02 novembro 2013

El Papa pide opinión a los católicos sobre gais, divorcio y natalidad

Tal vez por su confesada afición a la literatura rusa, el papa Francisco es consciente de que, como escribió León Tolstói en la primera frase de Ana Karenina, todas las familias felices se parecen, pero las infelices lo son cada una a su manera. Así que, ante la celebración en octubre de 2014 de un sínodo extraordinario sobre la familia, Jorge Mario Bergoglio ha encargado una encuesta mundial –compuesta de 38 preguntas muy concretas— para conocer de primera mano qué sufrimientos espirituales aquejan a las familias católicas. No pregunta Francisco en su inédita iniciativa por el sexo de los ángeles, sino por cuestiones muy concretas que todavía hoy siguen siendo tabú en la Iglesia católica. Quiere saber el Papa si los cristianos divorciados y vueltos a casar “se sienten marginados y viven con sufrimiento la imposibilidad de recibir los sacramentos”, o, por ejemplo, “qué atención pastoral sería posible ofrecer a las parejas del mismo sexo” e incluso a los hijos por ellas adoptados. Aunque los viejos guardianes de la fe se han apresurado a bloquear de forma preventiva los intentos de Francisco por abrir la Iglesia a las nuevas familias, basta leer la encuesta para sospechar que la batalla será larga. Y tal vez cruenta.
El País

Comentário: Que interesse pode ter para as elites católicas a opinião da populaça? As elites devem educar e guiar a populaça, não devem ir ao encontro dos seu gostos e tendências. Se a opinião da populaça contasse, o melhor era eleger o Papa democraticamente, ou não?

65 comentários:

Rui Alves disse...

"...o melhor era eleger o Papa democraticamente, ou não?"

O papado de Francisco ainda é uma criança. Tenha medo, tenha muito medo...

Anónimo disse...

112: “Petrus Romanus” (Pedro el Romano). Francisco: “In psecutione extrema S.R.E. sedebit Petrus Romanus, qui pascet oues in multis tribulationibus: quibus transactis ciuitas septicollis diruetur, & Judex tremendus iudicabit populum suum. Finis”.

zazie disse...

Que grande imbecilidade

Agora delega.

zazie disse...

Ele pergunta se pode dar os sacramentos a homos que vivem juntos?

Então que os dê individualmente, ora essa- porque não lhe cabe a ele reconhecer o que a Natureza impede.

zazie disse...

E os filhos não têm culpa, portanto, dê como se dá a qualquer criança- aos órfãos, já agora, que também são gente.

zazie disse...

E depois faz estas perguntas completamente mongas:

¿Cuál es la actitud de las Iglesias locales y particulares hacia el Estado como promotor de las uniones civiles entre personas del mismo sexo y hacia los involucrados en estas? ¿Qué atención pastoral se puede dar a estas personas?

• En el caso de las uniones de personas del mismo sexo que han adoptado niños, ¿qué se puede hacer a nivel pastoral para transmitir la fe? ¿Cómo se acercan a la Iglesia los padres que están en esta situación? ¿Qué es lo que piden?

• ¿Saben los cristianos de hoy cómo evaluar moralmente los diferentes métodos de planificación familiar? ¿Podrían sugerirse ideas pastorales?

.......................

Não dá. Este Francisco não devia ter ido a Papa.

Anónimo disse...

Zazie, concordo consigo em tudo. Safei-me... espero.
Mas um Papa não é eleito. A tradição interpretada (marca do Cristianismo) diz que o Papa é escolhido entre quem mais ama Cristo. Tudo começou com a pergunta que Jesus fez a Simão Bar-Jonas (Pedro): "Tu amas-me mais que os outros?".
Claro que Francisco tem a sua maneira de ser, tem a sua cultura e a sua visão religiosas, e não é burro.
Ratzinger e Wojtyla também foram duramente criticados no início dos seus papados.
Não julguemos Francisco, porque ele tem quem o julgue. Tal como nós temos.
Esperemos. O que significa ter Esperança.
eao

marina disse...

quem se divorcia e recasa e se aparelha com o mesmo sexo não é propriamente a populaça... são as elites de vários quadrantes , desde os da massa até às artes , passando pelos sarkozi e governadores gay e primeiras ministras islandesas. falhou o alvo , Joaquim , a população não tem dinheiro para comer e vomitar depois.

zazie disse...

