14 janeiro 2014

Estabilidade de preços II

Observemos o gráfico abaixo que representa a evolução do nível de preços de um produto imaginário ao longo de quase 135 anos:



Impressionante. De acordo com esta perspectiva do Carlos Novais, o nível de preço deste produto foi bastante instável. Na verdade, o gráfico acima representa o preço de um produto que suba 3% ao ano todos os anos de forma constante. Mais estável e previsível que isto é complicado. Por muito que o efeito visual da representação gráfica impressione, o gráfico apresentado aqui pelo Carlos tem pouco a ver com estabilidade de preços.

Para entendermos a verdadeira estabilidade e previsibilidade do nível de preços em diferentes períodos, temos que olhar para o gráfico abaixo que representa a inflação anual nos EUA ao longo dos anos:




4 comentários:

Carlos disse...

O seu segundo gráfico mostra claramente que a partir ali dos anos 50/60 deixou de haver qualquer ano com inflação negativa. Antes disso encontramos muitos pontos (a maioria?) abaixo da linha de água.

Ou seja, parece estar a dar razão ao CN :)

Anónimo disse...

Anda um parolo, chama-se André qualquer coisa, há anos no DE a dizer que a prata vai chegar aos 100usd.

Como ele diz isso há há anos, daqui a uns anos (muitos) é capaz de acertar.

Não é possível calar esse idiota?

Vivendi disse...

Esses dados de inflação são uma bela aldrabice.

Basta comparar o caso português, os preços antes de 1974 e o pós.

E vem para aqui com dados mundiais aldrabados para tentar atirar areia aos olhos a quem?

A China e o resto do mundo que pare de aceitar dólares que os americonços depois vão ter de enfiar a inflação naquele sítio.

Vivendi disse...

Não são os chineses que estão a comprar as empresas portuguesas mas os dólares.

Entendeu ou quer que lhe faça um desenho?

Deixe o ouro chegar a Alemanha e a deflação na zona euro arrancar e depois veremos quem é quem.

Deixem lá os magos judeus a foder os EUA. A zona Euro não devem participar mais em bolhas creditícias. Os americanos que se fodam sozinhos. E tenho pena do bom povo americano que se deixa enganar pela corja dos banksters.