01 dezembro 2014

se prenda primeiro e se investigue depois

"A justiça é como é. (...) Prender para investigar lembra os piores tempos da inquisição e do Santo Ofício, os piores tempos das ditaduras do século XX", sustentou o ex-bastonário da Ordem dos Advogados.

Marinho Pinto, advogado, disse lamentar que em Portugal "se prenda primeiro e se investigue depois", considerando que essa forma de a Justiça portuguesa atuar "humilha as pessoas".

7 comentários:

simon disse...

A justiça a atuar desse modo não humilha, apenas. Abusa e não devia, pois que o não o faria se o povo quisesse e houvesse equilíbrio de poderes. Mas o povo tem medo, como "capado" ante o abuso da seita que governa e a que lhe dá o gozo de encostar ao muro quem se lhe avantaja, tem classe e, traído, embora, nem assim dá meças ao Passos, desassossegado e vaidoso, o traidor.

E à volta as moscas, sarábia e o impolido basco, despeitados ambos, mais um bando delas, estão nas suas quintas, num refastelanço de chiqueiro a rodos, mal dizer .

Luís Lavoura disse...

Este Marinho Pinto pode ter muitos defeitos, mas tem os tomates no sítio e diz muitas verdades.

Harry Lime disse...

Este Marinho Pinto só tem defeitos.

É facil mandar estas bocas à treinador de bancada mas quero ver o que ele fará se alguma vez tiver responsabilidades (mesmo apenas ao nivel de deputado).

De resto, ele está a adiar a sua entrada na polica activa (há quem tenha votado nele para deputado no Paralemnto europeu). I wonder why...

Rui Silva

Cfe disse...

"O problema é que se calhar há alguns políticos bem piores do que o Sócrates que deviam estar na cadeia"


É mesmo? Diga lá quem são.


Cfe disse...

"Prender para investigar lembra os piores tempos da inquisição e do Santo Ofício, os piores tempos das ditaduras do século XX", sustentou o ex-bastonário da Ordem dos Advogados."

Desde o tempo da Fátima Felgueiras que é do conhecimento de todos(para alem do círculo dos que trabalham no meio) que pode-se prender sem formular uma acusação em Portugal, durante tempo acima do aceitável. E porque agora vem gritar por causa da prisão de um ex PM?

O que fizeram esse tempo todo para evitar isso?

Alem disso, que vá estudar um pouco de história para saber que as regras do Santo Ofício foram um avanço para a época pois limitava os excessos.

jsp disse...

Este bípede é o Rabecaz jurídico cá da paróquia...

Josand disse...

A Inquisição era à época um tribunal bem mais respeitador das garantias duma defesa justa do que os tribunais civis... mas isso vai contra a ética republicana portuguesa que é anticlerical e revolucionária.