Eu também não disse nem defendi que um Papa devesse ser eleito.

Só que desta vez é quase praticamente impossível que a escolha deste não tivesse a ver com "política do Vaticano" em oposição ao sentido conservador do Bento XVI.

É demasiado óbvio que esta Papa está com uma agenda de fazer com que a Igreja vá atrás do Mundo e não o inverso.

E isso é estúpido, antes de ser outra coisa.

zazie disse...

E eu tento conter-me.

Só que isto podia ele dizer lá com cargo pastoral na América Latina.

Não pode é dizê-lo enquanto Papa.

Não é para merdas de questionários políticos desta ordem que é preciso um Papa.

zazie disse...

Desde quando os europeus que vão para o choco e atré compram barrigas de aluguer são europeus que fazem falta à Igreja ou estão preocupados com a doutrina católica.

Phónix- antes ir pregar aos canibais.

zazie disse...

E depois nem se percebe.

Então andou para aí com a cena de criticar os gays e mais essa treta toda da moda e agora quer casá-los?

Parece mesmo aqueles bandeirinhas que apenas se preocupam com o voto.

Quer votos- quer populaça.

Nisso o Joaquim tem razão. Quer mesmo agradar à populaça no sentido da populaça monga das modas do mundo-às-avessas.

Ora a Igreja tem de ter uma doutrina ética e nunca, por nada deste mundo, pode agora andar a dizer que tanto vale uma coisa como o seu contrário.

zazie disse...

Não tem cabeça. É este o problema de um Papa sem capacidade teórica.

Acaba a falar como novela.

zazie disse...

E a novela é a novela dos "inhos"- dois coitadinhos.

Que são tudo e o seu contrário, porque são aferidos pelos lobbies políticos e ele limita-se a ir atrás.

zazie disse...

E essa de ser "escolhido entre os que mais amam Cristo" basta olhar para a História e ver quantos enganos na escolha.

Não consigo ter fezada para tanto.

No outro dia o Muja perguntava-me se eu tinha fé e eu não soube bem explicar a coisa precisamente porque fé em Deus é uma coisa- fé cega numa doutrina ou numa instituição é outra.

marina disse...

também acho isso do inquérito um completo disparate , Zazie. nem percebo onde quer chegar com isso . prospeção de mercado ? o Papa não é um ceo :) não sei o que lhe terá passado pela cabeça para achar isso boa ideia.

Anónimo disse...

Assino por baixo os comentários da zazie.
Esta posição é demasiado Boffiana...
A Igreja não tem de ser progressista em nada. E estes progressismos apenas se dirigem a franjas da sociedade que nunca estarão satisfeitos a não ser quando a Igreja já não existir.
O Papa também não mediu bem o que isto poderá fazer à Evangelização dos continentes Africano e Asiático, onde este tipo de abordagens poderá fazer regredir o trabalho de séculos.
Que saudades do nosso Pastor Alemão!
RM

Anónimo disse...

Olá Zazie,

Fico deliciado quando me dá um "bosão" de razão. Lá na tasca já fazem comentários sobre nós.
Uma beata que por lá passa acha que é um milagre.
:-)

Joaquim

zazie disse...

ahahahaha

Beijoquita, seu doidão de boisão

Ricciardi disse...

