05 dezembro 2013

recapitulando


Eis alguns axiomas fundacionais de uma termodinâmica social:
1.     A vida na Terra surgiu por Abiogénese – Geração Espontânea – como consequência de um gradiente de entropia (entre o Sol e a Terra).
2.     O propósito da vida é colmatar esse gradiente
3.     Para o fazer, os seres vivos absorvem negentropia do meio ambiente (Mae-Wan Ho) e exportam entropia (Schrodinger).
4.     A vida evoluiu, por selecção natural, até ao Homo Sapiens – ser dotado de razão (criado à imagem de Deus, na linguagem tradicional).
5.     O Homo Sapiens, como qualquer outro ser vivo, é um sistema termodinâmico, com elevado grau de organização, sobrevivendo à custa da negentropia que retira do meio ambiente.
6.     Para colmatar o gradiente de entropia cada ser vivo deve crescer (+ organização) e multiplicar-se (+ seres vivos a extrair negentropia do meio ambiente).
7.     Cada espécie vive em equilíbrio termodinâmico com o meio ambiente.
8.     O direito natural é uma expressão da realidade termodinâmica da existência humana.
9.     O livre-arbítrio é um instrumento que permite adaptar o Homo Sapiens às alterações do meio ambiente, garantindo a conservação da negentropia.
10. O Bem consiste na diminuição da “entropia da espécie” – número de indivíduos, grau de organização social.
11. O Mal consiste no aumento da “entropia da espécie” – matar outro ser humano é o Mal supremo porque elimina um sistema de equilíbrio termodinâmico.
12. É possível quantificar o Bem e o Mal em termos físicos - matemáticos -, medindo o grau de desorganização (entropia) ou organização (negentropia) que resultam da livre ação dos seres humanos.
PS: Se conseguirmos estabelecer que, sob o ponto de vista físico – termodinâmico –, matar é o Mal supremo, podemos deduzir o Direito à Vida. E deste princípio extrair uma ética e um conjunto de preceitos morais que regulem a vida em sociedade.

16 comentários:

Anónimo disse...

Em suma, qdo o planeta estiver com gente a mais, matar passará a ser o Bem.
.
Rb

Anónimo disse...

E a ética passará a ser "decrescei e dividi-vos".
.
Rb

Anónimo disse...

Caro Rb,

Obrigado pelo seu comentário. Será possível haver gente a mais?
Em termos físicos, não sei se será possível esse excesso porque a vida depende dos recursos existentes.

Joaquim

Anónimo disse...

Bem, mas a decorrência lógica dos argumentos que vem postando apontam para cenas perigosas onde numa alegada sobrepopulação do planeta se justificaria por exemplo a matança dos 'excedentes'.
.
Como não é a lógica matemática que rege a moral do ser humano, cabe aos mesmos encontrar outras vias para limitar/evitar a sobrepopulação sem ser necessário tornar ética a matança.
.
Note bem, existem movimentos bem sérios que advogam precisamente a redução drástica do numero de seres humanos na terra. Um deles é assessor de Obama, de nome John Holdren, entre muitos outros.
.
Parece que até estarão a discutir quotas de crescimento populacional em cada país, bem como quotas para agressões ambientais.
.
Eu compreendo que se devem tomar medidas que equilibrem a prazo a população. Mas o que me preocupa é que existem pessoas que defendem a redução de pessoas para metade de supeton usando para isso cenas maradas como doenças, cancros, infertilidade induzida etc.
.
Rb

zazie disse...

Cada maluco com a sua pancada.

Mas deixá-lo estar entretido, que maluco atrai maluco e o Birgolino já tem mais patetinhas à volta.

Anónimo disse...

Nada de novo Zazie, o Sokal no seu livro denunciou estes tipos a duzia.

Provincianismo intelectual...

Elaites

Anónimo disse...

Ó Elaites,

V. leu o livro do Sokal?

Joaquim

Anónimo disse...

Nao li so a entrada na wiki...o que e que acha caro Joaquim?

O Joaquim aposto que nao leu, se nao daria conta da patetice que anda a aqui a fazer...

Elaites

Francisco disse...

Isto já vai em axiomas fundamentais? Isto é sério! A teoria já está completa com uma ética termo-utilitarista, e agora com bom marketing já tem material para fundar uma seita.

Anónimo disse...

Caro Francisco,

Sem dúvida. Quer increver-se?

Joaquim

Anónimo disse...

Ó Elaites,

Que Deus lhe valha. Eu li o livro do Sokal, mal saiu.

Anónimo disse...

No meio disto tudo, qual o papel dos lobos, que numa aldeia transmontana, chacinaram ovelhas.

marina disse...

o papel dos lobos é provar que esta teoria está toda errada , parte logo de ideias feitas nas quais tenta encaixar com martelo a realidade. não só os lobos morriam à fome se não matassem como da carnificina resultou um belissimo estrume que as plantas e bichinhos pequeninos agradecem.

BLUESMILE disse...

"A vida na Terra surgiu por Abiogénese – Geração Espontânea "


Ai, foi?

Chiça penico! disse...

Há, ganda Coito! Ao fazer desta não ficou com o pauzinho de urinar entropiado, nem nada?

Anónimo disse...

"Nada de novo Zazie, o Sokal no seu livro denunciou estes tipos a duzia. "

Caríssimo, explique de que "tipos" fala e e de que forma o Sokal os denunciou, sem utilizar a linguagem que o Saokal, precisamente, denuncia. Suspeito que nem sequer está á altura dos que o Sokal fala, quanto mais do próprio Sokal.