17 março 2014

A vantagem evolutiva da homofobia

A homofobia, tal como o colectivismo, tem uma razão evolucionista para existir. No mercado das ideias e preconceitos passarão o cravo da evolução não as melhores (o que quer que isso seja), mas as que favoreçam a sua própria reprodução. A melhor forma de garantir a reprodução de uma ideia ou preconceito é através da reprodução daqueles que a defendem. Não é por acaso que as estruturas ideológicas que melhor resistiram ao tempo, os textos religiosos, tendem a opor-se a ideias que restrinjam a reprodução dos seus membros: a fornicação e a homossexualidade (formas de satisfazer o desejo sexual que não levam à reprodução) e o aborto.
Tal como no caso do colectivismo, a questão que se coloca hoje é: a homofobia mantém a sua vantagem evolutiva enquanto ideia no mundo moderno?

14 comentários:

Anónimo disse...

Caro CGP,

Excelente perspectiva
:-)

Joaquim

Semisovereign People at Large disse...

não. é bastante estúpida, a maior parte dos maricas têm filhos têm até mais do que a média

basta ver os peralvilhos que ao longo da nossa história fornicaram a nação

de resto se socrates não teve filhos
por gostar de fornicar creancinhas ou outros famosos terem tido poucos como Alex que era grande segundo os amigos da panasqueira dele

evolutivamente a homochéché sua l'idade é bastante comum na natureza e se os cães se dedicassem a fodere as donas em vez de se cavalgarem uns aos outros

muito dono de pastor alemão ficava sem sexo durante bué de tempo

já a heterosexualidade é cousa recente evolutivamente

de resto sempre houve mais reprodução assexual que sexual

basta perguntar à bicharada cu tal pinto tem no intestino

de resto tanto a bíblia disse...

como o Fernão Lopes atestam que foi uma prática muito divulgada em gentes com filhos e mulheres com quem coisar

a homosexualidade entre vacas entonces

bolas
há um livro até sobre isso década de 60 publicado em portugal na década seguinte

Francisco disse...

Pois até faz sentido, mas o argumento não é necessariamente satisfatório, talvez isso tenha a ver com a pergunta que faz no fim.

Julgo que é minimamente consensual que vantagem evolutiva não é transmitida de forma estritamente biológica (inata) mas também de forma cultural, pelo que certos estilos de vida reproduzem-se mesmo não deixando descendência biológica (e. g. padres católicos).

Depois também nem todas as vantagens evolutivas são visíveis do ponto de vista individual mas sim colectivo. O que permite que por exemplo possa não existir uma certa mentalidade que seja o "óptimo" evolutivo, mas um conjunto diversificado de mentalidades que em conjunto formam uma sociedade vantajosa. O caso mais óbvio é a distinção homem/mulher, mas haverá muitas outras como a divisão do trabalho, etc.

Isto leva ao ponto onde eu queria chegar que é perfeitamente possível haver mentalidades completamente contraditórias que em conjunto formam uma sociedade vantajosa. Suspeito que podemos falar disso em relação à homofobia. Parece-me que é consensual na igreja católica que a homofobia é condenável, o que é bastante óbvio tendo em contra a doutrina universalista de que todos somos filhos de Deus. Este universalismo tem obviamente vantagens sociais importantes. Daí que me parece plausível que tanto a homofobia como o seu contrário (universalismo) possam ambas ser vantagens evolutivas de uma comunidade heterogénea.

Carlos Guimarães Pinto disse...

"vantagem evolutiva não é transmitida de forma estritamente biológica (inata) mas também de forma cultural"

A transmissão cultural também exige que os membros de uma cultura se reproduzam. Uma sociedade só de padres não sobreviveria. Uma sociedade em que ter padres é um custo a pagar para aumentar a reprodução dos restantes membros, sobrevive à evolução.

Pedro Sá disse...

Er...já ouvi tanto disparate à conta de evolucionismos...com base nessas teorias já ouvi defender a inferioridade natural da mulher face ao homem p.ex.

Francisco disse...

"Uma sociedade só de padres não sobreviveria"

Exacto, por isso é que eu escrevi os 2 últimos parágrafos. Porque a questão sobre se uma certa característica é ou não uma vantagem evolutiva de forma igual para toda a gente pode estar mal colocada e qualquer resposta ser enganadora. Certas características podem ser uma vantagem se estiverem presentes só numa parte da população.

"Uma sociedade em que ter padres é um custo a pagar para aumentar a reprodução dos restantes membros, sobrevive à evolução"

Pode ser caso disso, mas não necessariamente. Da mesma forma que há "junk genes" sem vantagem evolutiva para o indivíduo, também alguns aspectos culturais podem-se reproduzir sem ter efeito positivo na reprodução biológica, desde que também não a destruam.

Luís Lavoura disse...