O Papa nao para de surpreender, pela positiva.
.
Ele disse, claramente, na linha de Cristo, que nao vem para julgar ninguem e quer perceber se certos e determinados procedimentos da Igreja, como proibir sacramentos a divorciados, nao estao a afastar pessoas de bom coracao da Igreja.
.
"Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem.Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência , mas eu vejo o coração'"
.
"Jesus levantou-se e perguntou-lhe: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou? Ninguém, Senhor! Respondeu ela. Também eu não te condeno, disse Jesus. Vai e não tornes a pecar.”
.
Carrega Francisco. O combate ao declinio da cristandade católica faz-se abrindo os braços da Igerja a todos aqueles que sinceramente a procuram.
.
Rb

Anónimo disse...

Rb:
A mania da inclusão, reinante há várias décadas no Norte da Europa e nos US, apenas tem servido para a Igreja Anglicana estar a perder fiéis, de forma ainda mais acelerada que anteriormente.
No Catolicismo não se julgam, nem se rejeitam, homossexuais, divorciados, abortistas, etc - julgam-se, sim, os seus actos públicos, as suas tentativas de perversão de valores civilizacionais, os seus atentados à vida humana.
RM

BLUESMILE disse...

Grande papa!

Anónimo disse...

RM,
.
Não se trata de inclusão. O Papa não fala em inclusão. Fala, isso sim, em perceber se certas normas e procedimentos da Igreja, alguns obsoletos, se se justificam.
.
Vc não viu o Papa a dizer que aceitava a união de homosexuais. Longe disso. Ele apenas disse que não os julgava. Como Cristo não julgou a prostituta.
.
Ora, a diferença entre o Judaísmo e o Cristianismo é exactamente essa. O Judaísmo julga. O Cristianismo não julga. Congrega.
.
E espanta-me que existam cristão que clamam por mais judaísmo.
.
O facto dos Protestantes perderem fieis não tem nada a ver com isto. É uma tendência comum também ao catolicismo. Já quase ninguém é católico praticante (aqueles cujas normas e procedimentos da Igreja fazem um católico). As Igrejas não tem a clientela que tiveram.
.
Desde logo não podem comungar os divorciados. Mesmo aqueles que nem queriam divorciar-se. Um gajo divorciasse da mulher e a mulher que fica divorciada fica na mesma sem poder comungar. Percebe-se isto?
.
Não.
.
Mais, qdo o anterior Papa vai a Africa demonizar o preservativo nem pensou que a maior parte das vitimas são as mulheres inocentes de maridos que contraem a sida nas prostitutas.
.
O que vale é que ele emendou a coisa logo no dia seguinte. O que vale é que as missões católicas em africa não ligaram puto e continuaram a distribuir preservativos que, ao contrario do que ele afirmou, é metodo eficaz para preservar vidas.
.
Rb

Anónimo disse...

Não podemos ver a coisa de forma tribal. Ai, se os protestantes fazem isto a Igreja tem de fazer o contrario.
.
Mas porquê?
.
Os protestantes estão certos em muitas coisas. Não pode a Igreja perpectuar uma guerra inútil por questões menores. Um gajo percebe os motivos das diferenças na história. Mas é a altura de esbater essas diferenças com bom senso. Caso contrario a Igreja torna-se numa instituição que apenas não muda por orgulho e não pela justeza e razão das coisas.
.
Eu tenho a Igreja em mto boa conta. E compreendo que nao possa mudar certas procedimentos e normas de supeton. Mas o caminho faz-se caminhando.
.
A maior ameaça aos protestantes não está em fazer-lhes guerra. Nada disso. A maior ameaça para os protestantes está no Papa Francisco que tem bom senso e parece-me ser pessoa para engolir o orgulho.
.
Rb

zazie disse...

"As mulheres inocentes, o preservativo, Àfrica, o Bento XVI..."...

Mas que raio tem isto a ver com o incentivo à família gay?

Sabes dizer?

Não sabes. Reages pavlovianamente.

marina disse...

fiquei hoje a saber que o inquérito é para ser aplicado aos padres , não à populaça..faz toda a diferença , não é ?

zazie disse...

