30 outubro 2013

Milagre

Pronto, Joaquim, julgo que já estou em condições de definir milagre.

Milagre é um bem de Deus, um bem de Deus que nos deixa maravilhados (a palavra milagre vem do latim e tem precisamente este significado, o de ficar maravilhado)

Agora, compare esta definição com a definição do Espinoza. Até um leitor notou logo que  a primeira frase está ao contrário: então são as leis de Deus que se conformam com a natureza, ou é a natureza que se conforma com as leis de Deus?

Mas não apenas isso. O Espinoza supõe que os milagres só ocorrem no mundo exterior, através  da natureza exterior (ele esquece a natureza interior ou espiritual). Ora, a verdade é que, embora também possam ocorrer aí, eles ocorrem, em primeiro lugar, através das pessoas. E esta exclusão não é surpreendente num autor de cultura judaica, como é o Espinoza. Porque se os protestantes excluem, os judeus excluem muito mais.

Olhe Joaquim, aplica-se a este gabirú, a mesma receita que se aplica ao Kant: ponha lá mulher e rebenta-lhe a filosofia toda.

Repare, o Deus judaico - o do Espinoza - é uma entidade abstracta que se manifesta como um homem. Os judeus são exímios no pensamento abstracto, que é também predominantemente um pensamento masculino.

O Deus protestante - o do Kant - manifesta-se como um homem (Cristo). Os protestantes são exímios a pensar como homens, o que normalmente significa um pensamento abstracto.

O Deus católico - o meu - é um Deus que se manifesta através de uma mulher (Maria) e de um homem (Cristo).. Os católicos são exímios a fazer a síntese do pensamento abstracto, que é mais propensão do homem, e do pensamento concreto, que é mais propensão da mulher.

Quem terá a maior capacidade para chegar à verdade, à realidade do mundo, judeus, protestantes ou católicos? Eu penso qeu são os católicos porque o mundo é feito de homens e mulheres, e não exclusivamente de homens.

47 comentários:

Luís Lavoura disse...

A melhor conceção de Deus não é a judaica nem a protestante nem a católica - é a muçulmana. Nessa conceção, Deus é um ente abstrato que não se manifesta nem como homem nem como mulher. As outras conceções são, em face desta, completamente ridículas.

A. disse...

Caro PA,

É muito curioso ter escrito o que acabou de escreveu.

É que eu tenho andado precisamente a reflectir sobre este assunto nos últimos dias e acho que cheguei exactamente à mesma conclusão que o Pedro.

Na tentativa de continuar a aprofundar racionalmente esta nossa experiência algo semelhante fiz uma pergunta muito simples a mim mesmo:

- Estes vários acontecimentos das nossas vidas onde conseguimos, ao longo dos anos, identificar os tais sinais convincentes e convergentes de que Algo existe foram bons ou maus? Sempre bons? Sempre maus? Neutros? Maioritariamente bons? Maioritariamente maus?

E a conclusão a que cheguei foi a seguinte: analisados isoladamente uns foram maus, outros bons e outros, aparentemente, neutros. Até aqui nada de muito relevante.

Mas depois, ao ligar os pontos, ao analisar o todo (tempo e espaço) percebi que, aparentemente, algo de interessante tende a emergir.

Mesmo um acontecimento mau ou aparentemente mau, quando ligado com outro(s) no futuro, resulta sempre em algo de bom, algo de positivo. Ou seja, sempre que o ciclo parece fechar-se e tudo ganha coerência é como se algo de maravilhoso acontecesse.

No fundo, parece-me que Ele coloca estes sinais no nosso caminho para, no mínimo, nos dizer algumas coisas como:

- Como não tens fé aqui te deixo mais uma prova de que Eu existo;
- Eu estive, estou e estarei sempre contigo, acredites ou não, quer queiras ou não;
- Torna-te um ser humano melhor;
- Tu não estás sozinho, fazes parte de uma comunidade;
- Mesmo que tu nunca venhas a saber, tudo o que fazes de Bem terá sempre um impacto positivo em alguém ou na comunidade;
- Mesmo que tu nunca venhas a saber, tudo o que fazes de Mal terá sempre um impacto negativo em alguém ou na comunidade;

Note que esta é ainda uma reflexão em aberto. Não estou ainda seguro de tudo o que acabo de escrever mas achei pertinente partilhar.

