03 outubro 2013

o significado da expressão «mais abrangente»

Que inclui, mas não se esgota em.

No caso vertente dos três parágrafos citados, o uso da expressão é relativo a um «sistema» que perdurou durante um período histórico que, em parte, coincidiu com o «despotismo oriental», sucedido por um «estado forte, que se desenvolveu na Europa Ocidental», «desdobramento lógico» do anterior, ao qual a «Revolução Francesa» terá sido uma saudável reacção. Será assim tão difícil conseguir perceber do que é que o homem está a falar?

7 comentários:

CN disse...

O que está a dizer é que numa boa parte de movimentos de protesto e revolucionários existem causas reais e justas, não que esses movimentos sejam capturados por dinâmicas de extremismo ideológico contrárias até às causas mais justas.

A razão porque o marxismo foi.acolhido, não nas sociedades industriais como Marx o julgava, mas no terceiro mundo foi precisamente o facto de subsistirem problemas graves de monopólio de terra com um caracter injusto ou vá lá, duvidoso.

Acabou a ser a bandeira que marxistas intelectuais enfiaram pelas populações.

CN disse...

Por exemplo, seria na Rússia, que se estaria mais próximo desse "despotismo oriental". E foi lá que Lenine sucedeu.

Ajudado, claro, pelo erro da Primeira Guerra Mundial.

Uma guerra que acabou iluminista pela mão de um ingênuo presidente americano e que destruiu a velha ordem.

marina disse...

é difícil , é. mas muito obrigado por me ter apresentado o Evola e o Guenon, que eu não conhecia. e do que já li , gostei mesmo. e têm obras on line , free :)

zazie disse...

O Evola está no Index- é facista.

Aposto que ninguém fala nele nas universidades.

marina disse...

não é nada , arrependeu-se. até não queria que editassem mais o imperialismo pagão , depois de ver no que que deu o fascismo e nazismo. escreveu a seguir uma cena da superioridade espiritual para contrapor à da raça nazi. e os boches puseram-no de lado.

a metafisica do sexo é giro , muito tantrico. e era pagão , achei-o logo simpático :)

mas gostei mais foi do guenon , a minha cara chapada na mania que tenho aos especialistas e a cienciazinha do detalhe e palermices. a idade sombria , god

o que era o grupo de teosofia , ou qualquer coisa assim , Zazie'.

zazie disse...

Ele estudou o mannerbund. Isso interessa-me, pro várias razões, incluindo as comparações entre tradições islâmicas, orientais e ocidentais.

josé maria martins (dótôri) disse...

Tô fárto de dzêr iço.