Aplicado aosw padres?

Aos padres gay, aos filhos dos padres, aos padres que vivem juntos?

È isso, ó marina patetinha?

Querias um questionário mundial à populaça para antecipar o sínodo da família da populaça?

ehehehehe

zazie disse...

Já estavas à espera de receber as 38 perguntas na caixa do correio, só pode.

E depois também ias ao Sínodo especial que já nem se fazia desde o Vaticano II.

Desta vez era um sínodo aberto à populaça mundial

":O)))))))))))

zazie disse...

É óbvio que a judiaria e a escardalhada acha logo que o Papa até vai casar gays.

Mas não vai. Ele meteu foi no mesmo saco uma data de coisas imbecis com outras que podem ser pertinentes.

e isto é para um Sínodo em 2015.
.
Mas tem perguntas e questões besta que nem deviam sequer ser passíveis de debate nas paróquias:

»“formas de feminismo hostis à Igreja”, a difusão do fenómeno do “aluguel de úteros”.

“pedem a celebração do matrimónio batizados não praticantes ou que se declaram não crentes

“Que atenção pastoral seria possível em relação às pessoas que escolheram viver segundo este tipo de união (homossexuais) ?

“No caso de uniões de pessoas do mesmo sexo que tenham adoptado crianças, como comportar-se pastoralmente em vista da transmissão da fé?”
»

zazie disse...

E os bispos já estão a consultar a populaça.

São 39 perguntas, depois vão fazer apanhado mas são temas que o Papa achou por bem serem "debatidos" nas paróquias antes do Sinodo.
O Birgolino tem razão- só falta propor listas de voto.

http://vaticaninsider.lastampa.it/en/the-vatican/detail/articolo/sinodo-synod-29182/

zazie disse...

Claro que o agnóstico progressista do Umberto Eco gosta, da mesma maneira que tinha dito publicamente que não gostava da insistência do conservador do Bento XVI com a questão do relativismo moral.

http://vaticaninsider.lastampa.it/en/inquiries-and-interviews/detail/articolo/eco-pope-francis-28194/

zazie disse...

E gosta ele e gostam todos os progressistas por isto:

« “he is better than Ratzinger, he is a modern man, he is the Pope of the Internet”»

Palerma.

Mas é certo e sabido- se os ateus e a escardalhada gosta, é mau sinal para a Igreja.

José Lopes da Silva disse...

Não entendo esta posição. Mas qual acham que vai ser o resultado deste inquérito?

marina disse...

no Zazie :) o inquérito é dirigido aos padres das paróquias . por isso é que fala de necessidades pastorais , é prós pastores que tenham ovelhas tresmalhadas ou negras lá no rebanho a saber o que pensam e o que se pode fazer para que entrem nas pastagens do céu :)

marina disse...

mas olha que pelo post pensei que os padres em vez de hóstia iam distribuir inquéritos na missa :)

zazie disse...

É um inquérito que vai ser debatido e depois, com o resultado desse debate com a populaça vão fazer um Sínodo.

Os Sínodos destinam-se a fazer aprovar deliberações.

Ora no questionário misturam-se ideias a aprovar com outras que só podem ser interditos.

Imagine-se o lobby gay como vai ficar de grelo aos pulos.

E por cá até já existem padres que fazem reuniões com maricas e que querem fazer aprovar muita coisa.

O lobby gay está em todas. E, pelos vistos, o Papa tem agenda por tv.

zazie disse...

O resultado do inquérito, como é mais que óbvio não é público.

Mas com tanto retardado mental pelo mundo fora, eu paga para ver quem vai estropiar tudo e até transformar as 39 perguntas em sermão ou referendo em igreja.

zazie disse...

E vão. Eu aposto em como vão distribuir o inquérito na missa e na cubata.

Pois se isto é mundial e dá no jornal.

Este Papa é assim- mediatiza tudo.

zazie disse...

