19 junho 2015

há uma hierarquia na criação

Everything is related, and we human beings are united as brothers and sisters on a wonderful pilgrimage, woven together by the love God has for each of his creatures and which also unites us in fond affection with brother sun, sister moon, brother river and mother earth.
Francisco

Tudo está em equilíbrio, e todos os seres humanos estão unidos como irmãos e irmãs numa maravilhosa peregrinação, criada pelo amor de Deus por cada uma das suas criaturas e que também nos une com profundo amor ao irmão Sol, irmã Lua, irmão rio e mãe Terra.

Comentário: Um texto poético que parece colocar no mesmo plano os seres humanos e o mundo material. Ora os seres humanos estão no topo de uma hierarquia da Criação, ‹‹à imagem de Deus››, e tudo o resto está ao seu serviço.

Genesis 1:27


27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. 28 E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

4 comentários:

Luís Lavoura disse...

Francisco e Joaquim estão em versões diferentes do catolicismo.
As escrituras sagradas são assim: têm pasto para todos os gostos.

marina disse...

mas isso foi antes do pecado original... nada que vem no genesis se aplica pos maça de adao :) a esta hora , sem pecado original , sabe se la o que se passava no paraiso. adao e eva nao mereceram reinar sobre ninguem e nao esquecer que foram pais de cain , mais valia estarem quietos :) :)

Anónimo disse...

67. Não somos Deus. A terra existe antes de nós e foi-nos dada. Isto permite responder a uma acusação lançada contra o pensamento judaico-cristão: foi dito que a narração do Génesis, que convida a «dominar» a terra (cf. Gn 1, 28), favoreceria a exploração selvagem da natureza, apresentando uma imagem do ser humano como dominador e devastador. Mas esta não é uma interpretação correcta da Bíblia, como a entende a Igreja. Se é verdade que nós, cristãos, algumas vezes interpretámos de forma incorrecta as Escrituras, hoje devemos decididamente rejeitar que, do facto de ser criados à imagem de Deus e do mandato de dominar a terra, se deduza um domínio absoluto sobre as outras criaturas. É importante ler os textos bíblicos no seu contexto, com uma justa hermenêutica, e lembrar que nos convidam a «cultivar e guardar» o jardim do mundo (cf. Gn 2, 15). Enquanto «cultivar» quer dizer lavrar ou trabalhar um terreno, «guardar» significa proteger, cuidar, preservar, velar. Isto implica uma relação de reciprocidade responsável entre o ser humano e a natureza. Cada comunidade pode tomar da bondade da terra aquilo de que necessita para a sua sobrevivência, mas tem também o dever de a proteger e garantir a continuidade da sua fertilidade para as gerações futuras. Em última análise, «ao Senhor pertence a terra» (Sl 24/23, 1), a Ele pertence «a terra e tudo o que nela existe» (Dt 10, 14). Por isso, Deus proíbe-nos toda a pretensão de posse absoluta: «Nenhuma terra será vendida definitivamente, porque a terra pertence-Me, e vós sois apenas estrangeiros e meus hóspedes» (Lv 25, 23).

Anónimo disse...

Caro anónimo,

Obrigado pelo seu contributo que me parece muito válido. Concordo com tudo o que diz e julgo que não vai contra a minha afirmação de que existe uma hierarquia na criação.
Só o homem, de todas as criaturas, foi criado à imagem de Deus.
Dito isto, destruir o ambiente destrói também a possibilidade de sobrevivência da espécie humana. Um equilíbrio é necessário. Mas se a inteligência que Deus nos Deus não for suficiente para compreender esta realidade, a natureza irá irremediavelmente impôr-se.
A vontade de Deus, em última análise, nunca pode ser contrariada.

Joaquim