O Francisco aterrou no Vaticano há pouco tempo e ainda está a aprender a ser Papa - é o chamado "on the job training".
É uma experiência nova para todos os católicos, habituados que estávamos à infalibilidade do herdeiro de Pedro. Durante esta fase de aprendizagem, que esperamos seja breve, é possível que surjam algumas gafes que teremos de ignorar, para não comprometer a imagem de autoridade que a função envolve.
O ataque ao capitalismo, único sistema que pode tirar milhões de seres humanos da pobreza, em nome dos pobres, foi uma dessas gafes recentes. Francisco vem agora esclarecer que as suas afirmações não são ‹‹uma opinião especializada››. Pois não, isso nem era preciso esclarecer.
Em simultâneo, vem também afirmar que não é comunista.
Caramba, a simples necessidade que o Papa sentiu de vir fazer este desmentido diz muito sobre o terreno pantanoso em que se deixou cair.
Infelizmente, logo a seguir, Francisco diz que tem muitos amigos comunistas e que até são boas pessoas. Mais uma Franciscada...
Depois dos crimes praticados em nome do Marxismo, esta afirmação não deixa de ser surpreendente. O que seria se o Papa tivesse dito que até tem amigos fascistas ou nazis? O fascismo e o nazismo não são moralmente equivalentes ao Marxismo?
- Francisco, Francisco...
Vou acompanhando as declarações do Papa Francisco e, com toda a bondade católica que consigo recrutar, começo a dar-lhe um certo desconto. É provável que muitas outras pessoas sintam o mesmo... o Papa é um tipo porreiro, toda a gente diz umas patacoadas de vez em quando, etc...
Pois é, só não sei é o impacto que essa imagem vai deixar na Igreja.
59 comentários:
Uma excelente imagem.
Joaquim,
O princípio da infalibilidade só se aplica a questões de doutrina e de fé. Em tudo o resto, o Papa dá opiniões como qualquer outra pessoa.
Abc.
PA
A Igreja Católica tem de tudo. Num mundo mediático e governado pela opinião, que não pela verdade, é como se a Igreja tivesse dito ao mundo: Ai, querem um Papa mediático? Então tomem lá este. Também temos disso".
PA
de vez em quando o bento domingues dá uma para a caixa. pq não lê o art. de domingo , a 3ª igreja ? e o Papa , pataroco ou não , tem efeito Axe nos católicos não ricos , que seremos a maioria. os adeptos do m.escriva de balaguer é que estão um pouco lixados ao ponto de chamar de comunista o Papa. a má fé cheira-se à légua. até através do pc..
É um bandeirinha. Não sabe o que quer, diz e desdiz.
um pequeno velho conto.
um dia um rei teve um sonho, sonhou que estava desdentado.
chamou um interprete de sonhos e contou-lhe o sonho.
O interprete disse aflito que era um mau sinal, que lhe iriam morrer todos os seus parentes.
Irritado o rei mandou-o açoitar e chamou outro interprete de sonhos.
Este disse-lhe:
- Boas noticias, meu rei! Irás sobreviver a todos os teus parentes!
Agradado o rei mandou-o recompensar generosamente.
Encontrando-se os dois interpetes o açoitado mostrou-se admirado por o outro ter sido recompensado, Este respondeu-lhe:
- Importa tanto a forma como dizes, como aquilo que dizes,
Pois bem, quem for capaz de compreender que compreenda. Este papa diz o mesmo que os anteriores, só muda a forma como o diz. A linguagem mais popular, mais compreensível pelo não especialista num determinado assunto, ganha em aceitabilidade pela população em geral, mas perde na precisão de significado, o que obriga a posteriores esclarecimentos perante os especialistas.
ocni
Não é bem assim. Não me recordo de Papas andarem a fazer inquéritos a todo o mundo, permitindo que se tornassem públicos, onde pedem opinião acerca de pastoral à família gay.
Também não me recordo de afirmarem uma coisa num dia, desdeizerem-na um mês depois. Ou mesmo apenas uns dias depois terem de justificar uma Exortação.
Imagine-se quando sair encíclica os acrescentos posteriores e justificações que vai ter.
Ou imagine-se o que sairá daquele Concílio que anda a preparar.
O problema nada tem a ver com mediatismo mas com falta de jeito para o cargo e fraqueza e inconsistência de personalidade.
