24 dezembro 2013

foi o sonho

O melhor presente de Natal que tive este ano, momentos antes de receber  os outros, recebi-o faz hoje precisamente uma semana, no dia 17.

Um leitor do meu livro "F. - Portugal é uma figura de Mulher" escreveu ao Papa a dar-lhe os parabéns, e enviou-lhe o meu livro como presente de aniversário. Eu fiz uma dedicatória.

Existem algumas coincidências que eu gostaria de mencionar.

Primeira, eu escolhi o título do livro (F.) há mais de um ano, muito antes do Papa ser eleito. Quando foi eleito, o Papa escolheu o nome de Francisco, que é precisamente a versão masculina do nome da minha neta.

Segunda, recentemente, ao ver na televisão um programa sobre o Papa Francisco, reparei que, na correspondência que envia, o Papa assina F.

Terceira, o leitor ofereceu o livro ao Papa sem saber que mais de um mês antes eu decidira - uma decisão que entretanto se tornou pública, embora não por minha iniciativa - doar todos os direitos de autor resultantes da venda do livro no país ou no estrangeiro a uma obra humanitária denominada "Um Lugar para o Joãozinho".

(Esta obra destina-se a financiar a construção de uma ala pediátrica no Hospital de S. João do Porto, onde vão parar todas as crianças sofrendo de doenças as mais  graves de toda a região norte do país. A actual ala pediátrica está em instalações precárias).

Quarta - um facto que não passou pelo meu espírito quando tomei a decisão anterior, e que só mais tarde recordei - é que a própria F. nasceu no Hospital de S. João (embora não na ala pediátrica, mas suponho, na materno-infantil).

Mas nada disto foi o meu melhor presente de Natal. O melhor presente foi o sonho: "Se o Papa Francisco lesse o livro e desse uma palavra pública sobre ele, as crianças internadas no Hospital de S. João teriam uma nova casa já amanhã".

3 comentários:

antónio martins rodrigues disse...

Nada acontece por acaso.Todo este relato é um "Conto de Natal",dirigido aos Homens de Boa Vontade em cujos corações vive a Alegria da Esperança,alimentada pela Fé, dos diversos "actores", que não é uma luz que tudo ilumina,mas apenas uma lanterna que ilumina o nosso caminho,o caminho do autor, que passa pelo Hospital de S.João do Porto e que pôs o seu trabalho ao serviço da
pessoa humana e não ao invés.
amr

Vivendi disse...

Um verdadeiro conto de Natal!

Vivendi disse...

Que Deus abençoe o seu caminho.