O Ratzinger também fez inquéritos e um deles até foi às nossas paróquias.

Ninguém percebeu nada de nada.

Não entenderam sequer as críticas e a escardalhada interpretou ao gosto da casa.

zazie disse...

Eu não disse.

Ó prá eles- os Rumos Novos, com o grelo aos saltos:

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/homossexuais-catolicos-portugueses-aplaudem-inquerito-do-vaticano-1611204

http://rumosnovos-ghc.blogs.sapo.pt/



Topa bem a agenda desse nojo.

Inquérito era saber quem financia. Isso sim.

marina disse...

pois , não percebo ; no DN o inquérito era prós padres , no Público é para todos e já estão esses com o pito aos saltos .

zazie disse...

Esta merda dá-me vómitos.

A tara desta gente é tão grande que até lutam por contaminar com sida meio mundo.

Até a puta do direito a dar sangue para serem livres de contaminar, conseguem aprovar.

http://rumosnovos-ghc.blogs.sapo.pt/tag/dar+sangue


E depois vem o palermita da cubata com palminhas que é só divórcio e nem para estas merdas olha.

zazie disse...

Isto precisa de inclusão ou precisa é de fogueira?

marina disse...

mas o Pblico nessas coisas é esquisito , deve haver pra lá muito gay . quando foi a coisa da lei do sexo indefinido na alemanha tb puseram prá lá gays e tal quando a lei é para bébés que nasçam , atestado pelo médico , hermafroditas.

zazie disse...

Esses de pito aos saltos são padres!!!!


Já sabia disso por conversa no Trento da Língua.

Dão missa e até têm tarados que vão lá em espécie de procissão.

E isto é cá. Na parvónia que apenas sabe copiar modas do estrangeiro.

Agora imagine-se os lobbies mundiais- em particualr os ingleses como vão aproveitar para proselitar com costas protegidas pelo próprio Papa.

zazie disse...

Sim, o Público e a nossa Igreja vem da Capela do Rato e patrocina todas estas aberrações.

O Ratzinger devia saber mas os sacanas trocaram as voltas.

zazie disse...

Isto é gente que dá missa e as fufas dão catequese.

E esta gente é muitíssimo mais activa.

Nem dormem. Conseguem converter à ideologia larila mais rápido que os missionários converteram selvagens.

zazie disse...

Portanto, agora até vai ter piada.

Porque o Paco vai ficar encostado à parede.

Ou vai ter de aprovar merda para agradar aos lobbies, ou vai ter de condenar e cai em desgraça mediática.

Porque isto de dar uma no cravo e outra na ferradura não dá. A Igreja é muito mais gente.

E eu não acredito nem que ele aprove a merda que mandou a debate, nem que deixem aprovar muito mais que cena de sacramentos a divorciados, como já fazem os ortodoxos sem precisarem de tanto escarcéu.

zazie disse...

Olha quem eles são. Padres!

http://ilga-portugal.pt/noticias/53.php

E vivem juntos, esses dois.

Um até vai à tv.

Quem financia. Quem paga isto a nível mundial é a única questão que convinha aber.

Porque há muito dinheiro em jogo.

A gayzada, depois dos pencudos (ou a meias), é o lobby mais poderoso ao cimo da terra.

zazie disse...

«Os retiros e encontros de La Fonte atraem gente de todo o mundo, e o pároco de Santa Isabel sabia dos efeitos. Assim, recebeu Pezzini aqui, a 16 de Setembro de 2003.

- Organizámos um encontro com um título discreto: "Uma experiência pastoral na cidade de Milão". Ele chega e diz: "A experiência pastoral é esta: acompanhar pessoas homossexuais." Na sequência do encontro, houve pessoas que me pediram um espaço para uma vez por mês rezarem e perceberem o que entre nós podia ser feito, poderem olhar para a sua condição sem se mentirem.