Olha, a propósito, Ocni- tu, que sabes mais destas coisas, diz-me lá se o que a Bluesmile afirmou ali atrás é verdade.
Ela diz que o Papa Bento XVI afirmou que Cristo era filho biológico de Maria e José e que na Bíblia Maria apresenta sempre Cristo como "filho de josé, carpinteiro".
Ela não deu fontes, para variar.
Ela é estúpida. o Bento XVI escreveu isto:
http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/homilies/2010/documents/hf_ben-xvi_hom_20100815_assunzione_po.html
Uma pessoa que acha que os hominídeos (ou lá o que eram, os ditos Neandertais) há 25 mil anos já tinham uma religião com um Deus mulher, pode dizer tudo.
A maluca nem sabe o que são as ditas "venus paleolíticas"- devem ser primas.
que na Bíblia Maria apresenta sempre Cristo como "filho de josé, carpinteiro".
...
?
Na Biblia talmente. nao sei. Na passagem Mateus 13, 54-58
"Naquele tempo, Jesus chegou à sua terra, ensinava o povo na sinagoga, de modo que eles disseram em reverência: "Onde obteve este homem esta sabedoria e estes poderes milagrosos? Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? E suas irmãs, não estão todas entre nós? Então, onde é que ele conseguiu tudo isso? "E escandalizavam-se dele.
.
O que Jesus respondeu teredes que ir lá para saber o que contestou... Mas tudo isto sempre posto em boca de judeus da sinagoga...:)
Por certo. Para quando uma pequena reivindicao da situaçao dos secundarios daquela grande obra como o actor que travalhava como podia a bem savía a madeira?
Se terede, não iredei, porque isso é ignorância linguística de evangélico brasuca.
E eu não falei da cena idiota dos irmãos que é besteira prot por ignorarem o sentido do termo irmandade.
A maluca disse que Maria o apresentava sempre como filho de José e que até o Bento XVI confirmou que era filho biológico dos dois.
Essa passagem e a leitura que v. faz é de tal maneira monga que nem sei se estava à espera que a multidão o apresentasse como filho de Deus.
Só um idiota prot lê assim a Bíblia.
Porque Cristo apenas insinuou. Nunca o afirmou.
Apenas Maria disse aquela frase nas Bodas de Canã.
Portanto, já que v.s sabem a Bíblia de cor, digam lá em que passagens Maria andava a apresentá-lo como filho de José.
(Por acaso até fui eu que disse ao acaso isto, e a maluca maçónica aproveitou logo para garantir pelos versículos que era assim mesmo).
Mas é mais que natural que fosse assim que publicamente se pensasse, pois José nunca negou a paternidade que não foi biológica e educou o filho como se o fosse.
Por isso é que acho o santo mais incrível de todos.
teredes é galego , Zazie. futuro indicativo verbo ter :)
Agora quero os textos bíblicos e os do Ratzinger porque fiquei mesmo com curiosidade como se pode inventar tanto por pura estupidez doentia de embirração com um Papa.
Sim, eu sei- foi o comuna galego que respondeu- o da "la corporacion feminina" e mais não sei quantos.
O gajo já andou por aí com mil nicks e ia insultar-me ao Cocanha como Simon.
Agora julga que ninguém o topa se assinar Anónimo.
Nada como um ateu militante para citar versículos
aahhahahahah
tu viste pq o Papa teve de explicar que não era marxista ( como é óbvio) Zazie ? uns meninos do tea party e mais um cromo duma radio usa conservador rotularam-no de marxista ..e alguém lhe terá perguntado depois se era marxista face às acusações. devia te-los mandado tomar por el culo , mas enfim.
Pois devia. é que devia mesmo.
Esses mongos são cretinos. é coisa tribal prot anda tudo histérico com medo que venha aí o comunismo pela mão da Igreja.
Mas ele não só não precisava de explicar como devia ter o cuidado que sempre tiveram os outros papas em referir isso.
As encíclicas do Bento XVI dizem o mesmo mas referindo que sempre que o comunismo é um inimigo da pastoral cristã.
E, para que é que na Exortação também teve de inventar que coitadinhos dos judeus que sempre foram as grandes vítimas e que ainda hoje são perseguidos por católicos?
Isto é mentira, é estúpido e como é que se justifica?
E como é que se justifica que tenha falado num milenarismo do "Fim da História" com abundância económica apra toda a gente mas que lhe parece estar longe de acontecer?
Quem é que prometeu abundância capitalista para toda a gente?
