27 fevereiro 2014

os médicos são corruptos - estudo da Universidade de Aveiro

"Os interesses económicos do setor da saúde justificam em grande parte o aumento generalizado do número de partos por cesariana realizados nos últimos anos em Portugal", conclui Aida Isabel Tavares, investigadora da Universidade de Aveiro.
No estudo, em parceria com Tânia Rocha e agora conhecido, é afirmado ainda que o argumento económico tem influência no setor privado, mas não no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Garantem as autoras - do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial - que nos hospitais públicos o fator indutor de cesariana é "a falta de profissionais suficientes 'para que haja tranquilidade' na hora de decidir".
Por outras palavras: "Perante o cansaço causado por turnos prolongados, e na presença de trabalhos de parto morosos, a decisão pela cesariana tende a ser tomada para evitar a vigília médica durante a madrugada".


Comentário: Mais logo comento. Um prémio para quem for capaz de explicar porque é que este estudo está enviesado e porque é que revela grande ignorância económica

9 comentários:

sampy disse...

A Universidade de Aveiro tem curso de mediciona?
Talvez esteja aí uma explicação...

zazie disse...

Pelo contrário.

Conheço quem seja médica e ia morrendo precisamente por atrasarem e não se decidirem pela cesariana.

Foi no Santa Maria, em Lisboa

Lamas disse...

O Expresso no seu melhor.
Qualquer dia ainda vou ler um estudo feito pela Faculdade de Medicina de Lisboa sobre a corrupção nas concessões das Scuts e PPP's

marina disse...

bem , uma cesariana é bem mais cara que um parto normal. requer anestesista e tudo. e pós operatório. não sei , 10 cesarianas igual ao salário de mais um médico?

Anónimo disse...

Os médicos nos hospitais trabalham de mais. A minha sobrinha, medica no hospital de braga, fica de rastos.
.
Horas seguidas a mais, mesmo podendo ter dias subsequentes de folga, não pode traduzir-se num bom serviço. Eles fazem turnos de 24 horas. Como é possivel?
.
Quanto a cesarianas, bem, Joachim, só podem ser os médicos a decidir; sem qualquer interferencia da gestão. Ponto.
.
Digo-lhe isso porque a minha mulher não tem condições de ter parto normal. Morreu-nos o primeiro bebe precisamente porque quiseram tira-lo de forma normal... e deu para o torto.A decisão de fazer ou nao fazer uma cesariana tem de ter exclusivamente critérios médicos e não politica.
.
Rb

Anónimo disse...

Já agora aproveito para comunicar ao Joachim que o preço do café parece que vai subir 50%. Dizem que os produtores de café tiveram um clima demasiado quente, fora do normal, que afectou as colheitas.
.
Eu ia jurar que o Joachim via uma mini-idade do gelo no planta... mas afinal parece que é mesmo só nos eua. Ora, como sabemos, se cai neve em Nova Iorque o planeta está todo a morrer de frio.
.
Rb

Anónimo disse...

Exatamente. Já comecei a comprar café.

D. Costa

Euro2cent disse...

A "investigadora da Universidade de Aveiro" também podia investigar a evolução da idade das parturientes, o número de gémeos devido a fertilizações artificiais, e os casos de paralisia cerebral em partos "naturais" demorados que deixam crianças em cadeiras de rodas para o resto da vida, quando não matam logo (sentimentos, Rb).

Ou então podia ir comprar dois neurónios à loja chinesa, porque os que tem no bestunto não funcionam.

Arre, parece que estão apostados em extinguir a espécie. Aliás, faz parte da ideologia.

Anónimo disse...

este governo ou outro qualquer são todos uma merda... Só olham para a barriga deles.... e quem trabalhou uma vida inteira que se desenmerde..
Parece que querem que nós vamos desta para melhor... os gatunos andam todos a solta... que tristeza...Façam mais pontes, para os portugueses irem para lá viver..
O dinheiro com que ficamos depois do roubo que nos fazem, nem para cantar um cego dá.