15 março 2014

travestismo intelectual

Ser católico e socialista é um embuste que procura conciliar o inconciliável.

9 comentários:

Leo disse...

Usar os neurónios e ser católico é que me parece inconciliável, independentemente da cor política ou ausência dela.

Anónimo disse...

Pois há. Diferenças variadas entre as pessoas.
.
Há quem nasça estropiado, demente, inteligente, com saúde, sem saúde, geneticamente frágil e forte, em familas com pais marados e pais bons, drogados, alcoolicos, pobres e ricos e remediados... e com aptidões e sem elas.
.
Ainda assim, o demente, o frágil, o doente é devedor de caridade. Os desafortunados da vida são devedores de solidariedade.
.
O liberalismo (mais radical - ancap e austriaco) é, digamos, uma ode ao egocentrismo, satanico, o olho por olho, ao individualismo exacerbado, onde inexiste a caridade e a solidariedade.
.
A este propósito e para lhe provar o que digo, Joachim, é ver o sistema de saúde gringo. Se chega um tipo ao hospital sem seguro de saúde, ele morrerá à porta. Onde está a solidariedade? onde está a caridade?
.
Os valores que fazem de um povo uma nação, e dos povos do mundo uma comunidade de semelhantes, é a existência de um bem comum, valores enfim. Sejam eles valores cristãos, budistas, islamicos...
.
O socialismo radical(a outra face da moeda do liberalismo radical) é uma ode ao inverso, onde não pode sobrevir o mérito individual que é sempre o motor do desenvolvimento económico e social.
.
Em suma, criticar o socialismo é bom e útil caminho para fazer o mesmo com o liberalismo.
.
Não é porque os socialistas defendem uma sociedade de caralhos e os liberais os caralhos que a compõem que as nações devem seguir estes extremos.
.
Nem o socialismo existe nos dias actuais, nem o liberalismo existe embora hajam governos com certas tendencias para caminhar aceleradamente para um dos dois campos. É o efeito de tribo que arregimenta e radicaliza essas ideias.
.
O liberalismo puro nunca existiu ou foi tentado (a realidade humana é adversa a este ideal - basta dar o exemplo Ancap da possibilidade de um pai não ter a obrigação de não alimentar o seu próprio filho) e consubstanciasse no liberalismo social que é, nos dias de hoje, aquilo a que chamamos de social-democracia. O socialismo puro foi tentado e abandonado e consubstanciasse para a mesma social democracia.
.
Com diferenças ligeiras nos caminhos para lá chegar entre uns e outros.
.
Um socialista tem, em suma, sofre do mesmo grau de idiotice que um liberal. Ainda assim existem pessoas arregimentadas nesses extremos e merecem a solidariedade das pessoas quando um dia delas precisarem, seja qual for o motivo.
.
Rb

Anónimo disse...

Em suma, ser católico e socialista é um embuste tão elevado quanto ser católico e liberal.
.
Retirar do contexto frases das enciclicas é parcialismo. Quantas enciclicas quer que lhe arranje a criticar o individualismo liberal?
.
Eu penso que Cristo terá vindo ao mundo a ver se abria os olhinhos ao pessoal que andava perdido no nas interpretações do antigo testamento do olho por olho dos credos judeus.
.
E o que é que Ele veio fazer?
.
E Ele até veio trazer um mandamento novo: que nos amemos uns aos outros. Ele veio dizer para pensarmos nos outros e não apenas nos nossos próprios interesses. E outros agentes do Altissimo vieram antes de Cristo, como Confúcio uns 600 anos antes, que dizia para não fazer aos outros aquilo que não gostavamos que nos fizessem a nós próprios. E antes destes Escolhidos outros existiram na mesma linha como Eclesiastes ou Salomão...
.

Rb

Anónimo disse...

O caminho do inferno: :)

Mateus:
.
«...necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram'.
.
"Então os justos lhe responderão: 'Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber?
.
Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos?
.
Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?'
.
"O Rei responderá: 'Digo a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram'.
.
"Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: 'Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos.
.
Pois eu tive fome, e vocês não me deram de comer; tive sede, e nada me deram para beber; fui estrangeiro, e vocês não me acolheram; necessitei de roupas, e vocês não me vestiram; estive enfermo e preso, e vocês não me visitaram'.
.
"Eles também responderão: 'Senhor, quando te vimos com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou preso, e não te ajudamos?'
.
"Ele responderá: 'Digo a verdade: O que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo'.
.
"E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna".
.
Rb

Anónimo disse...

nada de comparavel ao maior dos embustes, ser católico e neo tonto, liberal á moda tuga

Anónimo disse...

Neste país?… E católico e comunista? Lá com o santo Cunhal que ascendeu aos céus e está agora junto a Deus Nosso Senhor a velar por nós?
Vale tudo menos tirar olhos Joaquim! -- JRF

tric disse...

E o Liberalismo tambem...coloca os Mercados no patamar dos Deuses...

Euro2cent disse...

> Usar os neurónios e ser católico é que me parece inconciliável,

Parece-lhe mal, camarada. Informe-se melhor.

Rui Alves disse...

"Usar os neurónios e ser católico é que me parece inconciliável"

De facto, camarada, informe-se melhor:

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Roman_Catholic_cleric%E2%80%93scientists