Foi Cristo?
Há alguma passagem bíblica ou algum texto de doutor da Igreja que fale nisso?
Não, não há. É ideologia que vem de Hegel, foi continuada por Marx e teve versão utópica/liberal pelo Fukuyama qeu entretanto se negou.
não sei. aquilo dos judeus talvez por na argentina haver muito alemão tanto judeu como nazi . o fim da história na volta leu o agostinho da silva que tb achava que um dia destes era tudo grátis..
Olha uma coisa- mas acaso a Exrtação foi uma cartinha para argentinos?
A Exortação é para todos os católicos do mundo"
E onde é que na Argentina existem católicos a perseguir judeus?
O que existe é gigantesco lobby judaico com o qual ele tem intimidade. E do piorio, porque é lobby gay.
O Agostinho da Silva era milenarista mas nunca esse milenarismo foi aceite pelo Vaticano.
É o do 5º Império que por cá apenas tem cultos muito soft nas festas do Espírito Santo, da Terceira.
E nem esses dizem isso.
E é claro que o Papa não estava a citar o Agostinho da Silva.
Ele sabe do que falou- do "dito Fim da História". E este não fpi teorizado pelo Agostinho da Silva.
Não há volta a dar, escreveu bacorada e da grossa. E não foi em pequeno discurso- foi no primeiro texto mundial que fez.
sei lá. nem os judeus foram sequer perseguidos por motivos religiosos. estava a brincar quando falei no a. da silva :) talvez o Papa ache que é o Papa negro e esteja a na onda das profecias do nostredamus e do malaquias do fim do mundo :)
eehhe
Eu penso que ele ainda não se deu conta que é Papa.
Aquilo é conversa que se tem com amigos.
Antes que advenha a mudança de império
Virá um caso bastante maravilhoso
A fortaleza mudada, o pilar da rocha
Mas transmutado sobre o rochedo negro.”
olha , é a quadra do nostredamus.
o bento demite-se ( caso maravilhoso ) muda a cena no vaticano fortaleza , pedro pedra da igreja muda para rochedo negro ordem jesuita !!!!!! fim do mundo :)
O Papa falou dos judeus como falou dos muculmanos numa paragrafo dedicado à intolerancia.
.
Não percebo porque retiram do texto apenas os judeus.
.
A verdade é uma só. Aqueles que defendem uma economia onde a justiça se faz unicamente em torno de um preço sentiram as palavras do Papa. Entre eles estão basicamente as façcões mais extremistas dos liberais.
.
O pessoal à esquerda dos extremistas aplaudiu. Entre este pessoal estão todos os outros que não se revêm numa economia predatória, que explora as fraquezas aqui e acolá sem colocar o ser humano no centro. Estão os sociais democratas, os democratas cristãos e os socialistas, bem como os liberais sociais que são mais moderados que os seus primos.
.
Ora, o Papa disse aquilo que sentimos. Que este comercio internacional, de cariz predatório, não serve, mata.
.
Não atacou a economia de mercado, nem o capitalismo, mas sim o liberalismo extremado onde o Valor supremo é o preço, acima de todos os valores que devem presidir ao cristão.
.
Rb
descontextualizam para deitar abaixo , RB. como li algures , até o diabo é capaz de citar as escrituras para provar o seu ponto de vista :)
ahahahaha
Marina, tu és bruxa
":O)))))))))
Não. Não falou dos judeus como falou dos muçulmanos.
Em parte alguma ele disse que os muçulmanos sempre foram vítimas e ainda hoje continuam a ser perseguidos, inclusive por católicos, o que é mais grave.
Ele disse isto em relação aos judeus e é absoluta mentira.
Tu desvias por tendenciosismo marano, mas isto está lá escrito e isto é factualmente uma patranha.
Foi frete ao lobby dos amigos. Só pode.
Pois foi. Mas eu fico encantado se as palavras do Papa os incomoda. Assim como fiquei encantado com as palavras do Papa JPII e o seu antecessor quando incomodava os socialistas.
.
Na verdade o Socialismo nao é problema do mundo actual. Já passou. Nao faria sentido o Papa atacar moinhos de vento. Ataca, e faz bem, o problema que vê na actualidade.
.
Ele sabe bem o que quer. Além de saber bem o que quer, faz pela vida. Age. É um Papa que arrasta massas, como o fazia como ninguem o JPII. E neste sentido é um elemento perigoso para a nova NomenKlatura. A coisa mais perigosa para as nomenclaturas é um lider forte que arrasta multidoes.