A.

Anónimo disse...

Os sinais, tal como eu disse (ou quis dizer) noutro lado, os sinais em si muitas vezes são uma coisa e depois revelam-se exactamente o seu inverso.
É a velha história do tipo que perde o avião... que acontecimento bestialmente negativo... dois dias no aeroporto à espera de outro, fora a despesa... eh pá, mas o avião caiu, mas afinal, que milagre!... Deus existe!
E para os que morreram existe?... é que há pelo menos um a que aconteceu exactamente o oposto... um acontecimento incrivelmente positivo, ter conseguido o último lugar naquele avião, ainda para mais barato, provavelmente uma desistência de alguém à última da hora (outro milagre potencial, para esse)... em resumo, uma sorte! Eh pá, afinal aquilo veio parar cá abaixo... o tipo morreu após uma sucessão de acontecimentos extremamente positivos... a viagem era para se reconciliar com a mulher e até contar-lhe sobre o novo emprego que arranjou... -- JRF

Anónimo disse...

O que torna isto tudo interessante é quando a relação de causa e efeito só passado muito tempo é descoberta... o negativo passa a positivo por vezes, a sorte afinal foi um azar por outras... diria que na maior parte das vezes o universo equilibra-se.
Uma coisa que descobri na vida adulta é que nada é apenas ganho... a sorte e a descoberta de Deus de uns é o azar e descoberta do diabo de outros... -- JRF

Anónimo disse...

"Quem terá a maior capacidade para chegar à verdade, à realidade do mundo, judeus, protestantes ou católicos? Eu penso que são os católicos" - PA

E parece que com essa verdade adquirimos uma capacidade de insulto e agressão notáveis. Kant é um simples charlatão, O desgraçado do Spinoza um gabirú....

Heinrich Heine dizia com razão:
Quando se começa a queimar livros seguramente se queimarão homens a seguir.

É apenas a minha reflexão em aberto.

D. Costa


Ricciardi disse...

Qdo voltar a ligar os pontos, seguindo a intuiçao do anonimo, na volta, kant voltará a ser um sinhore.
.
Como estes filosofos estao noutra onda, a surfar muito à nossa frente, um gajo vai se limitando a contesta-los com base na esperiencia que vamos tendo.
.
Sendo assim, se aos 60 anos passou a considerar um génio como um charlatão, talvez aos 80 anos volte a considerar o charlatão uma eminencia. E nessa altura voltará a ligar mais pontos às ligacoes já efectuadas.
.
Rb

Ricciardi disse...

É por estas razoes que um gajo nao deve qualificar este tipo de pessoas. Filosofos eminentes, artistas, pintores, poetas.
.
Eu fico espantado qdo levo um casal amigo a visitar uma galeria e ele passa-me o tempo todo a dizer que até o filho fazia uma pintura daquelas. Um gajo irrita-se. Oh rb esse cavalo do guernica podia ser feito pelo meu filho. Este tipo comprou a fama. É uma charlatao. Até eu fazia coisa melhor.
.
Entao faz, foda-se.
.
Rb

zazie disse...

Só há um Deus.

A. disse...

JRF disse:
O que torna isto tudo interessante é quando a relação de causa e efeito só passado muito tempo é descoberta... o negativo passa a positivo por vezes, a sorte afinal foi um azar por outras... diria que na maior parte das vezes o universo equilibra-se.
Uma coisa que descobri na vida adulta é que nada é apenas ganho... a sorte e a descoberta de Deus de uns é o azar e descoberta do diabo de outros...


Caro JRF,

Discordo totalmente.

Claro que em termos pessoais existem milhões de tragédias.

Portanto, de ponto de vista pessoal, sim, tem toda a razão. Numa pequena escala de tempo, sim, também pode ter razão. As coisas parecem tender para o equilíbrio e a sorte de uns poderá ser o azar de outros.

Aparentemente pode parecer um jogo de soma nula. Mas não é, de todo!

É um jogo de soma positiva, muito positiva mesmo. E o bem ganha, a léguas do mal.

Ao longo de todos os tempos a humanidade tem vindo a progredir de uma forma extraordinária em direcção à felicidade, paz e harmonia.

Claro que ainda existem grandes assimetrias entre continentes, países e mesmo dentro de cada país.

