29 dezembro 2013

cinco anos

A F. faz hoje cinco anos.

Ao pensar nela, e na influência que ela teve na minha vida (nós não nos fazemos a nós próprios - somos feitos pela comunidade) dei comigo a pensar naquele episódio da Páscoa de 2012 - ela ainda não tinha três anos e meio - que deu origem ao livro que lhe dediquei.

Era acerca de um pirata mau de que ela tinha ouvido falar na Escola, e ao qual eu contrapus o pirata de SMP, que era um pirata bom.

Pouco tempo depois, e como que para me recompensar - num episódio que também registei aqui - ela deu-me a conhecer uma Princesa que eu não conhecia - a Princesa Rapunzel.

E desde então não tem deixado de falar comigo sobre Princesas, e sobre Princesas são também os seus brinquedos e vídeos preferidos.

Uma questão passou a aflorar ao meu espírito: Por que é que uma menina como a F., e logo desde a mais tenra idade, tem o espírito povoado por Princesas, vestidos de Princesas, histórias de Princesas - e não por Filhas de Presidentes da República?

Naquela altura, prometi à F. levá-la ao castelo da Princesa Rapunzel e levá-la também a ver Princesas de verdade.

Ainda não cumpri a promessa do castelo que, sendo a F.  portuguesa e para ser impressivo, tem de ser um castelo estrangeiro (decidi que seria o castelo de   Neuschwanstein, que eu próprio tinha visitado havia pouco tempo).

Mas, quanto a levá-la a conhecer uma Princesa, já cumpri a promessa. Em meados de Novembro, estive numa pequena ocasião social onde estava a D. Isabel de Herédia. Levei o livro da F. para lhe oferecer e levei comigo a própria F.

Perante uma pequena audiência e dirigindo-me à D. Isabel, que também tem uma filha chamada F., expliquei o conteúdo do livro e disse que a F. gostava muito  de Princesas, de vestidos de Princesas e de histórias de Princesas, e que eu tinha prometido levá-la um dia a conhecer uma Princesa.

E foi então que dirigindo-me à F., e apontando para a D. Isabel, lhe disse: "Nós, em Portugal, também temos Princesas. Esta senhora é a Princesa de Portugal".

Os olhos da F. abriram-se de surpresa, nem podia acreditar.

2 comentários:

José Lopes da Silva disse...

Pode sempre começar pelo de Lawsmile, que em termos de princesas só é batido pelo da Pena.

Anónimo disse...

Neuschwanstein?... Excelente escolha... estrangeiro e por cá não existe nada igual, nem parecido...
Mas pode também ir ver o castelo da disneylandia, faz o mesmo efeito, ou melhor e também é estrangeiro... -- JRF