22 outubro 2013

o pai de família



Meu caro leitor!
Se não tens tempo nem oportunidade para consagrar uma dezena de anos da tua vida a uma viagem em volta do mundo para observar tudo o que um circunavegador pode aprender; se te falta, por não teres estudado por muito tempo as línguas estrangeiras, os dons e os meios de te iniciar nas mentalidades diversas dos povos que se revelam aos cientistas; se não pensas em descobrir um novo sistema astronómico que suprima o de Copérnico, bem como o de Ptolomeu - então, casa-te; e mesmo que tenhas tempo para viajar, dons para os estudos e a esperança de fazer descobertas, casa-te do mesmo modo. Tu não te arrependerás, ainda que isso te impeça de conheceres todo o Globo terrestre, de te exprimires em muitas línguas e de compreenderes o espaço celeste; pois o casamento é e continuará a ser a viagem da descoberta mais importante que o homem pode empreender; qualquer outro conhecimento da vida, comparado ao de um homem casado, é superficial, pois ele e só ele penetrou verdadeiramente na existência.

Emmanuel Kant, in 'Considerações sobre o Casamento em Resposta a Objecções'


Afinal, sempre é possível chegar à essência das coisas - ao númeno. E isso é possível, em primeiro lugar, a um homem casado (e com filhos), um pai de família. Mais ainda a uma mãe de família - diria eu - mas o Kant não dava importância às mulheres.

Quanto a um solteirão, como o Kant, esse só pode ter acesso às aparências, à superficialidade das coisas (e também a muita falsidade).

Como é que um homem escreve livro atrás de livro sobre a moralidade, a religião, a justiça e o direito, o casamento e tantos outros temas e, depois, se nega assim a si próprio, por outras palavras, como que declara: "Não me levem a sério".

Não existe maior safado intelectual do que o Kant ou um kantiano.

E com isto terminei a minha missão sobre o Kant. Assunto arrumado. Adeus obsessão.Vou arranjar outra.


12 comentários:

zazie disse...

Bem, o númeno é o real absoluto, fora do Tempo e do Espaço.

Se o casamento é isso...

Anónimo disse...

Hum.
Que tal obsessionarse com o tema judeus-marranizados?
Polémico e estravagante, nao é?
Dado que iamos achar uma lista incomensuravel com apelidos tao cristaos como Montini, Wojtila e Ratzinger o assunto promete surpresas ...

Anónimo disse...

“Como é que um homem escreve livro atrás de livro sobre a moralidade, a religião, a justiça e o direito, o casamento e tantos outros temas e, depois, se nega assim a si próprio, por outras palavras, como que declara: "Não me levem a sério".” - PA

Da mesma forma que alguns escreveram livros atrás de livros sobre as virtudes do liberalismo para 20 anos mais tarde rejeitarem tudo isso pela raiz.

D. Costa

Anónimo disse...

D. Costa,
Eu não rejeitei as virtudes do liberalismo.
Apenas concluí que o liberalismo não se adapta à nossa cultura portuguesa.
É bom para os americanos, por exemplo.
Abc.
PA

Anónimo disse...

Mas é verdade que eu na altura não sabia isso. Quanto ao socialismo ainda pior, como se vê.
PA

Anónimo disse...

É bom para os americanos caro PA?... mas não todos!... por exemplo, parece ser óptimo para o 1% mais rico...
Este vídeo é para leigos, mas um especialista também o entende de certeza... -- JRF

Anónimo disse...

Tenho uma dúvida... uma personalidade obsessiva, escolhe as obsessões e termina-as quando quer?... Até nisso tem sorte caro PA... -- JRF

Anónimo disse...

"Tenho uma dúvida... uma personalidade obsessiva, escolhe as obsessões e termina-as quando quer?..." - JRF

Sim, como obsessivo confirmo que isso é possível.

D. Costa

Anónimo disse...

Já acabou a obsessão com o ouro caro D. Costa? -- JRF

Anónimo disse...


Não.
Aliás Nada há de obsessivo nessa matéria. Apenas uma análise objectiva e racional.

D. Costa

Anónimo disse...

Hmmm... exactamente como a questão kantiana... Deus fala consigo através de quem, quando lhe diz para comprar ouro?... :) -- JRF

marina disse...

nessa parte palpita-me que o kant está a ser irónico. fala do cosmos , da volta ao mundo em 80 dias e mais coisas grandiosas e diz , "sábio" solteiro da silva , o que é isso comparado com o casamento ?
acontece que uma coisa não impede a outra , como os casados Stephen Hawking , Carl sagan , David Livingston e mais umas centenas estão aí para provar.