04 dezembro 2014

lex talionis


É bem feito, já me ocorreu por várias vezes pensar, relativamente ao preso 44. Em última análise ele está a receber o tratamento que achou adequado para os outros. Como sugere o João Miranda e o Victor Cunha.
Mas logo a seguir desligo o Neantherthal e ligo o Sapiens. Este impulso de “talião”, tão ancestral quanto equivocado, ignora um princípio básico: os direitos cívicos são inalienáveis. Não posso escravizar alguém que defende a escravatura ou calar alguém que defende a censura. Isso transformar-me-ia nele.
Eu amo a liberdade. Considero evidente que todos os homens “são criados iguais e que são dotados pelo Criador com certos direitos”; à vida, à liberdade e à busca da felicidade”.
Não vai ser um cascavel desprezível, mesmo um que tenha arruinado o País, que me vai fazer mudar de ideias. Eu não sou, nem quero ser como ele. Nem pretendo aplicar-lhe o tratamento que, sem dúvida, receberia dele.

28 comentários:

muja disse...

Receberia, mas não deve ter recebido. Porque se recebesse, a cretinice cantava de outra forma... olaré!

Ricciardi disse...

Caro Joachim, a esse comportamento chama-se ter Valores. É por estas pequenas grandes coisas que se distinguem os cristãos.
.
Os judeus e os arabes são mais do estilo talianesco. Com ferro matas com ferros morres. Olho por olho, dente por dente.
.
Tratar os criminosos da mesma forma que eles nos tratam seria sermos iguais a eles.
.
É essa a razão pela qual eu discordo em absoluto da pena de morte. Ao concordar com ela transforma-mo-nos naquilo que desprezamos.
.
Rb

Anónimo disse...

Caro Rb,

Exacto :-)

Joaquim

Ricciardi disse...

Um gajo desconfia que o Sócrates terá feito as traficâncias que se diz e muito mais, mas não temos a certeza. A certeza só pode ser apurada se o acusado poder defender-se.
.
Para já são meras acusações que uma das partes, interessada na acusação, o MP, faz ao homem. O juiz nesta fase é alimentado por uma das partes. Essa parte pode ser parcial. Como acontece frequentemente. Pode até inventar cenas para fazer crer ao juiz da perigosidade do homem.
.
Convenhamos, se no dia anterior a Socrates chegar a casa do filho dele foi revistada pela PJ é mais do que evidente que Socrates soube imeditamente para o que vinha. O perigo de fuga é claramente uma invenção que só teve sustentação na porra de um bilhete para deslocação de trabalho habitual para o brasil.
.
A perturbação no inquérito, afinal, tem a ver com o desaparecimento de um computador de Socrates. O MP diz que socrates terá pedido à empregada para levar o PC para um lugar qualquer. Talvez seja bom ouvir o que o arguido tem a dizer sobre isso.
.
A sustentação da preventiva e do perigo de fuga baseada nestes dois factores é de chorar a rir. Podiam ter evidencias fortes? poder podiam, mas não as tiveram.
.
É bom que arranjam qualquer coisa com mais substancia, porque se é deste tipo de coisas que se trata então, bem, então é uma palhaçada desmontável ou justificável por qualquer malota aprendiz de direito.
.
Sim, é mesmo preciso que arranjem fortes indicios e provas. Temo bem que os não tenham. E temo porque provavelmente vai o homem escapar à prisão, provando uma peninha na preventiva. E na volta ainda vai pedir indeminazação ao estado por danos causados. O primeiro dano é facilmente demonstravel: a octofarma rescindiu o contrato.
.
Se houvesse bom senso, o juiz pegava no Socrates, atava-lhe uma pulseira e metia-o em casa. Mas às vezes o protagonismo pode falar mais alto que o bom senso.
.
É a vida.
.
Rb

zazie disse...

Liga ao tonius, ao tonius.

Porque só o homo toininhos acha que se podem aplicar leis que não existem no planeta.

O homo toininhos adora utopias aplicáveis noutras galáxias.

zazie disse...

vlaores de toininhos que lá se imaginam na pele do eleito. O eleito para quem nunca se pode aplicar a lei.

Só que os toininhos esquecem-se que o melhor era corer á chibatada com os chicos-espertos.

O único tratamento era esse- fuja, que fugisse para a terra dos toininhos que gostam muito de pedir esmola aos páises onde a poltranice não impera.

Anónimo disse...

Joaquim.

Que diz a isto:http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=4277790

Anónimo disse...

"Como sugere o João Miranda e o Victor Cunha."

"Mas logo a seguir desligo o Neantherthal e ligo o Sapiens."

Ora agora é que falou bem! De facto muitas ideias daqueles dois foram experimentadas nessa época.

zazie disse...

Isto nada tem a ver com valores. Os ursos não vivem de valores.

Isto tem a ver com o medo, o pavor, de heresia em relação à pureza da cartilha neotonta.

O ritual do homo-toininhos com o socretino é o mesmo que têm o ouro.

