26 janeiro 2014

os caçadores-recolectores eram libertários, não eram comunistas

Eis um excelente artigo que pode ajudar a compreender a questão do igualitarismo nas sociedades primitivas: Hunter-Gatherers - The Original Libertarians, Thomas Mayor 2012 .

Analisados os argumentos em debate, subsiste uma dúvida que nem Marx, nem Engels, nem o CGP esclareceram: se o Homo Sapiens viveu numa espécie de comunismo primitivo durante a maior parte da sua existência e se os genes dos que contrariavam o igualitarismo não sobreviveram, porque é que o comunismo não se tornou no sistema político e económico predominante e de maior sucesso?

7 comentários:

Vivendi disse...

Porque baseiam-se numa mentira. E espírito comunitário não é o mesmo que coletivismo.

marina disse...

tem ainda , não sei por quanto mais tempo , os caçadores recolectores bosquimanos para ver as diferenças com o "socialismo cientifico " :)

"Cuando alguien dice, 'Ustedes los bosquimanos no tienen gobierno', nosotros les decimos que nuestros más lejanos antepasados de hace mucho tiempo tenían un gobierno y era un carbón reluciente del fuego del lugar en que habíamos estado viviendo y lo usábamos para encender el fuego del nuevo lugar al que íbamos. Así que yo digo: No nos queráis detener, queremos seguir avanzando, tenemos nuestro propio discurso. " dise uma senhorita bosquimano

Anónimo disse...

lol e tambem eram contra o Euro!!! está gravado nas gravuras de Foz Coa...

Anónimo disse...

ahahahah! Pois isto do euro é bem capaz de genético! ahahahaha...

Carlos Guimarães Pinto disse...

"subsiste uma dúvida que nem Marx, nem Engels, nem o CGP esclareceram"

hehehehe

Carlos Guimarães Pinto disse...

Joaquim, eu não comentei a organização política dos caçadores-recolectores. Concordo que, a atribuir algum tipo de organização política, talvez o anarquismo ou libertarianismo fosse uma melhor categorização. O igualitarismo não nasceu com o comunismo, nem depende da existência desse tipo de organização política e económica. Pelo contrário, o comunismo nasceu numa tentativa de defender pela força um modelo de distribuição que não se adequa às técnicas de produção modernas. Os caçadores-recolectores aceitavam o igualitarismo precisamente porque tinham poucos incentivos a defender o oposto, porque as diferenças de produtividade eram escassas. Quando todos produzem o mesmo, o mais natural (do ponto de vista libertário ou outro qualquer) é que consumam o mesmo. Qualquer outro resultado da distribuição de recursos geraria conflitos de que uma sociedade dependente do trabalho de grupo deve abdicar.

Anónimo disse...

Caro CGP,

Concordamos em discordar

:-)