22 fevereiro 2014

os nossos defeitos são as nossas principais virtudes


Na sua crónica de hoje, VPV continua a análise das causas da decadência nacional. Referindo Antero de Quental, evoca três razões fundamentais, cito:
‹‹Educados na hipocrisia e na imoralidade pelo Catolicismo, na resignação e na dependência do Estado pelo Absolutismo e no desprezo pelo trabalho pelas Conquistas, os portugueses não se recomendavam à geração de 70››.
... e por isso, conclui:
‹‹Portugal está “desempregado”. Ninguém precisa dele e ele precisa urgentemente de sair da sua velha irrelevância››.
Independentemente de concordarmos, ou não, com as teses de Antero, uma coisa parece certa: é que não iremos sair da crise negando as nossas raízes católicas, o nosso espírito colectivista e o gosto pelo risco.
Pelo contrário, o catolicismo pode dar-nos os valores de que precisamos, incluindo a hipocrisia necessária para vivermos em sociedade. A resignação e a dependência do Estado podem permitir-nos fazer as reformas necessárias sem saídas à ucraniana. E o espírito de conquista é fundamental para a inovação e empreendedorismo de que tanto precisamos.
O grande erro da geração de 70, tão citada por VPV, foi desprezar as características que nos diferenciam dos outros e que nos podem dar vantagens estratégicas.
De todas as que Antero menciona, convivo bem com a hipocrisia e a imoralidade católica, que prefiro à exposição nua e crua da bestialidade humana. Aprecio o espírito de conquista. E só me causa um certo prurido a dependência do Estado.
Contudo, até esta dependência pode ser usada a nosso favor por uma liderança iluminada. Uma liderança que pretenda ajudar Portugal e não ajudar-se a si própria.

18 comentários:

zazie disse...

Concordo.

Anónimo disse...

Joaquim,
Não é espírito colectivista, o nosso. É espírito comunitário.
Colectivista é da protestantada do norte da Europa.
Abc.
PA

zazie disse...

É verdade

Anónimo disse...

Hmmm... Ainda esta semana tive a oportunidade de constatar a imoralidade e hipocrisia e o quanto vivo mal com isso...
Diga-me uma coisa Joaquim, a imoralidade e hipocrisia não fazem parte da "exposição nua e crua da bestialidade humana."? Ou pelo menos não andam sempre perto da "exposição nua e crua da bestialidade humana."? Eu achar que sim... -- JRF

Anónimo disse...

Caro PA,

Concordo. Mesmo assim penso que a minha tese não andará longe da verdade.

Joaquim

Anónimo disse...

Joaquim
O resto é tudo verdade.
PA

marina disse...

culpar o catolicismo pela hipocrisia e imoralidade não está certo . é mais aquilo do josé gil : os portugueses interpretam as regras na sua versão mais restritiva , vão sempre mais longe que a troika :) claro , depois não há ser humano saudável que aguente e dá nisso , em mães de bragança e batidas no peito.

eu convivo bem com imoralidade , tanto me dá a vida dos outros , com hipocrisia e cinismo não posso. jamais serão qualidades. bom senso empatia educação permitem a vida em sociedade , não é a hipocrisia , Joaquim.

Anónimo disse...

marina,

A hipocrisia é fundamental para a vida em sociedade. Experimente chamar feia a uma feia e vai ver o resultado.

O cinismo é outra coisa. Eu aprecio bastante. O cinismo, dizem, é a tentação dos inteligentes.

Joaquim

zazie disse...

eehhe Desta vez estou de acordo com o Joaquim.

Era absolutamente impossível viver-se em sociedade sem uma boa dose de hipocrisia e cinismo.

Euro2cent disse...

O nosso pior problema é engolir alegremente, como o VPV faz, o veneno que os protestantes &c nos fornecem.

Mas, claro, recusar a propaganda deles seria "obscurantismo", o que é execrável, e até mesmo muito mau, segundo eles.

(Há aqui uma pescadinha de rabo na boca que escapa à nossa intelectualidade ...)

Anónimo disse...

Marina porque a imoralidade é associada à vida dos outros? Desde quando somos imunes à presença da imoralidade?
Quanto à sua (a imoralidade) associação ao catolicismo, a geração de 70 é mais um produto da mediocridade nacional... -- JRF

Anónimo disse...

Eu não acho que hipocrisia e cinismo pertençam à mesma frase, ou universo. Concordo que é preciso grande dose de cinismo, mas a hipocrisia no exemplo do Joaquim é apenas educação mínima... Uma mentira piedosa faz menos mal que muitas verdades... Hipócritas é escumalha da terra... -- JRF

Anónimo disse...

