15 janeiro 2014

estabilidade de preços III

De facto, uma qualquer série onde se verifica uma descida consistente do poder de compra de uma dada moeda, pode ter e tem uma menor variância que um de estabilidade desse poder de compra salpicado por episódios perturbadores.

Um dos factores da variabilidade de preços antes das moedas-por-legislação deve-se a episódios sucessivos de tentativas frustadas de impor moeda-papel de alguma forma ou facilitar a inflação relativamente ao commodity base (ouro ou prata). 

São episódios de inflação e hiper-inflação seguidos do retorno ao uso da moeda física. Foi assim com Carlos V (período anterior ao início do gráfico do CGP), como foi em França com o episódio John Law (creio que já consta... episódio que ajudou a fomentar a Revolução Francesa), e muitos outros.

E também creio já ter aqui expresso variadíssimas vezes que mesmo no período do padrão-ouro, é a prática de reservas fraccionárias (capacidade dos bancos em emitirem mais notas e depósitos "falsos" [na medida em que era suposto representarem um dada quantia física] do que o ouro realmente detido pelo banco emissor) que de forma igual foi responsável por ciclos de bolhas/crises, correspondendo a fenómenos de inflação/deflação Na verdade, era o facto de existir deflação que punia a inflação e repunha a condição de rácio e saúde original do sistema.

Ou seja, as séries históricas tendem a registar a evolução do poder de compra de notas (sujeitas a inflação por quantidade) e moedas (sujeitas a inflação por redução da quantidade ouro e prata e não a preservação dos preços por uma quantidade de ouro/prata "puro".

4 comentários:

Anónimo disse...

Em suma, nao é possivel manter um sistema padrao ouro. Mesmo qdo ele existia parece q as variacoes de precos eram produzidas por tentativas frustads de iimpor moeda papel.
.
O padrao ouro subsiste sempre até à chegada de uma crise. Seja ela de ordem economica, finaceira ou militar.
.
Está tudo mto certo, mas qdo é preciso financiar a economia ou a guerra, ou ainda a reconstrucao de um país, tem q se abandonar o padrao ouro. O motivo é simples e intuito. O padrao ouro nao permite q um país saia da crise rapidamente.
.
Foi sempre assim. Dos tempos da Roma antiga até aos tempos modernos.
.
Qto a bolhas provocadas pelo sistema bancario, dizer q os fundamentos do Capitalismo assentam no sistema fraccionario bancario. A evolucao das sociedades humanas a todos os niveis foi possivel porque se concebeu um sistema assente na confinça reciproca que permitiu aos bancos financiarem projectos de investimento.
.
É claro, de decada a decada aparecem umas bolhitas. Nas DOT COM, no Imobiliario etc. Que desaparecem por um simples ajuste do mercado livre. Umas falencia aqui e outras acolá ajustam os precos novamente até à proxima bolha.
.
No entanto, quase todas as bolhas tem coisas muito positivas para a humanidade e economia. Sao as bolhas q fomentam o desenvolvimento. Se nao houvessem bolhas no imobiliario as tecnicas de construcao nao tinham evouido como evuluiram. As DOT COMs nao investiam somas massivas que nos permitiram inovar, descobrir novos silicios, novos softawares.
.
Rb

Carlos Guimarães Pinto disse...

Pois, agora o próximo passo é tentar entender porque é que o padrão-ouro é historicamente tão frágil.

CN disse...

Porque é que o liberalismo é sempre tão frágil perante o poder de intervir (que alguns acham ser possível limitar)?

A moeda tem um problema adicional, serve de meio de escape para todos os problemas de falta de receitas e/ou meios para conceder crédito.

CN disse...

E está sujeito à falácia dos preços estáveis, interpretadas como inflação de 0 a 2,5% gerida pelo emissor :))

Eu diria que tal objectivo seria menos mau se no sistema corrente as reservas fossem de 100% e o banco central emitisse moeda por monetização pura de défices. Dado o seu efeito inflacionista (coisa que a expansão de moeda via crédito não é) seria mais visível e com menos ciclos.