Como o movimento italiano se chama La Fonte, esse grupo decidiu chamar-se Riacho. Fizeram um blogue (ainda activo: riacho.blogs.sapo.pt) e o padre José Manuel cedeu-lhes um espaço na Capela do Rato.

- Era uma reunião de quem estava, eu nunca estive. Os leigos são maduros o suficiente para darem orientação a si próprios. Eu ia fazendo a coordenação com um deles. Quando deixei a Capela do Rato, continuaram mais um tempo, mas depois passaram a encontrar-se noutro lado.

O patriarca de Lisboa sabia?

- O Senhor Patriarca estava ao corrente da minha atenção pastoral, sem detalhe. Como agora acontece com outros grupos que têm acompanhamento recomendado, para que as pessoas não se sintam marginalizadas.
»

Ricciardi disse...

Em suma, as perguntas sao meritosas se ninguem souber que elas foram feitas.
.
É uma forma de ver a coisa. Estranha, ainda assim um ponto de vista como outro qualquer.
.
Mas eu acho exctamente o contrario.
.
Que devem os padres transmitir ao Papa como tem agido perante casos especificos como aqueles inerentes às perguntas.
.
Por exemplo, como actua a Igreja perante os filhos de casais gay?
.
Cada padre tem a sua maneira de lidar ou deve a Igreja ter uma posicao ampla acerca do assunto?
.
O mesmo é dizer, porque é q os filhos dos gays nao podem poder aceder ao catolicismo?
.
O eventual estado em pecado dos pais transmite-se na adopçao ao adoptado?
.
Este Papa nao arranja subterfugios. Enfrenta a Besta de frente. Lida com ela com a classe dos melhores toureiros. Olé.
.
Nao tem medo. O que se tem de decidir tem de ser decido. Nao podemos fechar os olhos a fingir que os casos nao existem.
.
Existem.
.
Rb

zazie disse...

Tu não entendes que isto vai demorar 2 anos e que, em 2 anos, muito mais força t~em os lobby gay para fazerem passar a agenda que, no fim, qualquer treta aprovada num Sínodo do Vaticano?

Tu não entendes que este Papa mediatiza e transforma em "diálogo" tanto o bem como o mal e que, nunca, em parte alguma se faz passar bem e mal à molhada, sem demarcar o que é condenável?

Esta merda seria o mesmo que dizer-se que o aborto também deve ser debatido juntamente com as barrigas de aluguer e com a venda de órgãos porque as 3 coisas existem.

zazie disse...

Tu acaso sabes o que são Sínodos da Igreja?

Dá-me ideia que não e por isso mesmo isto tudo é Big Brother.

Anónimo disse...

Quando, no início dos comentários escrevi "Zazie, concordo consigo em tudo", mal sonhava que iria deparar com uma das melhores páginas do PC.
É notável ver como tanta gente "conhecida" há séculos se exprime lealmente, dando motivos para pensar e pensar.
Abraços para todos
eao

zazie disse...

Mas olha aqui ó grande burro:

Desde quando os filhos dos gays ou os filhos das putas têm as portas das igrejas fechadas?

Que mera é essa.

Quem é que decide?

Ou é jovem livre e vai ou é menor e só vai se a família quiser.

E isso é válido para filhos de gays,como filhos das putas, como filhos de ateus.

Burro!

zazie disse...

Isto não é nada. isto é cena de falta deles no sítio e de não ser capaz de condenar a trampa que vai no mundo.

Como não sabe condenar, convoca a trampa de todo o mundo para cavaqueira por paróquia que depois logo se vê a trampa que é abençoada.

Ricciardi disse...