Mas, bolas, nós já tivemos comportamentos bárbaros e hoje já defendemos os direitos dos animais. Apenas há umas centenas de anos um ser humano morreria no meio da rua, hoje temos hospitais para cães.

O caminho óbvio e expectável é que os países de 3º mundo irão deixar de o ser.

Por muito que a peste negra seja um passo atrás, recuperámos. Por muitos mortos que a gripe espanhola tenha causado, recuperámos. Por muito que nos doa e revolte o 11 de Setembro, estamos a recuperar. Por muitos estragos e mortos que o terremoto no haiti e o tsunami na indonésia tenham provocado, a humanidade está a recuperar.

A humanidade está permanentemente a criar, a construir, a reconstruir. Este é um movimento imparável em direcção à felicidade, paz e harmonia.

Em termos verdadeiramente globais, isto é absolutamente incrível.

Se desenhássemos o gráfico da evolução da humanidade em termos de felicidade, iríamos verificar que a humanidade vive um permanente bull market onde as tragédias globais são apenas pequenas correcções com as quais aprendemos e continuamos caminho.

A.

Anónimo disse...

Correcção "E o bem ganha, a léguas ao mal."

A. disse...

Alguns exemplos concretos embora muito recentes em termos históricos:

- A esperança de vida tem vindo sempre a aumentar. E as perspectivas são que assim continue.

- A mortalidade infantil tem vindo a baixar para níveis absolutamente impressionantes.

- Todos os anos a ciência descobre novos tratamentos para doenças que há poucos anos matavam milhões de seres humanos.

- A escravatura já foi tolerada.

- A pena de morte tem vindo a ser abolida.

- Os trabalhos pesados hoje são feitos por máquinas.

- Hoje as crianças vão para a escola em vez de irem trabalhar.

Se isto não é a humanidade a caminhar no bom sentido...

A.

A. disse...

Nunca ouvi uma mulher das cavernas cantar assim:

http://www.youtube.com/watch?v=YN4qD7DWbiY (ver até ao minuto 3 onde ela começa a cantar a capela)

A humanidade não está a evoluir em direcção à perfeição???

A arte, a estética, a beleza...

marina disse...

a esperança de vida tem vindo a aumentar. a eutanásia também
a mortalidade infantil tem vindo a diminuir. a natalidade também
todos os anos a ciencia tem vindo...todos os anos a ciencia tem criado doenças ,sobretudo com gmo e quimicos às dúzias qua andam a envenenar os solos e a matar as abelhas.
a escravatura ainda é tolerada. o tráfico de mulheres e crianças está na berra.
a pena de morte tem vindo a ser abolida. não sei se terá sido boa ideai , montes de crimes graves escapam quase impunes.
os trabalhos pesados são feitos por máquinas. os trabalhps leves também. qualquer dia ninguém tem onde ganhar o sustento a não ser de enxada na mão.
hoje as crianças vão para a escola em vez de trabalhar. e vão os adolescentes e vão os jovens adultos. alguns nem saem da escola nunca. os outros quando saem não fazem ideia do que é o trabalho.

corolário: a obra de Deus não precisa de melhoramentos de "especialistas" humanos.

zazie disse...

ehehe

Boa marina.

Essa do Deus do progresso não rima com drones.

zazie disse...

A propósito. Eu acho que as mulheres das cavernas também cantavam muito bem.

http://www.youtube.com/watch?v=UeqQpzwkwO8

Anónimo disse...

Sabe uma coisa caro A. o que diz acaba por ser uma sucessão de verdades de La Palice...
Por exemplo, nunca houve tantos escravos como actualmente... mas não dou demasiado valor à estatística, porque nunca houve tanta gente como hoje. Nunca houve tanta felicidade (lembro-me sempre do JCD mais os seus chinesinhos a sair dos campos), mas também nunca houve tanta tristeza. Gente como o Joaquim é que anda sempre preocupada com o futuro da humanidade... eu não. Acho que o animal adaptou-se bem, instalou-se e agora é tudo nosso. Até aí estamos de acordo.
Mas é como diz a Marina, os melhoradores de Deus é que me fodem (ok, a Marina não diz em francês porque é uma senhora)... fodem mesmo.
Eu não nego a ciência nem o progresso como certa vanguarda (a palavra é de propósito) americana e idiotas úteis... acho tudo extraordinário... mas remeto-o para o comentário da Zazie algures: a pior maldade vem da Razão... -- JRF

Anónimo disse...

