23 julho 2015

o Iraque europeu

A aventura grega parece-me o Iraque europeu

2 comentários:

zazie disse...

Estão é a provar que têm muito menos burocracia que nós e que se quiserem fazer as coisas, fazem.

É uma lição neste aspecto.

Não há para lá palhaços de Constitucional a empatarem tudo.

Anónimo disse...

"Não há para lá palhaços de Constitucional a empatarem tudo."

Há, há Zazie, são é menos interventivos, ou porque estão mais alinhados com os governos, ou porque a Constituição grega é menos fechada.

O que aconteceu foi que no jogo de "poker" entre a Grécia e a Alemanha, a Grécia apostou tudo mas tinha uma "mão" sem trunfos suficientes, e assim teve de recuar em toda a linha. Foi uma derrota estrondosa que muitos tentam mitigar vitimizando os gregos e lançando o odioso sobre os alemães. Mas este simplismo só serve a gente intelectualmente desonesta. Em tempo algum uma união económica e monetária que queira ser credível pode ficar em causa devido uns aldrabões de meia-tigela. Outra coisa é a situação estrutural da Grécia, que inclui o problema da dívida, e que deve ser discutida, tal como a dos outros países.

A partir de agora a situação é muito clara, porque os gregos já sabem que se desatinarem, o euro sai da Grécia. Agora os deputados trabalham a todo o vapor no Parlamento. Pudera! E os outros países resgatados até foram muito razoáveis com os gregos, porque à Grécia basta ter uma avaliação positiva para poder negociar o alívio da dívida. Mais uma situação de favor e não me venham com a merda da situação "especial" da Grécia, porque a situação é "especial" devido ao atraso e à incompetência desse país. Fizeram tanta porcaria que se "enterraram", mas depois ninguém lhes pode exigir nada porque estão muito "enterrados".