30 dezembro 2013

comer peru não é pecado


A natureza procura o equilíbrio. O estudo da termodinâmica demonstra isto mesmo, quando dois sistemas entram em contacto evoluem para o equilíbrio. Se colocarmos água quente em contacto com água fria, passado algum tempo a temperatura equilibra-se (a entropia aumenta).
Passa-se o mesmo com a vida, que não é senão uma manifestação da natureza. Se uma população aumentar para lá do limite suportável pelo meio ambiente, a reprodução diminui e estabelece-se um equilíbrio. Não é possível viverem na Terra mais seres humanos do que os que a Terra pode alimentar.
Quando eu afirmo que o propósito da vida é reduzir o gradiente de entropia Sol/ Terra e que para tal devemos “Crescer e Multiplicarmo-nos”, não estou a dizer que não existem limites, pelo contrário, estou consciente desses limites – caminhamos sempre para o equilíbrio.
Relativamente aos outros seres vivos, o meu raciocínio é o seguinte. A evolução seleciona os seres vivos que dissipam mais entropia e, de todos, o Homo Sapiens, é o mais apto nesta tarefa. Quando uma tribo sacrifica um peru para o jantar, o saldo é positivo em termos termodinâmicos. O propósito da vida realiza-se. 

1 comentário:

zazie disse...

'Oh homo tosquitus de Deus, e se falasses em mulas, nao era melhor