31 agosto 2014

já não é controverso


Evidence for Predicting Global Cooling for the Next Three Decades


Não há aquecimento global há17 anos e provavelmente a temperatura da Terra vai continuar a descer até 2030.
Os aquecimentistas reconhecem que "há um hiato no processo de aquecimento antropogénico" e os cépticos pensam que são apenas variações naturais (eu conto-me entre estes últimos).
Uma coisa é certa, os modelos que sustentaram a hipótese do aquecimento global estavam errados. Este é um facto incontestável, reconhecido pelos seus autores.
Nesta fase do campeonato, julgo que a utilidade da chamada "opinião contrária" já é pouca. Ainda este fim de semana, no Expresso, reconhecia-se que há poucas certezas em relação ao clima e que não se sabe bem qual é o papel do CO2.
Assim sendo, vou deixar de me pronunciar sobre este assunto. Vou reservar as minhas opiniões contrárias para temas em que estas ainda constituam blasfémias.

3 comentários:

Pedro Sá disse...

O que parece evidente é que a acção humana no sentido de uma melhor protecção do ambiente deu frutos. A não ser que - o que também é possível - a Humanidade seja de facto completamente incapaz de interferir na temperatura terrestre.

Anónimo disse...

Em que é que ficamos?
.
http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/aquecimento-global-pode-ser-irreversivel-adverte-onu
.
http://climate.nasa.gov/evidence/
.
.
Pois é, caro Joachim, a coisa está mesmo preta. É melhor mesmo que deixe se pronunciar porque o futuro não está para lhe dar razão.
.
Mas vejamos, se o estudo a que o Joachim aludiu é recentissimo e que ficou agora provado o que o joachim defendia, isto só provaria que o Joachim andou a falar com desconhecimento de causa e baseado em fezadas.
.
Rb

Anónimo disse...

Acabamos de ter um Agosto cheio de aquecimento global lol e o gelo nos pólos também está cheio de aquecimento global lol