19 setembro 2014

microclima

... uma turma validada pelo Ministério da Educação e que tem como objectivo "criar um microclima favorável à aprendizagem daquelas crianças". Isto porque a turma exclusiva de ciganos tem apenas 12 alunos e não mais de duas dezenas como as restantes, o que "permite à professora dar um acompanhamento mais personalizado a cada criança".

Ionline

7 comentários:

Anónimo disse...

A discriminação positiva é lixada...

Rui Alves disse...

permite à professora um acompanhamento mais personalizado a cada criança

Traduzindo do eduquês para português normal:

A professora tem uma turma onde será diplomaticamente pressionada para criar conteúdos e regras de avaliação à medida dos meninos que já estão todos pré-destinados a obter aproveitamento no final do ano.

Espero que a professora seja experiente e não se lembre nunca de dizer que tem uma turma de ciganos. O que deve constar nas actas das reuniões é que tem uma turma predominantemente constituida por um grupo étnico minoritário proveniente de um contexto sócio-económico altamente problemático. É assim!

E vivam as estatísticas para a OCDE!

zazie disse...

Não acho mal. Se estivessem misturados tinha de baixar o nível a todos.

Anónimo disse...

Estas coisas são simples de comentar em blogues mas difíceis (muito difíceis) de gerir quando se tem filhos numa turma com 3 ou 4 casos complicados. Partir do princípio que os miúdos ciganos são casos complicados pode ser injusto mas na realidade são-no na maior parte dos casos.
Como já disse a Zazie, o resultado de integrações é normalmente o nivelamento por baixo.
Igualdade para todos, todos nivelados por baixo...
Zeze

lusitânea disse...

Estes ciganos devem emigrar depressa para o Reino Unido onde são matriculados no nível correspondente à sua idade sem perguntas incómodas.O que pode ser até na universidade.E digo depressa porque o pitrol escocês paga por enquanto estas liberalidades...

Presciente disse...

A professora devia levar um PSP ou GNR para a aula de forma a poder avaliar correctamente os alunos, caso contrário ainda se vê obrigada a ter de passá-los, "inteligentes" como devem ser...

Se eles fora das aulas só querem andar juntos e querem ter as próprias regras, não sei de que se queixam.

Também não sei que jornalista é que transcreveu as entrevistas, pois usou lá palavreado que a ciganada não usaria de certeza, além de não transcrever o sotaque(lol). É xenófobo o que estou a dizer? Acho que não.É apenas uma medida "integradora".

Pedro Sá disse...

Segundo sei passa-se a vida a ver o que sai melhor no caso concreto: se integração, se isolar estudantes assim problemáticos. E no mundo real não se consegue chegar a nenhuma conclusão geral e abstracta quanto à melhor solução.