É igual aos guardas-vermelhos do tempo do Mao, sempre preocupados no mea-culpa e na denúncia da linha negra.

O Birgolino é um toino que podia ter sido maoísta ortodoxoo.

Tudo nele é a precopuação de seguir à regra os dogmas neotontos.

E depois fica assim, palerminha, fora de tempo, fora da oportunidade, porque a oportunidade para verificar que pertence á linha vermelha neotonta é oportunidade dada pelo noticiário.

zazie disse...

Neotonto é uma caricatura de maoista sob efeito da Fox News.

Anónimo disse...

"A perturbação no inquérito, afinal, tem a ver com o desaparecimento de um computador de Socrates."

Caro RB, essa é que é de chorar a rir. Vc conhece o homem pelo menos tão bem como qualquer um que ande informado e acompanhe estas coisas.

Acha mesmo que com ele cá fora não há risco de perturbação? Veja lá com quem é que ele almoçou 2 dias antes... Para assinar o livro, seguramente...

E porque é que vc valora dessa maneira a presunção de inocência dele e não dá crédito ao juiz para ter decidido como decidiu? Dentro das leis que temos (se são boas ou más isso é outra conversa)

Ou acha que há aqui uma perseguição ao Sócrates? Essa é que dá vontade de rir.

Zeze

zazie disse...

Não conhece.

Eu já tive de chegar á conclusão que o morgadinho da cubata vive mesmo na selva e o que conhece de Portugal é lido aqui.

Ele vive aqui o tempo todo e nem informado está dos factos mais básicos.

E digo isto para não me voltar a chatear.

Se não é socretino, se é português e nem precisa desta palhaçada de ritual de ortodoxia neotonta que o Birgolino precisa, das duas 3- ou é parvo, ou vive na selva ou mais valia que vivesse na selva sem tv, nem teclado, nem jornal.

zazie disse...

A primeira hipótese, da burrice e tonteria também é de considerar.

Eu, desde que li aquelas malucas professoras a exigirem SNS para animais domésticos estou por tudo.

Isso e as barbudas a revoltarem-se por não poderem fazer a barba em barbearia só para homeme.

Portugal é kitsch. Tem esta loucura branda como pano de fundo.

zazie disse...

Há um pano de fundo nesta inversão de valores e absolutav ausência de sentido de justiça.

O que esta malta que se sangra pela proventiva e pelo socretino diz é igualzinha ao que andava há demasiados anos a ouvir na carreia do 28.

É fingir que não vê as dezenas de carteiristas a estragarem o percurso turístico mais bonito de Lisboa.

Se não a roubaram a si, faça como eu- fique calada- diziam-me os poltrões dos motoristas, seguidos do coro dos frouxos que já nem homens são.

É esta a lei do poltrão- encolher os ombros, fingir que não vê, desde que não lhe toque a si, porque nem sabe o que é ser português como eu sei o que é ser Lisboeta e me meter nojo aquela cambada de carteiristas com eléctrico à disposição, oferecido pela Carris e a desenvolverem-se em gangue a chegar às parecenças com o Brasil.

Porque a lei que os põe cá fora é a mesma lei tuga, a que serve para o deixa andar e proteger foras-da-lei

zazie disse...

Como esta trampa desta poltranice não me está no sangue. Mas há-de estar no sangue o da antepassado que correu à espadeirada com os mouros, aqui há tempos passei-me.

Passei-me, sem pensar sequer- corri com 8 a pontapé do eléctrico para fora.

Os restantes 4 levou o polícia municipal que estava na rua.

Tenho a cabeça a prémio entre carteiristas e até que o Dragão se lembre de completar o serviço, nunca mais posso andar no meu querido 28.

Mas é assim. Cada um é apra o que nasce. Há quem nasça para poltrão e estão em maioria por cá.

É preciso uma senhora que nem é propriamente garina, fazer o trabalho que os homens já nem fazem.

Porque se efeminaram e são poltrões. Nem sentem cheiro nem sabem o que é gostar da sua cidade e muito menos defender a sua Pátria.

zazie disse...

Serviu pelo menos para me sentir reconforatada quando abriram o telejornal a dizerem que tinham feito uma rusga e fora 6 de cana.

Uns identifiquei eu na PJ.

Ao contrário do que se diz, mais ninguém vai lá identificar ninguém nem fazer queixa de nada.

Porque poltranice é que é a moral socretina que está no sangue dos hipócritas.

E poltrão teme apanhar pela frente com uma zazie a dar para o marado que nem pense duas vezes e trate de os correr a pontapé.

zazie disse...

Não temem eles. Quem não pode comigo são so poltrões que sentiram vergonha por ter sido eu sozinha a fazer o que eles, por mera poltranice não fazem.

Os motoristas ainda recebem comissão- Aquela trampa é um grande negócio.

Isto é tudo um mega 28 entregue a carteiristas, a mororistas que recebem comisão para lhes abrirem a porta quando alguém chama a polícia e uma manada de ceguinhos a fazer número.

A diferença é que o 28 é lindíssimo e ecológico e o trajecto lindo de morrer.