De qualquer modo, mesmo as verdades de La Palice foram apartadas para um micro-universo de felicidade... enfim... eu tenho uma visão mais abrangente...
A progressão em direcção à paz e harmonia é uma visão verdadeiramente inacreditável... a segunda guerra Mundial acabou em 1945 (há tão pouco tempo que ainda há gente viva dessa época) , desde aí, a sucessão de conflitos é constante... os meios para a guerra nunca foram tão eficazes... -- JRF

Anónimo disse...

Mas a ligação de pontos que aqui se fala há dias, que para si, para o PA, para mim, são autênticas revelações de uma certa ordem no Universo, não são particulares e íntimas?... a que propósito vem a humanidade toda?
Eu sei, que no meu espaço e no meu tempo, a sorte de uns é o azar dos outros... sempre.
Olha aquela tão bonita e jeitosa!... e a personalidade?... um prodígio!... vai ser minha, não tua... E aquele emprego tão bom, podia ser meu, mas é de outro!... Queria seis bolos por favor... já não há, aquela senhora levou os últimos! Que sorte diz ela, graças a Deus são meus!..., que azar do catano digo eu!... -- JRF

Ricciardi disse...

Eu gosto, pessoalmente, da afirmaçao: kant é um charlatao e spinoza é um gabirú.
.
Isto faz-me lembrar o futebol. Pinto da costa, afiançam os benfas, é um charlatao. Desde que o homem é presidente do FCP que o benfica nao ganha nada. É natural que os adeptos do benfica o qualifiquem como charlatao.
.
Ora se o benfica representasse a cultura católica, teriamos o PA a corroborar a tese de que Pinto da costa é um charlatao.
.
Mas se o PA fosse do FCP e este representasse a cultura protestante, o pinto da Costa já nao era um charlatao já cuidava em ganhar titulos e muita felicidade para os adeptos.
.
Entao, em que ficamos, o Pinto da costa é charlatao ou nao?
.
A charlatanice depende do lado da barricada onde se está?
.
O PA tem vindo a perder momentum. Começou impecavelmente a centrar a coisa no devido lugar, mas desviou-se.
.
Quando dizia q Portugal importa conceitos de filosofos e pensadores protestantes estava no caminho certo. Kant nao servirá os interesses de um país de cultura católica. Mas nao está no caminho certo qdo diz q kant é um charlatao, já que serve como uma luva nos paises de cultura protestantes.
.
Rb

A. disse...

JRF disse:
"Mas a ligação de pontos que aqui se fala há dias, que para si, para o PA, para mim, são autênticas revelações de uma certa ordem no Universo, não são particulares e íntimas?... a que propósito vem a humanidade toda?"

Caro JRF,

Apenas alarguei a questão a toda a humanidade porque o JRF disse que "na maior parte das vezes o universo equilibra-se".

Com toda a certeza, deve ter sido má interpreta minha.

Seja como for o cerne da questão é o seguinte:

Não existe qualquer dúvida que a evolução da humanidade, como um todo, vai no sentido absolutamente positivo.

A razão porque esta evolução global positiva tem de conviver diariamente com tremendas tragédias do ponto de vista individual e familiar, não lhe consigo explicar do ponto de vista racional.

Há alguns anos que tento encontrar uma explicação racional para este facto mas nunca consegui. A resposta mais sincera é que não sei. A diferença é que agora tenho fé de que um dia vou descobrir a resposta. Sabe porquê? A resposta estará algures na comunidade. Agora já sei onde procurá-la. E hoje sei também que não serei o único a procurar.

E a partir de hoje, graças a alguns comentários feitos anteriormente (pela comunidade), consigo, pela primeira vez, elaborar um conjunto de questões que iniciarão a minha busca racional pela Verdade:

- Como pode alguém ser *verdadeiramente* crente em Deus e, ao mesmo tempo, ser absolutamente descrente na Humanidade?
- Não será isto uma tremenda contradição?
- Pode ser-se crente em Deus e ao mesmo tempo descrente no Homem?
- Muitos destes crentes não afirmam convictamente que Deus reside no Homem, que Deus reside neles?
- Porque razão algumas pessoas têm dificuldade em analisar os problemas fora do seu tempo e do seu espaço?
- Fará sentido reduzir Deus ao meu tempo e ao meu espaço?
- Estarei errado em entender que Deus pré-existe ao Homem e irá continuar a existir após o desaparecimento deste?

