11 dezembro 2014

Plato at the Googleplex

Já está no meu Kindle, por sugestão do MEC:
...
Goldstein constrói díalogos filosóficos que fazem rir e pensar. Conta também uma excelente anedota: depois de 40 anos de trabalho, um bilionário compra um mansão no alto de uma montanha. Mas a vista para a baía e para o mar é limitada pelas árvores dos vizinhos. Ele gasta uma fortuna a cortar as copas das árvores mas continua a não ver a baía inteira. Por preços loucos, compra as casas de todos os vizinhos e deita-as abaixo. No dia em que acabaram todas as obras, senta-se finalmente no jardim com a mulher ao lado e à frente, desimpedida, uma vista maravilhosa da baía e do mar. Bebe um trago de champanhe, vira-se para a mulher e diz: "De facto, há coisas que nem o dinheiro pode comprar".
A filosofia está para muitas outras áreas de estudo, incluindo as ciências, como o dinheiro está para aquela vista.
Público

2 comentários:

Francisco disse...

Espero os comentários do Joaquim após a leitura. Já ouvi dizer bem (bem escrito, com piada) e mal do livro (filosofia versão light).

Tenho ideia do livro não poupar a visão reducionista do Joaquim (à falta de melhor termo, julgo que não concordará com esta minha caracterização), pelo que ainda me deixa mais curioso de ler o seu feedback aqui.

Anónimo disse...

Caro Francisco,

Obrigado pelo seu interesse.
Comprei o livro por recomendação do MEC, que citei.
Comecei a lê-lo esta manhã e desisti passada 1/2 hora.
É muito ruminativo e romanceado para o meu gosto.
Para quem gosta de ler o MEC o livro deve ser agradável :-)
E sim, é light. Mas podia ser light e edível, mas não me parece ser o caso.

Joaquim