Já estas merdas são demasiado chunga para alguém com sentido de higiene ainda querer misturar-se na lama.

muja disse...

Zeze,

não esqueça o Ministério Público! Também não há presunção de inocência para ele. É culpado de ser parcial (!) e de inventar "cenas" (tipo, variadas) para encavar, perdão, encavalar com cavalas o menino de oiro ou rapaz do violão.

Ninguém maltratar o rapaz do violão,
pois se ele for embora
deixa a moçada na mão

zazie disse...

Há gente que é fáacil perceber de onde vem a tara.

Neste caso não e nem vou querer ler nada nem perceber nada.

Mas, só por coisas, a panca do PA e o escrito do PA em defesa do menino d'oiro e contra os juízes mauzões, é bem pessoal.

Aproveitou a ocasião para projectar no caso o ódio (agora falo assim como eles) aos juízes por já ter tido quem lhe batesse à porta por não poder ser médico sem ter curso.

Estes ajustos de contas em que cada um projecta os seus fantasmas são comuns.

Tornam-se apenas mais irritantes porque se revestem de falso moralismo e escolhem como vítimas os únicos que são impolutos e apenas estão a fazer o trabalho que os poltrões não fazem.

Quem bate neste juíz, seja disfarçado de linha verelha de neotonto, seja disfarçado de sacrista beato do perdão ao ladrão, não merece paninhos quentes.

É um merdas do mundo às avessas. Um merdas que faz da vigarice a bondade e da coragem de a combater o mal.

Ricciardi disse...

Pronto pronto levai lá a bicicleta oh almas crentes.
.
Eu li aquilo que o SPJ disse ter recebido como justificação do juiz. Uma viagem para o brasil para dia 24 e um PC que a empregada terá levado. De salientar que Socrates durante o interregatório disse onde estava o pc e que ele esteve sempre nesse local.
.
Mas pronto, um gajo daqui da selva parece estar mais alerta e atento aos detalhes. Deus está nos detalhes.
.
.
Anyway nunca vi o PA ou o Joachim ou eu proprio dizer que Socrates é inocente. Nunca disse tal coisa. Apenas coloco cenários para extrair um principio.
.
No limite, meus caros e ilustres citadinos, este vosso selvagem acha que é preferivel correr o risco de deixar um putativo culpado escapar do que encarcerar um putativo inocente.
.
Tenho destes dilemas morais, que quereis?
.
Não suporto a ideia de ter alguém preso sendo inocente. Ea inocencia só se prova noutra fase, não nesta. Porque esta fase é especialmente parcial porque só é considerado aquilo que o MP quer apresentar.
.
No catecismo da Igreja esta problematica está lá bem espelhada. A Preventiva não é coisa boa havendo meios substitutos disponiveis até se formar um julgamento de facto.
.
Para não variar alinho com a Igreja. Quer quereis, eu náci ássim, eu créci ássim, vou sê sempri ássim ÉRIBÊEEE.
.
Rb

zazie disse...

É o problema da selva.

Deve reflectir o monitor e nem se entende o texto do PA a bater no super-juiz que vai julgar tudo.

Foi lá uma do Insurgente corrigir-lhe a mega-bacorada.

Mas de nada conta porque o jornal pagou a bacorada e as bacoradas dos jornais também as vende quem tem "conhecimentos" para a lhas comprarem

zazie disse...

Inocentes são as crianças e alguns animais.

Nem todos.

De resto, inocentes costumavam dizer que eram as donzelas na noite de núpcias

zazie disse...

Por outro lado, a polícia a fazer processos e investigação a inocentes e juízes a decretarem prisão preventiva a inocentes é mais um exemplo da máfia africana.

Por cá ainda não se chegou a esse supremo estado civilizacional de sacristia.

Ricciardi disse...

Zazie,

Para bem, para bem mesmo, em nome da equidade, era metê-los a todos na preventiva. Mesmo os politicos que ainda não cometeram crimes.
.
Precisamente, porque ainda os vão cometer.
.
Uma espécie de justiça preventiva como no filme Minority Report do Tom Coiso. Os pre cogs intuiam que ia haver um crime e pimbas o Tom Coiso ia lá com a sua equipa e prendiam o criminoso potencial em desflagrante delito.
.
Com o George Bush a justiça preventiva tambem colhe simpatias.
.
Rb

zazie disse...

Mas isso é o que eu lhes faço. Não tenho o vício da urna, como v.s

zazie disse...

Neste caso, os lerdos é que demoraram anos a perceber o que havia há muito.

Ele esteve no poleiro tantos anos quantos esteve o Marcello Caetano.

Para o primeiro acharam mais que legítima prisão sem culpa formada e golpe de Estado.

Para este largam baba e ranho porque tadinho, até pode ser mais inocente do que v.s são aparvalhados.

zazie disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
zazie disse...

E vou mesmo deixar de responder a provocações.

É como com os rabetas, se não são mais valia que fossem do que parecerem.

Se não são socretinos são demasiado cretinos.