13 julho 2015

já se pode falar de arrefecimento global sem chocar

Vêm aí décadas de frio

PS: Agora que o Vaticano aceitou o dogma do aquecimento... é só mudar a narrativa e dizer que os pobrezinhos não têm cobertores.

7 comentários:

Ricciardi disse...

É esquisita esta obsessão. A possibilidade de no ano 2030 a actividade solar puder, eventualmente, quem sabe, reduzir-se não invalida o facto concreto e real ( até se snifa) de haver intrusão ambiental hostil das actividades poluentes q o homem causa.
.
Rb

Carlos disse...

É esquisita esta obsessão. A possibilidade de no ano 2100 a temperatura poder, eventualmente, quem sabe, aumentar 1 grau, não invalida o facto concreto e real (até se sente) da temperatura média não ter aumentado nos últimos 10 anos.

Zephyrus disse...

«É esquisita esta obsessão. A possibilidade de no ano 2100 a temperatura poder, eventualmente, quem sabe, aumentar 1 grau, não invalida o facto concreto e real (até se sente) da temperatura média não ter aumentado nos últimos 10 anos.»

A década de 70 foi fria. Depois disso as temperaturas subiram e a precipitação caiu um pouco. Mas Portugal já foi mais seco. No início do século XX chovia muito menos. Mas também já foi mais quente e seco. Ou frio e húmido.

Os padrões da circulação geral da atmosfera vão mudando de acordo com a actividade solar e com outros factores onde o homem não interfere. Existem indícios de que a Inglaterra em tempos históricos foi muito mais quente e seca do que é actualmente. E outras regiões da Europa também o foram.

O aquecimento global é uma bela banha de cobra. Não ponho em causa que haja algum aquecimento motivado pelo homem mas não interfere seguramente no clima global, na circulação geral da atmosfera, que depende de outros factores.

Há muitos interesses obscuros em torno da banha de cobra do aquecimento e muito negociata à escola global.

Quanto a nós.

Se isto arrefecer vai chover mais no Sul e os Verões vão ter mais episódios de chuva. A temperatura no Inverno dada a nossa latitude não sofrerá muito por causa da influência oceânica. No Norte é possível que chova um pouco menos no Inverno e mais no Verão. Vai ser bom para a agricultura e para as florestas e mau para o turismo. Foi mais ou menos isto que sucedeu na última «mini-idade» do gelo.

Zephyrus disse...

«É esquisita esta obsessão. A possibilidade de no ano 2100 a temperatura poder, eventualmente, quem sabe, aumentar 1 grau, não invalida o facto concreto e real (até se sente) da temperatura média não ter aumentado nos últimos 10 anos.»

A temperatura média subiu isso está patente nos dados do IPMA.

Mas foi por causas humanas? Não sabemos.

Sabe-se sim que no passado também houve períodos quentes e secos em Portugal. O Norte do país, por exemplo, já foi terra de azinheiras em períodos quentes e secos. E em períodos húmidos o Algarve já teve castanheiros e carvalhos nas serras.

Harry Lime disse...

Vamos lá ver. O argumento do Jaquim é o seguinte: se o aquecimento global não acontece então não vale a pena preocuparmon-nos com o lixo que mandamos para a atmosfera.

É basicamente, o argumento Fox-News...

Ora este argumento é "pedestre" porque influencia do homem no clima é indiferente. Pode ou não influenciar o clima, não interessa. O que interessa é que as emissões de lixo para atmosfera têm influencia na qualidade de vida das pessoas (e no seu Bem comum e na procura da sua felicidade, chamem-lhe o que quiserem) e como tal devem ser diminuidas.

Não interessa se o smog em Pequim aquece ou não a atmosfera. Interessa apenas que a incidencia de doenças respiratórias é menor sem smog do que com ele.

O que me surpreende é que o Jaquim se preocupe mais com os interesses de uns quantos capitalistas americanos que leram a Ayn Rand quando eram pequeninos do que com o Bem Comum no homem vulgar.

Rui Silva

PS. Não me entendam mal, eu adoro os livros da Ayn Rand (especialmente as cenas de sexo) só tenho problemas em os levar a sério e em levar a sério quem os leva a sério.

zazie disse...

Rui Silva a 15-12-2009

http://www.cocanha.com/a-ecologia-e-fascista-mas-o-horizonte-e-vermelho-para-o-proletariado/

zazie disse...

Rui Silva e Birgolino- a mesma utopia- há 6 anos

http://www.cocanha.com/o-algodao-nao-engana/