.
Pode ser que, como no tempo do JPII, apareça uns Gorvachoves para fazer uma perestroika. Apesar de que, ao contrario daqueles tempos, nao existe um inimigo a combater, mas antes um sistema globalizado.
.
Em todo caso, e dado que as democracias tem ciclicamente governantes ora de esquerda ora de direita, a estratégia do Papa em nao hostilizar as esquerdas moderadas parece-me assertiva. Por exemplo o Papa nao ganhava nada em hostilizar pelo uso de certas palavras o PS portugues. Nada. Apesar de ser um partido de esquerda, situa-se numa esquerda moderada onde a Igreja pode negociar com tranquilidade. Ao mesmo tempo as direitas moderadas tambem estao com ele.
.
Sobra, em suma, aquelas bestas extremistas de um lado e do outro. Os liberais radicais e os comunistas radicais a quem a Igreja sabe de antemao que nada de bom devirá dali.
.
Como os comunistas nao sao problema da actualidade o Papa centra as suas preocupacoes nos outros.
.
Rb
"... O afecto que se desenvolveu [com os filhos de israel] leva-nos a lamentar, sincera e amargamente, as terriveis perseguicoes de que foram e sao objecto, particularmente aquelas que envolveram cristaos".
.
Eis a frase que o papa dedicou aos judeus. A seguir fala nos muculmanos e na necessidade em acolhe lhos com afecto e respeito e para se evitar as odiosas generalizacoes porque o verdadeiro islao opoe-se à violencia.
.
Ora bem, nao vejo onde possa o Papa estar a mentir como dizes. Eles foram perseguidos no passado e sao perseguidos no presente recente.
.
Rb
Tu fica sencantado com facciosismo e isso não é propriamente nada para provocar orgulho.
Porque, de esse modo, és obrigado a aceitar todo o tendenciosismo e facciosismo vindo de onde vier.
E não podes nunca atirar para cima dos outros com cenas de ódio porque o facciosismo é um tendenciosismo que justifica tudo.
A questão em causa é que um Papa não pode mentir como podem mentir os malucos do anti-semitssmo fantástico.
"A nova vida é gerada por obra dos pais e pela graça da Palavra criadora. Por isso, é procriação: obra humana e divina. Pode dizer-se, em teologia cristã, que Maria e José geram Jesus, que é fruto da sua união como eu da dos meus pais; e, ao mesmo tempo, que essa criatura é fruto da acção criadora do Espírito. Esse nascimento transforma-se em símbolo iluminador do que acontece em todo o nascimento; não é um dar à luz excepcional sem participação de varão, mas o símbolo que recorda que todo o nascimento é, ao mesmo tempo, obra dos progenitores e graça do Espírito de vida".
Juan Masiá
Na Bíblia, Jesus é o filho do carpinteiro José:
Mateus 1:16; Lucas 3:23; 4:22; João 1:45; 6:42.
"e que até o Bento XVI confirmou que era filho biológico dos dois."
A gaja nazzie não sabe mesmo ler.
Por acaso Joseph Ratzinger escreveu que se Jesus fosse o filho biológico de Maria e José isso em nada afectaria a possibilidade da sua inegável natureza divina. O mistério da encarnação é capaz de ser outra coisa que não a biologia do fecundação e parto, como alguns pretendem fazer.”
Qualquer dia dizem co Bacano do Baticano é do CDS do Portas, só pó Bacano desmentir, carago, eheheheh
Rem ratzinger, nem a Bíblia afirmam que Jesus é filho biológico de José.
Pelo contrário, afirmam que é apenas filho biológico de Maria.
As águas inquinadas de bebe é que o afirmam.
O que Ratzinger afirma é algo muito diferente.
ocni
Ela é estúpida. É calhau absoluto.
Não dá para perder tempo. Basta um insulto e mandar desorelhar.
A tipa é mesmo monga.
Por um lado, acredita em toda a cientoinice e, segundo a cientoinice, esses que esculpiram a dita Venus de Dusseldorf e outras idênticas, e fizeram pinturas nas cavernas, nem gente eram.
Eram ainda semi-macacos- os tais hominídeos que agora até já foram postos em causa por outros arqueólogos- como sendo tudo gente (como obviamente não podia deixar de ser)
Por outro lado, a tarada quer comparar os textos sagrados do Antigo Testamento com a religião feminina de semi-macacos.
