14 maio 2015

dentro de 10 anos

Disruption of Healthcare

Existing healthcare institutions will be crushed as new business models with better and more efficient care emerge. Thousands of startups, as well as today's data giants (Google, Apple, Microsoft, SAP, IBM, etc.) will all enter this lucrative $3.8 trillion healthcare industry with new business models that dematerialize, demonetize and democratize today's bureaucratic and inefficient system.
Biometric sensing (wearables) and AI will make each of us the CEOs of our own health. Large-scale genomic sequencing and machine learning will allow us to understand the root cause of cancer, heart disease and neurodegenerative disease and what to do about it. Robotic surgeons can carry out an autonomous surgical procedure perfectly (every time) for pennies on the dollar. Each of us will be able to regrow a heart, liver, lung or kidney when we need it, instead of waiting for the donor to die.

9 comentários:

Luís Lavoura disse...

Coitado do Joaquim, ficará desempregado...

marina disse...

há anos q os licenciados em medicina passadores de exames ,vulgo médicos de familia , deveriam ter sido substituídos por pcs .

Anónimo disse...

Os robôs vão passar andar de Mercedes-Benz...

Harry Lime disse...

Esta crença nos grandes conglomerados faz lembrar a mesma crença que existiu nos anos 60 me 70... De repente, toda a gente podia fazer tudo.

Não passa pela cabeça de ninguém que há limites para o que uma empresa pode fazer (mesmo que tenha os computadores mais potentes do mundo e uma capacidade brutal de processar dados).

Mais, para uma empresa como a Apple (epscialista em produzir "computadores") existem areas em qu eo retorno de capital não é o optimo (a Apple é melhor a fazer iphones do que a dar consultas medicas)

É que mesmo com custos variveis a tender para 0, há sempre custos de capital associados! E podemos sempre perguntarmo-nos se esse capital é mais bem empregue em iphones ou em consultas medicas.

Para já, não me parece que estes grandes conglomerados não se estejam a sair muito bem no campo das transferencias de dinheiro... (uma area muito mais proxima do seus negocios hebituais do que as consultas medicas).

Rui Silva

Harry Lime disse...

Perfect knowledge? Phonix, vou deixar de fazer guito na bolsa...

Blockchain... ooohhh... depois do fiasco do bitcoin a malta continua-lhe a dar. :):):)

Rui Silva

Harry Lime disse...

You might have heard of bitcoin, which is the decentralized (global), democratized, highly secure cryptocurrency based on the blockchain.

Estes tipos devem-se drogar. Se há algo que não seja "highly secure" é o bitcoin. :):):)

Rui Silva

Euro2cent disse...

Quando vos falarem de "disrupção", segurem a carteira. Esstão a falar com tipos que querem ser intermediários no lugar dos intermediários.

(Puxar da pistola é opcional, se bem que não se perdesse nada, se fosse possível legalmente.)

Josand disse...

O mais provável que aconteça, caso as pessoas tenham a toda essa tecnologia, provavelmente será que as pessoas procurarão ainda mais os profissionais de saúde, nomeadamente médicos, face às maiores expectativas de melhores cuidados de saúde e intervenção mais complexa. Provavelmente aumentará a fatia que a Saúde(ou doença) ocupará nos orçamentos das pessoas, uma vez que viverão mais anos e nos anos mais "avançados" esta componente é mais relevante.

Por outro lado, uma vez que as pessoas têm tendência a ficarem mais vulneráveis em situação de doença associado a um tradicional paternalismo dos profissionais de saúde, mais exacerbado numas culturas do que noutras mas ainda assim sempre presente, não creio que passem a confiar em entidades cujo modelo de negócio seja assumidamente o "Lucro" continuando a procurar instituições e organizações cuja capa se reveste de propósitos mais humanitários.

As pessoas ficarão sempre doentes e sentir-se-ão sempre vulneráveis nestas situações e face às expectativas de cuidados da época, quererão sempre o melhor ou o desejável para si mesmas e procurarão sempre pessoas e organizações que detenham algumas características que julguem essenciais. Julgo que isso nunca mudará e será quase impossível que se aniquile a relação profissional de saúde-doente em troca dum modelo de capacitação quase total do doente, mesmo com sistemas de apoio à decisão muito evoluídos.

Zephyrus disse...

À espera de estoiro está a bolha do Ensino.

Para quê manuais escolares quando os livros podem ser publicados pelo Ministério em PDF?

As editoras são mais uma mama que come do Orçamento.

E no futuro as aulas teóricas serão lançadas no Moodle em formato audiovisual. Isto ainda não é feito nas faculdades portuguesas mas esperem alguns anos...