O mundo moderno despreza a reprodução. Para o mundo moderno o que conta são a produtividade e a eficiência. No mundo moderno importa que as pessoas trabalhem bem e dêem o máximo, mesmo que isso as torne incapazes de se reproduzir (por falta de tempo, etc). Por isso, no mundo moderno ser preconceituoso contra quem quer que seja é mau, porque faz com que se percam importantes energias criativas. Os homossexuais, para serem eficientes a produzir e a criar, não podem ser discriminados. O facto de eles não se reproduzirem é irrelevante, porque no munco moderno mesmo os heterossexuais também quase não se reproduzem.
Por isso, o preconceito homofóbico é mau no mundo moderno.

Pedro Cruz disse...

A abordagem do Luís Lavoura é sugestiva, mas a verdade é que as manias também fazem com que se percam importantes energias criativas. Ora, o nosso mundinho está dominado por manias, a primeira das quais é precisamente a da «homomania». Todos temos que ser arautos da institucionalização da homossexualidade em todos os espaços da vida social, sob pena de sermos liminarmente apodados de fóbicos e intolerantes, isto se o nosso interlocutor for comedido.

Para a Posteridade e mais Além disse...

ó filha se o mundo moderno despreza a reprodução

como é que vamos a caminho dos 8 mil milhões de cadáveres?

não há homo sexualidade estrita

muitos conhecidos homossexuales gostam de ver o cristiano ronaldo e outros gajos a jogarem à bola

e encorajam os filhos a fazerem o mesmo

Para a Posteridade e mais Além disse...

animais que se reproduzem muito

morrem quando atingem o topo da curva

faltam recursos

de resto os maiores fodilhões em portucale foram padres

um com 170 filhos e filhas condenado à morte e agraciado

está na torre du tombo ó paineleiros

São Canhões? Sabem mesmo a manteiga... disse...

BOLAS AGORA CAGENTE TINHA UMA EVOLUÇÃO SEGUNDO GAY SON...

UM BLOGUE PARA EGOMANÍACOS E OUTROS MANÍACOS MENOS ESPECIALIZADOS

keskiviikko 19. maaliskuuta 2014

AND SO SO....IN THE CRIME IN CRIMEAN TIMES THE LARGER EURO-AMERICAN'S EMERGED AND PUT THEY RESOURCES INTO FIGHTING AND THEY FIGHT VERY WELL....
the elitist and selective involution in due curse can yes we can favor one species of russian or american or german untermensche in a direct competition with the Tutsi Ubermensch and drive the Ubermensch to extinction.....
Because American yes they can and German are fat cats and their large size is a competitive feature, they endure more days of scarcity than the normal african competition affected the african's more than the bigger existing species.,,,
Larger american's or german's or beefeaters generally require a larger primary habitat, a larger hunting space or as they call a vital space they need more forage, and much more water to maintain themselves than a smaller species of Homo.....
Therefore, there are usually only a few of them in Syria Crimea, Lybia, Mali Mali or other given area....as Gay son says, the inverse relationship between body
size and population size plays a powerful role in increasing the risk of extinction
faced by larger euro-american's except if they kill all the others the smaller little things :
following gay’son logic, shrinking resources or shrine king habitats forced large american's into cohabitating smaller areas, like the Panama canal and Irak and afghanistan....containing insufficient resources to support them.....save the american's please.....the american's son nuestros amigos ...

Ay ay tamales
AY TAMALES
PUO TAMALES
Y NO AY ATOLE
PUO TAMALES

AY TAMALES
PUO TAMALES
Y NO AY ATOLE
PUO TAMALES

AY TAMALES DE DULCE
DE RAJAS DE QUESO
ROJOS Y VERDES
Y LAS TORTAS DE TAMAL Y TAMALES
OAXAQUENOS

QUE LE VOY A DAR
QUE LE VOY A DAR
QUE LE VOY A DAR
QUE LE VOY A DAR
Lähettänyt São Canhões? Sabem mesmo a manteiga... klo 10.46 Ei kommentteja:
Kohteen lähettäminen sähköpostitse
Bloggaa tästä!
Jaa Twitteriin
Jaa Facebookiin
Jaa Pinterestiin

Tunnisteet: THAT'S ECONOMIC WAR FOR YOU GAY SON....
OS PADRES GAY'S CONSEGUIRAM REPRODUZIR-SE DURANTE 1500 ANOS

EVOLUTIVAMENTE É.....

Anónimo disse...

Alguém que enxote este desgraçado.

DOCTOR NO, NO, NO VIEGAS NO PLEASE- JUST SAY NO disse...

bolas és mesmo fascista ó gamma

enxotar os desgraçados é feyo mariano

ao menos encaixotar como faz aquela señora do banco a lamentar


a rainha dona amélia chamava a polícia pra enxotar os desgraçados que mendigavam a limosna