14 fevereiro 2014

o lobby anti-ADSE


‹‹Afasto-me porque cada vez que os socialistas veem qualquer coisa grande e que funciona bem querem logo deitar-lhe a mão›› - Winston Churchill, no WC do parlamento do RU, dirigindo-se a um colega socialista para justificar a sua escolha de um urinol mais afastado.
...
A ADSE é um sistema de “managed care” de excelência, tem 1,3 milhões de beneficiários, consome apenas 1,5% dos seus recursos na gestão e não gasta 1 tostão do OE.
Como não sou economista, deixo aqui um estudo muito bem documentado do Eugénio Rosa sobre este assunto. Este autor, não só afirma que a ADSE não gasta recursos do OE como demonstra que, em 2014, a ADSE vai contribuir para financiar o OE.
Há uns dias atrás, depois de ler este estudo, deixei aqui um post com o título jocoso: A ADSE não vai acabar porque dá lucro ao Estado, e de facto assim é.
Contudo, o lobby anti-ADSE não está contente. Continua a clamar pelo seu fim, com argumentos requentados e falsos.
Uns por motivos ideológicos, porque são adeptos do chamado “single payer”, outros por inércia mental. Gostaria de incluir neste último grupo um Adão, o RAF.
1.    Boa parte dos portugueses não compreende como é que o Estado impõe constitucionalmente um SNS a todos os cidadãos, mas depois alimenta um subsistema altamente consumidor de recursos reservado a uma parte dos funcionários públicos.

2.   No debate da ADSE importa sobretudo saber no final de contas quem a paga.

3.     A única solução que defende integralmente o interesse do contribuinte passa pela liquidação da ADSE.
Ora o estudo que citei demonstra, de forma objectiva que 1) o Estado já não alimenta a ADSE, 2) Quem a paga são os funcionários públicos – este ponto é claríssimo, 3) É do interesse dos contribuintes manter a ADSE porque a contribuição dos funcionários públicos gera um saldo positivo superior a 300 M€ para o Estado.
Quando li o artigo do RAF e este post, não comentei porque todos temos direito à distração e o RAF ainda mais porque nos compensa com muitos outros posts excelentes. Desculpado, portanto, embora registe o seu apreço por ruminar este assunto, sem o dissecar adequadamnete.
Se o faço hoje, é na sequência deste título do JN que demonstra a existência do tal lobby anti-ADSE. O JN chama à capa uma fraude que envolve a ADSE e que representa um prejuízo para a ADSE (não para o Estado, pelos motivos que expus) de 1770,00 € - cerca de 0,000002% do orçamento da ADSE (fiz as contas de cabeça).
Alguém se entusiasmou ‹‹com uma coisa grande e que funciona bem›› e querem-lhe deitar a mão de qualquer jeito.
Acredito que o RAF, depois de ler o ensaio do Eugénio Rosa, não vai continuar a dar para esse peditório, mas se insistir não serei eu a comentar porque esgotei os argumentos racionais e não gosto de outros.

14 comentários:

Anónimo disse...

Portugal sai do euro e entra no ecu.

Anónimo disse...

Joaquim, se a ADSE é assim tão eficiente, porque não alargar a todos os que o queiram, deixando de ser uma benesse só para os FP?

Anónimo disse...

Ó amigo Joaquim, aposto que este Eugénio Rosa é súcia... Dobrado contra singelo...
E aposto também da mesma maneira, que você não entende nada de números!...
É que nesta historieta, 2 + 2 nem sempre são quatro. Ainda se deve lembrar que nos sistemas matemáticos dedutivos, partindo de pressupostos errados não se consegue chegar a resultados correctos. Já o contrário é certinho, e partindo dum qualquer resultado chegamos aos pressupostos que quisermos e que se encaixem no domínio possivel...
É aí que está o erro do tal economista...
Repare: os descontos que os trabalhadores entregam ao sistema sai da despesa do Estado, integrados nas remunerações.
ou seja os trabalhadores "aceitam" receber menos para terem um benefício mutualista, uma espécie de caixa comum para acorrer à eventual desgraça de alguns.
Na prática isto é um sistema de seguro privado garantido pelo Estado.
E nessa perspectiva, no campo dos principios, é indecente na medida em que é discriminatório relativamente ao resto da população!!!
Mas depois há ainda o seu funcionamento. Na prática a ADSE não tem estruturas próprias para tratar ninguém, ou seja os doentes são todos repassados no actual sistema de saúde, na medida em que usam os hospitais e serviços que o estado disponibiliza para toda a gente.
Então para que serve? Serve para reembolsar essencialmente as despesas privadas que os seus utentes têm com a sua saúde.
Neste sentido funciona como fonte de financaimento da medicina privada.
E nesta perspectiva é escabrosa esta situação, comparando com o resto da população.
Veja que todo o dinheiro da ADSE, porque vem dos impostos dos privados, via pagamento de remunerações ou comparticipações directas, é utilizado em benefício duma casta da população!!!
Como é que você pode defender isto???
Já sei, tem clientes da ADSE??? Pois...

Kruzes Kanhoto disse...

Não perca tempo a explicar o funcionamento da ADSE. A cambada de invejosos frustrados não quer entender.

Anónimo disse...

Caro anónimo,

Alargar a ADSE a toda a população, numa base voluntária, é uma excelente ideia.

Joaquim

Anónimo disse...

Para mim é clarinho como água. Se os FP podem optar por não ter ADSE (e assim não descontar para ela) e todos optam por ela, é porque tem bom retorno do dinheiro investido. Se a acrescer a isso os contribuinte não tem custos, não sei do que estão à espera para alargar a todos os que o queiram...e não só aos FP.

Por exemplo, no meu caso, ia buscar todos os meus descontos em óculos de sol num instante

Alexandre Gonçalves

Anónimo disse...

Alexandre Gonçalves, anonimo das 9:32, esqueci-me de colocar o nome.

Anónimo disse...

Caro Alexandre Gonçalves,

Leia o estudo do Eugénio Rosa. Penso que o autor não é nenhum perigoso neoliberal.

Joaquim

Anónimo disse...

A ADSE é um seguro de saúde muito melhor do que os seguros privados. Basta perguntar a algum FP se trocava a ADSE por um multicare.

Alexandre Gonçalves

Anónimo disse...

Já estive a ver... afinal o tal Rosa deve ser BEtinho!... Tem jeito...

Anónimo disse...

O Eugénio Rosa é o PCP e é uma pessoa respeitada pela sua seriedade.

Anónimo disse...

É, e também é perigoso, porque utiliza um método neste estudo que é uma total aldrabice...
Não sendo a ADSE, um sistema universal nem estanque, todo o dinheiro que o Estado nele aplica, acresce à despesa, não a diminui!
Até pode ser mais bem gerido, do ponto de vista da racionalidade, mas é um benefício asqueroso pago por todos nós em proveito de uns quantos!....

Bmonteiro disse...

O Serviço Nacional de Saúde, pago por todos, inclui um universo expressivo de pessoas saudáveis que não o utilizam, nomeadamente beneficiários da ADSE ou não.
Logo, elimine-se o SNS.
A bem do Regime.

lusitânea disse...

Acabar com o SNS?Isso é que era bom...e a realização da sociedade socialista-internacionalista?E sem racismos...uma única pagadora branca a parir entre duas pretas e uma cigana é a melhor imagem da sociedade em construção...