Joaquim,
O Euro2cent é que tem razão.
Não se trata de hipocrisia. É a concentração da nossa cultura no bem (e a da protestantada no mal).
Para quê chamar feia à feia, se ela tem umas lindas pernas? Porque não concentrar nas pernas?
Sim, é verdade que ela é feia. Mas só um pateta é que acha que toda a verdade deve ser dita da boca para fora. Falta-lhe julgamento, falta-lhe contenção.
PA

marina disse...

não associei imoralidade à vida dos outros , JRF . segui esta linha : catolicismo , imoralidade ? deve ser coisa de moral sexual :) e de aí eu não tenho nada a ver com o que cada um faz , seja à missionário depois do casamento seja outra coisa qualquer :) desde que seja em privado , claro.

nisso da geração de 70 deve ser a soma de hipocrisia e imoralidade : não se pode fazer nada com a santa da esposa , então tem de se meter na cama com a sopeira ou arranjar uma amante lisboeta . era feio.

pvnam disse...

Ser português não é o ser portador de um BI, não é uma questão de ser de Direita ou de ser de Esquerda, etc... é... ISSO SIM, defender uma estratégia que tenha em vista a sobrevivência de Portugal!!!
{nota 1: existem parvinhos-à-Sérvia... que apesar da venda de empresas estratégicas para a Soberania... e que apesar da substituição populacional dos nativos... acreditam que Portugal vai conseguir sobreviver!?!?!}
{nota 2: os 'globalization-lovers' que fiquem na sua... desde que respeitem os Direitos dos outros... e vice-versa!}
.
.
.
P.S.
-> Uma NAÇÃO é uma comunidade duma mesma matriz racial onde existe partilha laços de sangue, com um património etno-cultural comum.
-> Uma PÁTRIA é a realização de uma Nação num espaço.
-> Não-nativos já naturalizados estão com uma demografia imparável… leia-se: os 'parvinhos-à-Sérvia' - vide Kosovo - que fiquem na sua…
Resumindo: antes que seja tarde demais, há que mobilizar aqueles nativos europeus que possuem disponibilidade emocional para abraçar um projecto de Luta pela Sobrevivência... e... SEPARATISMO-50-50!
[uma obs: se os autóctones europeus não estiverem dotados duma Coligação Defensiva (do tipo NATO)… os nazis made-in-USA aplicarão aos autóctones europeus o mesmo 'tratamento' que foi aplicado aos autóctones norte-americanos]
[obs 2: armas convencionais não irá ser suficiente… serão necessárias armas de alta tecnologia… leia-se: a Rússia será um aliado estratégico da máxima importância]
[obs 3: a Coligação Defensiva (do tipo NATO)… não será uma coligação europeia… leia-se, deverá ser uma Coligação de Identidades Autóctones (europeias e não só) que estão em risco de sobrevivência face ao comportamento dos perigosos 'globalization-lovers' nazis ( eles procuram pretextos para negar o Direito à sobrevivência de outros); um exemplo: a Identidade Portuguesa está em risco de sobrevivência]
.
P.S.2.
O legítimo Direito ao separatismo… pode, e deve, ser alcançado através de manifestações não-violentas (à Gandhi) por toda a Europa:
- ”Pelo DIREITO À INDEPENDÊNCIA/SOBREVIVÊNCIA contra o NAZISMO-DEMOCRÁTICO”.
Nota: Existem mais de 1200 milhões de chineses, existem mais de 1200 milhões de indianos, etc, etc, etc… e… existem Nazis-Democráticos!... Os Nazis-Democráticos insistem em acossar/perseguir qualquer meia-dezena de milhões de autóctones que defenda a sobrevivência da sua Nação/Pátria… leia-se: os Nazis-Democráticos pretendem determinar/negar democraticamente o DIREITO À SOBREVIVÊNCIA de outros…

lusitânea disse...

E no "congresso" ainda não ouvi ninguém a falar da boa e da má moeda...
Meus o socialismo internacionalista está a ser implementado sob o olhar atento dos "investigadores" das migrações depois da entrega de tudo o que tinha preto e não era nosso.Imaginem quem é que se está a lixar...

Anónimo disse...

À missionário também gosto cara Marina :) -- JRF

marina disse...

ai , é ? :) :)

bem , hoje o VPV continuou com a decadencia , fala na coisa do bom aluno que casa lindamente com o josé gil e a mania de levarem tudo à letra e ainda mais um bocadinho :)
onde foram buscar isso é que era interessante perceber.