21 fevereiro 2014

+ 1 década

Para Portugal corrigir o seu endividamento externo, os salários têm de continuar a desvalorizar durante, pelo menos, mais uma década. A conclusão é da Comissão Europeia, que estima que as remunerações na economia portuguesa ainda estão "sobreavaliadas entre 2% e 5%".

Comentário: Permitam-me recorrer ao célebre - Fuck the EU

1 comentário:

Anónimo disse...

Os técnicos baseam-se num estudo estatistico-economico que conclui que a tx de desemprego baixa 1% por cada redução salarial de 3,5%.
.
Tenho dúvidas sérias de que esse estudo tenha sido efectuado usando portugal com parte estatistica.
.
É mais do que sabido que os portugueses reagem de forma muito diferente a reduções salariais do que outros países provavelmente tomados para efeitos de analise do tal estudo.
.
Os portugueses, quando acontecem reduções salariais significativas, desempregam-se imediatamente. Emigram ou ficam a pastar recebendo algum subsidio. Além disso trabalham com menos interesse e dedicação, desleixo mesmo, e é frequente que se mantenham a trabalhar a fazer ronha, ora coçando o esquerdo, ora coçando direito, ora coçando os dois ao mesmo tempo. Que trabalhe o patrão.
.
Eu acho que os Salário relativos (relativos apenas aos praticados nos nossos mercados de exportação) devem/podem (eventualmente) ser reduzidos, mas muito mais importante do que os salários para promover a competividade com o exterior é fazer baixar os preços da energia aos portugueses, ainda que administrativamente, anda que tabelando preços aos monopolista da praça. Não há outro modo. Um monopolio privado não baixa preços, aumenta-os até à exaustão.
.
E só depois de lograr baixar os preços dos serviços e produtos importantes é que se pode pensar em reduções salariais. De outro modo é promover a contração eternamente.
.
Rb