É que eles sentem-se a esse nível- ao nível do pensamento de semi-gente.
EHEHEHEHEHEHEH
É-me absolutamente indiferente se Jesus é filho biológico de José e Maria.
.
Se hoje se pudesse provar com todo o rigor que Jesus era, afinal, filho de José, nada mudaria àquilo que eu penso acerca dele.
.
Não valorizo aquilo que o cristianismo diz que Ele é, mas antes valorizo o exemplo que ele deu.
.
O mesmo é dizer que não creio. Nem deixo de crer. A fé não me parece que seja uma coisa que se consiga ter porque se quer muito ter. Não sei se as estórias, incluindo as biblicas, são inventadas ou não.
.
Algumas devem ser.
.
À falta de fé resta-me apreciar as pessoas naquilo que elas dizem e naquilo que elas fazem e se uma coisa corresponde com a outra. E Jesus é, desse ponto de vista, o meu modelo moral, seja Ele filho de quem for.
.
Rb
Ninguém está a perguntar o que que cada um acha ou deixa de achar.
Ela afirmou que na Bíblia Maria apresenta e refere-se sempre a Cristo como filho de José.
Como eu não sei versículos de cor, pedi-os.
Não os dão.
Também afirmou que o Bento XVI disse que era filho biológico de ambos.
Pedi fonte e não dá- Agora diz que eu é que li mal, quando basta ir onde ela escreveu, fazer copy paste e esfregar-lhe na focinheira.
Não merece a pena dar corda a taradas porque esta destila má-onda.
Mas, é claro que, para cada pessoa, é possível valorizar o que se quer.
E acho que sim, a mensagem cristã é o principal- daí que Maria não possa ser o centro do Cristianismo porque ela não tem parábolas nem um exemplo como Cristo.
Mas, do ponto de vista de rigor textual, não se pode inventar.
Ou bem que vem na Bíblia, ou bem que não vem.
Eu pedi passagem porque não sei de cor.
Citei apenas as Bodas de Canã, onde é mais que óbvio que Maria o está a indicar como Salvador e não como um mero filho de um carpinteiro.
"Fazei tudo o que ele vos disser"
E é claro que, ao contrário da mongalhada evangélica e da mongalhada ateia, à comuna galego, não se faz exegese dos textos bíblicos em americano ou braseileiro.
Tem de se saber o sentido original do termo na língua em que foi escrito.
e foram escritos em diversas línguas, pelo que só mesmo especialistas e eruditos podem explicar.
Pois claro.
.
Rb
Onde é que os judeus são perseguidos, hoje?
Ainda vivem pessoas da geracao perseguida pelos nazis.
.
Rb
Eu escrevi isto:
"Por acaso Joseph Ratzinger escreveu que se Jesus fosse o filho biológico de Maria e José isso em nada afectaria a possibilidade da sua inegável natureza divina. "
A iletrada leu isto :
"Bento XVI disse que era filho biológico de ambos"
Ou é burrice ou Iliteracia funcional no seu esplendor.
:)
Ora toma lá o copypaste na focinheira. A zazie é Burra iletrada ou com síndrome de fpc cmo diz ou outro..
LOL
Perseguidos por católicos, Mujah.
O Papa escreveu que, no presente, os judeus ainda são perseguidos por cristãos.
isto é um insulto aso cristãos que são cuspidos na cara em Israel.
ahahahahahha
Desta vez enganei-me e a maluca agora tem de fazer copy paste dos meus insultos porque nem a insultar é capaz de ser original
":O)))))))))))))
AHAHAHAHAH
Ficou biursa com o hipotético do Ratzinger que nem entende e não decorou o versículo da apresentação do filho do carpinteiro, feita pela Virgem.
Oi pessoau- este aqui é filhote do meu carpinteiro, cara. Nada de confusões
":O))))))))))))
È síndrome de fpc como diz ou outro..
"Desta vez enganei-me", diz a dita, só pode ser milagre da santa, reconhecer que fez merda.
Ops, queria dizer cocó, que é mais fino e assim, e mais de acordo com carantonhas de gárgulas, medievas artes e conversetas sobre "grandes mães" e coiso e tal.
Nem dormiu, a maluca
AAHAHAHHAHAHAHA
Ficou mesmo biursa e a sonhar com as grandes mães mamalhudas
":O)))))))))))
FPC
Enviar um comentário