade.
.
É cada um a ver se consegue ser mais desumano nas medidas do que o outro.
.
Rb

zazie disse...

Arranja outra UE, se não queres pertencer a esta.

Olha-me este.

Há alguma outra UE ou é o toda a gente em toda a parte porque as fronteiras matam?

zazie disse...

Há coisas proféticas:

http://observador.pt/2015/03/10/ministro-grego-se-a-europa-nao-ceder-sera-inundada-por-gregos-e-jihadistas/

Ricciardi disse...

Uma profecia manhosa. Afinal vieram refugiados.
.
Rb

Ricciardi disse...

A posicao de Portugal é um orgulho nesta materia.
.
As mesiricordias já estão a trabalhar no acolhimento. Penso mesmo que a de Bragança já está preparada para receber famílias.
.
Um clap clap clap.
.
Rb

Ricciardi disse...

Misericórdias

Ricciardi disse...

As fronteiras em si não matam. O que mata mesmo é o racismo, o ódio, o desprezo, a desumanidade.
.
O que mata são as causas destes problemas como muito bem disse o Papa Francisco e como já tinha dito o emérito.
.
Rb

rui disse...

Pelo Direito à Sobrevivência:
-> http://separatismo--50--50.blogspot.com/
(antes que seja tarde demais)

zazie disse...

E depois também há estes que ainda vão na etapa macacóide do "onde mijo é o meu país"

Harry Lime disse...

O grande problema é que os burritos dos refugiados não querem vir para cá.

E nisso são mesmo estupidos. Os alemães por mais porreiros que sejam (e acredito que sejam porque ao contrario dos hungaros têm memoria) têm um limite. Assim, o refugiado inteligente procuraria outros sitios com menos multidão e com mais probabilidade de aceitação e de ter condições decentes de vida.

Alias, um teste à inteligencia do refugiado é perguntar-lhe: "Para onde queres ir?" Se ele responder "Portugal" então é esperto e tem direito a tudo o que lhe pudermos dar (que não inclui luxos, como é evidente).

E é esse tipo de refugiados que nós queremos. Não os refugiados "normais" que rem ir para a Alemanha para ter um BMW.

(ok, este exemplo é um pouco exagerado mas ilustra um principio: nós, Europa, temos de ser mesericordiosos mas os refugiados tambem devem ser inteligentes :-) :-) )

Rui Silva

zazie disse...

Estás enganado.

Quem foge da guerra, quer é salvar a pele.

Quem consegue fugir da guerra e tem possibilidades de escolher, escolhe onde os subsídios são maiores e a forma de vida mais rica e até com possibilidade de emprego.

Não ias para Alemanha se precisasses?

Refugiado "normal" até está em campo de "concentração" lá perto. Esses nem chegam à Grécia, quanto mais à Alemanha.

Harry Lime disse...

zazie,

a maior parte dos refugiados (cerca de 4 milhoes) está me campos ainda na Turquia, na Jordania, no libano ou até deslocados ainda na Siria. E esses não podem escolher.

Mas os que chegam à Europa podem escolher. E eles estão, na minha opinião, a ser um bocadinho burritos. Se escolherem outros destinos além da Aleamnha têm mais hipoteses.

E anos mais tarde, se se integrarem até podem mudar-se para a Alemanha, como um vulgar cidadaão europeu. Eu não vejo problemas em que os refugiados usem Portugal como uma steping stone se o fizerem dentro das regras: vêm para cá, integram-se, ganham cidadadania europeia e depois movem-se à vontade se quiserem.

Rui Silva