21 fevereiro 2014

declaração de IRS conjunta ou separada

O Governo admite a possibilidade de os contribuintes casados poderem vir a apresentar a sua declaração de rendimentos em separado.
"A possibilidade de permitir que os agregados possam apresentar as suas declarações de IRS em separado pode ser um caminho a explorar no âmbito da reforma do IRS", afirmou ontem o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo_Núncio, numa conferência organizada pela Associação Fiscal Portuguesa (AFP). No entanto, para isso é necessário que a comissão para a reforma do IRS, que será brevemente anunciada, o proponha e só depois será ponderada pelo Executivo.
A discussão não é nova e Paulo Núncio frisou que Portugal é dos poucos países na Europa, junto com a Irlanda e França em que os casais ainda apresentam a declaração em conjunto.
DE 
Comentário: A questão da declaração de IRS para as famílias ser conjunta ou separada é extremamente importante. Como decorre desta notícia recente, não é claro que o governo pretenda manter a possibilidade da declaração conjunta.

5 comentários:

zazie disse...

Com a globalização há casos em que não compensa haver um a trabalhar num país e outro no outro e terem declaração conjunta.

zazie disse...

Em Inglaterra fica mais caro se fizerem como casal.

BLUESMILE disse...

Tadinhas das dondocas das famílias numerosas.

zazie disse...

Relamente, as famílias numerosas só podem vir de dondocas.

Já a estupidez é muito democrática.

BLUESMILE disse...

Claro que as dondocas das famílias numerosas não se preocupam maria cigana que tem nove filhos. Afinal isto da defesa das famílias numerosas não é para todos.