29 junho 2014

o génio é uma forma de insanidade

" There never was a liberal idea," wrote Flaubert," which has not been unpopular; never an act of justice which has not caused scandal; never a great man who has not been pelted with potatoes or struck by knives. The history of human intellect is the history of human stupidity, as M. de Voltaire said."

In this persecution, men of genius have no fiercer or more terrible enemies than the men of academies, who possess the weapons of talent, the stimulus of vanity, and the prestige by preference accorded to them by the vulgar, and by governments which, in large part, consist of the vulgar. There are, indeed, countries in which the ordinary level of intelligence sinks so low that the inhabitants come to hate not only genius, but even talent.

Cesare Lombroso

Comentário: "O Homem de Génio", uma obra do meu colega Lombroso, publicada em 1891 e que ainda é uma delícia de ler. Reparem como o autor identifica os académicos como os principais inimigos do génio e os governantes com os "vulgares".

14 comentários:

Euro2cent disse...

Lombroso, "rings a bell" ... ah, pois, esta abécula:

"""
Lombroso's general theory suggested that criminals are distinguished from noncriminals by multiple physical anomalies. He postulated that criminals represented a reversion to a primitive or subhuman type of man characterized by physical features reminiscent of apes, lower primates, and early man and to some extent preserved, he said, in modern "savages".
"""

Mais um cientoino pronto a passar a ferro a mais elementar moral em nome da "razão". O ganido citado é tipico da espécie iluminada.

Razão tem o vulgo em desconfiar destes "génios". Só fazem asneira, mas depois nunca pedem perdão, excepto talvez numa confissão no leito de morte, mas essa não vem nos jornais.

Anónimo disse...

Caro Euro2cent,

O livro foi escrito em 1889

Joaquim

Euro2cent disse...

> O livro foi escrito em 1889

E o Manifesto Comunista em 1848. Já na altura era má ideia.

Se eu soube citar o artigo da Wikipedia, também vi as datas. Há coisas antigas que são boas, esta não é uma delas. E o problema é a perspectiva, não é uma desactualização científica.

O Lombroso é um camelo.

zazie disse...

ehehehe

O colega Lombroso.

Assim já nem é preciso mandar umas bocas. O Birgolino deicidiu insultar-se a ele próprio

":O)))))))

zazie disse...

Será que o palerma sabe quem foi Lombroso e que merdas propôs?

Uma pessoa fica parva.

Lembro-me de até o João Miranda fazer uma série de posts no Blasfémias, onde colocava o Lombroso como um precursor das teorias nazis.

E foi.

O Lombroso é daqueles casos negros que ajuda a perceber como o darwinismo começa onde acaba- nas engenharias sociais.

zazie disse...

Mas ele podia ter complementado o Lombroso com as experiências fotográficas do Duchenne, feitas em Saltpetriere

zazie disse...

http://en.wikipedia.org/wiki/Duchenne_de_Boulogne

zazie disse...

Já agora.

Com estas linhagens científicas tão recomendáveis, o Birgolino, na volta, também foi colega do Júlio de Matos

zazie disse...

É ler aqui. São exemplos passados cá.

O tarado do jacobino do júlio de Matos, com estas cientoinices da moda, conseguiu tornar inimputável uma rapariga que queria ir para freira.

zazie disse...

https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/12519/1/Ataque_Tribunais_Oitocentos_Curado.pdf

zazie disse...

Miguel Bombarda, aliás. O pior de todos foi o Miguel Bombarda e tudo isso foi beber ao Lombroso.

zazie disse...

Toma lá, pacóvio, o teu primo a medir a raça jesuítica e a encontrar-lhes a tara pelas tipologias do Lombroso


http://rabiscos.vmribeiro.net/index.php/historia-a-memoria/94-raca-jesuitica

Neyhlup Josand disse...

A Zazie devia escrever um livro, nem que sob pseudónimo, para desfazer alguns mitos e crenças actuais, por exemplo a crença que a Idade Média é equivalente às trevas ou da perseguição ideológica a tudo o que seja de origem cristã(estes casos do Miguel Bombarda e Júlio de Matos, que até tiveram a "honra" de ter um hospital com o seu nome são paradigmáticos do quase endeusamento de tais representantes de valores avessos à sâ convivência entre as pessoas)ou da tentativa de elevação da "Ciência" a uma religião.

Os Portugueses precisam de outras versões dos factos.

Megaman disse...

Estúpido!!

Se você observar as características impostas por lombroso sobre os gênios e compara-las lendo biografias de gênios e estudando, você irá perceber que todas "batem"!
Acho que você não fez isso ainda.
Já o caso do Nazismo pode ser. Mas usaram seus livros como desculpa.