Eu vou dar um exemplo.
.
Um casal que se divorcia por iniciativa do marido. Apaixonou-se por outra.
.
A conduta do homem, pelo catolicismo, é vista como sendo um pecado. De adultério, desde logo. Um dos pecados principais. E por isso nao pode voltar a casar-se pela Igreja.
.
Tudo mto bem. Tem a ver com o principio básico moral da Igreja.
.
Mas entao, e a mulher?
.
Porque é que a mulher está impedida de voltar a casar pela Igreja?
.
Ela nao cometeu pecado algum. Ela mateve-se fiel aos votos matrimoniais.
.
Que sentido faz ignorar esta mulher e barrar-lhe a possibilidade de receber sacramentos da Igreja, sejam eles quais forem?
.
Nao faz sentido.
.
Como nao faz sentido barrar sacramentos a quem se arrepende.
.
Isto é um principio basico da cristandade.
.
No catolicismo está escrito que esta mulher nao está em pecado. Mas na verdade a Prática da Igreja ignora administrativamente este assunto. Como se tivesse medo de enfrentar as coisas com receio q os fieis mais devotos, beatos enfim, nao compreendam, talvez.
.
Eu louvo este Papa por nao ter receios deste tipo. Uma determinacao poucas vezes vista. Lida com os assuntos prementes com a cara lavada.
.
Rb

zazie disse...

E sim. Eu até entendo que seja preciso um qualquer Sínodo ou algo aproximado para tomar resoluções acerca dos católicos e problema da família.

Na maior.

O Ratzinger nem por um momento deu tréguas a toda a porcaria de barrigas de aluguer, clonagem e cientoinices de embriões em granel em tubo e pela pia.

Mas o Ratzinger condenava com a doutrina da Igreja o que é para condenar.

Nunca misturou o que é óbvio qeu ainda precisa de ser mais condenado, travado e combatido face ao Poder político, com pequenas aberturas de costumes.

Ora este questionário é o inverso- é misturar o que é para condenar com pequenas aberturas de costumes.

A Igreja não tem força para travar o caminho para onde vai toda esta porcaria.

O Papa escusava era de ainda dar aso a fazer parecer que a Igreja também precisa de correr atrás, para o abismo, só para catar umas alminhas tresmalhadas que mais precisavam era de serem postas na ordem que compreendidas.

Ricciardi disse...

Isto vai obrigar os padres a pensarem nos assuntos. E a Igreja, a seu tempo, formará opiniao e decisao.
.
E qdo o fizer nao vai ficar na descricionaridade de cada padre certos assuntos que se levantam nos dias que correm.
.
Os lobbies gay nao sao para aqui chamados. Nem podem ser, zazie. O facto de berrarem ou aplaudirem nao retira mérito à iniciativa.
.
Mal era que para nao ouvir aplausos de quem está em desacordo nao tomassemos decisoes que tem de ser tomadas.
.
E nao te preocupes. O Papa nunca irá casar homosexuais. Como nunca irá aceitar a prostituicao. Faz parte do codigo genetico da Igreja, como quem diz, dos valores.
.
Isso nao invalida que Jesus, contra tudo e contra todos nao tenha entrado na casa da prostituta.Entrou, e protegeu-a, mesmo qdo todos O acusavam de trai a Lei de moises.
.
Rb

Ricciardi disse...

Mas olha, eu nao pretendo defender o Papa Franciso para contrastar com o Bento XVI.
.
Eu nao gostei dele no principio. Por varios motivos. Mas a verdade é que ele foi mudando e fazendo um esforço (maior do que as capacidades dele) para centrar as suas preocupacoes nas pessoas e menos na filosofia.
.
E senti nele preocupação, e de certa forma alguma decepção, por eventualmente nao conseguir dar conta do recado.
.
A comparacao foi injusta. As pessoas comparavam o Bento ao JPII. Comparavam o que estetinha em excesso com o que faltava aquele. E sao pessoas tao diferentes que o primeiro sai a perder na comparacao.
.
Os fieis, de forma geral, nao compreendem Bento XVI. Nem tem de compreender. Era demasiado fechado sobre si mesmo e demasiado fechado na sua intelectualidade.
.
Por isso é que eu acho que ele foi um excelente numero dois, e um mau numero um. E como numero dois terá sido dos melhores em toda a historia da Igreja.
.
Mas aquilo que tem de fazer um papa é simples e foi dito pelo Mestre: " apascentar as ovelhas". Ora, um pastor tem de se fazer perceber pelas ovelhas. Um assobio e elas sabem para onde ir. Nao basta ter boa vista, boa agilidade mental. Tem sabir condizir a manada. E foi essa a missao que jesus deu a Pedro.
.
Rb

zazie disse...

