28 maio 2015

repor a verdade

Comunicado – a propósito das notícias relativas ao Hospital de Santa Maria

Em declarações hoje atribuídas na comunicação social à Senhora Dra. Sónia Pires escreve-se que nos processos de nomeação dentro do Hospital de Santa Maria interferem (e citamos): "dinâmicas externas próprias à sociedade portuguesa — como (...) a Opus Dei".
O Opus Dei desmente categórica e integralmente o conteúdo de tal afirmação. A Senhora Dra. Sónia Pires não contactou com a prelatura do Opus Dei para o seu trabalho. Sendo uma afirmação que põe em causa a natureza e a finalidade desta instituição da Igreja Católica, pedimos publicamente à Senhora Dra. Sónia Pires que, caso tenha proferido as palavras que lhe são atribuídas, retire a afirmação Se a afirmação, apesar de lhe ser atribuída, tiver sido dita, afinal, por alguma pessoa envolvida no estudo, desejamos que as autoridades competentes realizem uma investigação sobre as suspeitas levantadas.
Em qualquer caso, a prelatura do Opus Dei está e estará sempre disponível para colaborar com as autoridades. O Opus Dei é uma instituição criada pela Santa Sé, e - sobre aquilo que é e o que faz - podem solicitar-se informações à Conferência Episcopal Portuguesa, à Nunciatura Apostólica e, na Santa Sé, à Congregação para os Bispos.

Comentário: O Gabinete de Imprensa da Opus Dei distribuiu este comunicado à imprensa na sequência desta notícia. É surpreendente que a autora do estudo não tenha contactado as entidades que alegadamente denuncia.

7 comentários:

Pedro Sá disse...

O estudo é mal intencionado, e parte do princípio que alguém que trabalhe para o Estado por ter qualquer tipo de filiação está ao serviço de interesses de terceiros.

Como é bom de ver, pelo andar da carruagem eu, entre outros, estou ao serviço do Sporting Clube de Portugal. Ou outros da Associação Recreativa de Pitões das Júnias. Etc.

Anónimo disse...

Esse argumento não faz sentido, é simplesmente colocar todos as assoições existentes no mesmo nível, o que logicamente é errado. Uma filiação num partido político ou na maçonaria terá outras implicações para o perfil do individuo que uma filiação num clube desportivo ou no clube do Rik e Rok.

Zephyrus disse...

«Uma filiação num partido político ou na maçonaria terá outras implicações para o perfil do individuo que uma filiação num clube desportivo ou no clube do Rik e Rok.»

Os detentores de cargos públicos deveriam ser obrigados a fazer uma declaração de interesses e assumirem se pertencem ou não à Opus Dei ou à Maçonaria. Por uma questão de transparência e viabilidade futura do Regime. Tanto a Opus Dei como a Maçonaria são organizações que pretendem minar a máquina pública e as grandes empresas para impor o seu modelo. É uma actuação nada transparente que atenta contra a Liberdade à qual a sociedade deve permanecer atenta.

Euro2cent disse...

> atenta contra a Liberdade

Os devotos da Santa Liberdade não cessam de me surpreender.

Então os individuos que exerçam a sua liberdade de se associarem, e conjuntamente a liberdade de não prestarem informações a terceiros, estão a atentar contra a Liberdade?

Quer dizer, eu acho que sim, poderão ser eventualmente uma corja de bandidos. Mas estão a exercer a liberdade (ou Liberdade, para os mais devotos) conforme diz na embalagem. Não diz lá que não pode ser exercida por bandidos

Aliás, a Liberdade é o último refúgio dos bandidos. Et por cause.

Zephyrus disse...

Não pretendo ofendê-lo, mas o caro pouco sabe da História das Maçonarias e da Opus Dei, só assim poderá ter escrito o que escreveu. Talvez se tenha assanhado por atacar a Maçonaria, à qual pertencem inúmeros socialistas. Se atacasse a Igreja Católica, a conversa seria outra.

Zephyrus disse...

«Então os individuos que exerçam a sua liberdade de se associarem, e conjuntamente a liberdade de não prestarem informações a terceiros, estão a atentar contra a Liberdade?»

Alguém falou em proibir a liberdade de se associarem?

O caso aqui é outro. A Maçonaria e a Opus Dei infiltram-se no aparelho de Estado, nas universidades e nas empresas do Regime para paulatinamente imporem a sua verdade, e também para cuidarem da sua vidinha material. E isto é feito de forma nada transparente.

Anónimo disse...

Zephyrus. Não se pode fazer comparações entre a Opus Dei e as lojas maçónicas.

Esta mistura é para dar "credibilidade" ao estudo, mostrando isenção e distanciamento.

A Opus Dei é uma prelatura, com sítio na net, edita boletins informativos, quem quiser pode contactar, pedir informações, participar em eventos.

Olhe lá se se passa algo semelhante às estruturas maçónicas.

JCosta