07 maio 2015

as 2 faces

Acham que a economia cresce se dermos dinheiro às pessoas - PS

Acham que a economia continua a crescer se tirarmos dinheiro às pessoas - PSD

Comentário: Alguma cultura económica não faria mal aos nossos governantes. O governo não dá dinheiro a ninguém pelo simples facto de que o governo não tem dinheiro, o governo tira dinheiro a uns para dar a outros. E quando o faz, desequilibra a economia a favor dos consumidores e contra os produtores, provocando um vórtex recessivo que nos faz andar de crise em crise.

4 comentários:

Luís Lavoura disse...

o governo tira dinheiro a uns para dar a outros. E quando o faz, desequilibra a economia

Até parece que a economia alguma vez está num estado de equilíbrio!

O governo altera o estado da economia, sim. Mas não a desequilibra, porque na economia não há equilíbrio.

Anónimo disse...

O Passos Coelho tem razão em algumas coisas, mas não sabe explicar. Por exemplo, ontem estava a ouvir o discurso na Aula Magna e às tantas ele falava na necessidade de respeitar as regras do euro, só que não elabora sobre porque é que é importante respeitar as regras e depois lá vem a esquerda fazer a habitual retórica populista de que Portugal é subserviente, murcho, etc., enquanto que a Grécia é valente, combativa, blah, blah.

É importante respeitar as regras porque uma união económica e monetária para ser credível para o exterior tem de ter regras e fazer respeitá-las. Além disso, as regras são uma defesa dos pequenos e médios países face à arbitrariedade dos grandes, para que não sejam só os pequenos como Portugal a terem de "apertar o cinto" quando prevaricam, enquanto que os alemães e os franceses são muito finos para ter austeridade e as regras para eles são relaxadas (como em 2005, e aí está o início da crise do euro).

Relativamente aos termos do Tratado Orçamental, até podem vir a ser suavizados com o tempo, mas o princípio da igualdade dos Estados e de que as regras têm de ser para todos é algo que é do interesse de Portugal. Mas os socialistas, como bons cábulas e incompetentes que são, estão à espera que volte tudo ao relaxamento anterior para poderem voltar a gastar à tripa forra e comprarem eleições, como sempre fizeram. Mas isso não é bom para Portugal, nem para a Europa e para o euro.

PS - O Varoufakis andou a dizer que não queria mais resgates, porque os resgates são uma "droga", um vício. Agora o Tsipras ameaça que se os credores não lhe emprestarem mais dinheiro, não paga as dívidas. E é isto. E depois os gregos queixam-se que não podem planear o futuro. Lembraram-se disso quando votaram nestes anos todos? A culpa não é só da Troika e do FMI, também é e muito da classe política grega, que não sabe o que quer, não apresenta soluções fiáveis e cumpre muito pouco do que se compromete. Tem de haver alguém do lado grego que saiba o que está a fazer e queira resolver os problemas, porque não são os estrangeiros que sabem o que é melhor para a Grécia e o que lá resulta. Os estrangeiros só querem que a Grécia deixe de ser um "peso morto" para o euro.

Anónimo disse...

Caro Luís Lavoura,

A economia tem a sua homeostase, como qualquer sistema.

Joaquim

Harry Lime disse...

Sim, basicamente e em certas circunstancias, a economia cresce quando se dá dinheiro às pessoas.

É evidente que isto não resulta sempre. Mas resulta nas circusntancias actuais.

Pelo contrário, tirar dinheiro às pessoas funciona em certas circunstancias. Que não as actuais.

A economia é como conduzir um carro: às vezes temos de acelerar, outras temos de travar. Mas se travarmos sempre não vamos a aldo nenhum e se acelerarmos sempre estampamo-nos na primeira esquina

O condutor inteligente sabe quando acleerar e quando travar, certo?

Será dificil aos aprioristicos perceber isto?


Rui Silva