Não vou entrar em diálogo com detalhes de merda porque esta cena incomoda-me.

Isto é da mesmíssima ordem que um pai, para educar um filho, achar que o melhor é ouvir primeiro a comunidade e que o próprio filho participe do debate.

Se há questão que é estúpida é a ideia que tudo funciona em uníssono, bastando para tal haver chefe.

Claro que não.

Assim como os filhos são influencidos por mil e uma coisas e pessoas fora da família, também as pessoas o são por efeito do som de uma época.

Ora o som do nosso tempo tem excessiva merda que só se tem poder por efeito da treta democrática.

A partir do momento que um partido tem poder, os lobbies conseguem impôr um mundo_às_avessas que, de outra moda podiam passar séculos sem que nada disso acontecesse.

zazie disse...

Ora, no presente temos merda em torno da dita família alternativa que, em vez de se dizer que é preciso travar, referendar, impedir, estã-se a fazer o contrário.

No outro dia, em casa de pessoas conhecidas vi a novela a fazer propaganda da bondade de uma mulher receber dinheiro, fazendo de barriga de aluger para panascas ricos (todos os panascas destas coisas são ricos).

Face a isto, o que uma pessoa que tenha moral mais quer é encontrar eco de algo com mais poder que condene.

Eu até acredito que muito ateu que sente nojo por isto, sentisse reconforto por ainda haver no mundo uma instuição que reage e não se deixa ir na onda- e essa instituição em escala mundial é praticamente apenas a Igreja Católica.

Haver um Papa que não entende isto e, em nome do merda do mundo, delegar o poder do seu verbo para ser inclusivo, é triste.

é pior que isso.

Se for assim e ele não fizer encíclica bem clara a condenar o que é para condenar, por menos já houve cisma e caíram papas.

zazie disse...

E isto ainda se torna mais incómodo porque é tudo assimilado pela trampa jornaleira.

Tanto temos nun dia o Papa Francisco a dizer que a cena da homossexualidade nem é questão, porque há coisas graves, como gtemos uns dias depois a lançar essa treta que tinha dito que nem era questão, para o centro das atenções, em agenda sinodal antecipada.

zazie disse...

Um Papa tem poder suficiente para tornar audível uma questão moral.

Este Papa, como qualquer Papa, tem obrigação de condenar essa vergonha que é haver mulheres a engravidarem e ficarem na sombra para que dois imbecis façam de casal com o filho delas.

Este Papa, como qualquer Papa, tem obrigação moral de condenar o uso de crianças em experiências egoístas de fufas e paneleiros que, como se não lhes bastasse todas as regalias do mundo, ainda querem mais- querem usar os mais fracos- as crianças e fazer órfãos.

Porque, para preocupações com os animais não faltam ONGs e tarados.

As crianças, não votam, estão a ficar cada vez mais para trás e os costumes a relegá-las para um plano de "propriedade" que há séculos e séculos, a dita Civilização do saber e da razão jurava ter erradicado.

zazie disse...

Não é dando missa a essa gentalha e fazendo comboios inclusivos na sacristia que se trava o que tem de ser travado.

O mais que se faz com isso é retirar o sinal negativo que ainda tem e que a sociedade que não está corrompida mantém e deseja manter.

O que está errado tem de ser condenado. A moral da Igreja sempre funcionou por condenações- por alguma razão existe a ideia de Inferno.

Por algum motivo a moral só existe se existirem consciências alertadas que tenham sempre presente que o que está errado não é igual ao que está certo, por efeito de número ou voto.