Enfim, estas são apenas algumas das interrogações que se levantam e para as quais, a partir de hoje, irei tentar encontrar respostas.

Poderei demorar 6 meses ou 6 anos, não faço ideia. Poderei até nunca encontrar uma resposta racional que me agrade.

Mas, pelo menos, vou tentar. E, graças ao PA, já sei onde procurar a resposta. Vou procurá-la na comunidade. E mais, até já sei em que grupo de pessoas devo procurar primeiro. As primeiras pistas de valor irão surgir de mulheres viúvas verdadeiramente crentes em Deus.

Tenho uma tão perto de mim e nunca dei muito valor ao que ela pensa sobre o motivo pelo qual Deus lhe levou o companheiro tão cedo (para mim, até hoje, a explicação dela sempre me pareceu irracional!). E não é uma mulher qualquer, é já uma mulher na casa dos 50, católica praticante, e culta.

E não vou ser eu que vou procurar. Eu vou esperar serenamente que um dia, demore o tempo que demorar, seja ela a tocar nesse assunto. E depois, em vez de ignorar, vou estar muito atento. Dali vão surgir as primeiras pistas.

A.

Anónimo disse...

Mais uma vez o PA tem razão.

Ao ler o PA já há alguns anos tive a oportunidade de ir confirmando, entre outras, as seguintes verdades:

- Precisamos da comunidade para chegar a Deus;

- Deus reside, em primeiro lugar, nas crianças(*1);

- As mulheres chegam primeiro a Deus;

- Qualquer grávida passa nove meses sentada ao colo de Deus(*2);

- Deus está em nós (esta era a única que eu já sabia);

(*1) Agora consigo ver isso diariamente. ("Deus, o bem, exprime-se através das pessoas, e também dos outros elementos da natureza. Mas Deus exprime-se, em primeiro lugar, através das crianças." - PA)

(*2) Esta frase é minha mas baseia-se nas ideias expressas por PA. "Aquela mãe que acaba de ver o seu bebé perfeito, ao cabo de nove meses de interrogações e preocupações íntimas, só pode dar graças a Deus. E o agradecimento é absolutamente racional. Perfeito como ele é, ela deve-o a Ele." - PA

A.

Ricciardi disse...

"Não existe qualquer dúvida que a evolução da humanidade, como um todo, vai no sentido absolutamente positivo."
.
Vai?
.
"... O universo equilibra-se"
.
Hummm. É como o Mercado.
.
Rb

Ricciardi disse...

Qdo um gajo enfia afirmaçoes destas nao ha como dizer o contrario. Sao tao impossiveis de confirmar que só mesmo infirmando é que se produzem.
.
Por exemplo, a afirmacao:
.
"O A. é o Alvaro de Campos do PA"
.
É falsa. Tão falsa quanto impossível de confirma-la.
.
Rb

muja disse...

Não existe qualquer dúvida que a evolução da humanidade, como um todo, vai no sentido absolutamente positivo.

Ai não não existe...

A propaganda que os comunistas andam a fazer há cento e tal anos é hoje mais verdadeira que nunca.

As papas e bolos sociais e outras regalias advindas do pós-guerra estão a acabar, os soixante-huitards de cada sítio gozaram bem. São as gerações novas que vão pagar a factura. O problema é que não temos com que a pagar: está tudo na China, etc.
Porque a globalização é que era...

A revolução sexual também foi do melhor. Hoje homens casam com homens. Excelente. Sem dúvida, muito positivo. Dois sodomitas valem tanto como uma família, e portanto recebem os benefícios que se atribuíam aquelas antes.
Curiosamente, o feminismo, outra coisa estupenda, um sinal de evolução feminina, nunca se vê a reivindicar as mesmas benesses para as mulheres que gostam de ser sodomizadas.

Enquanto tudo isto se passa, pago e financiado pelos mesmos que continuam a enriquecer mais e mais. Tipos que apostam em subverter tudo o que na sociedade permita resistir-lhes. E conseguem. Vêm conseguindo.
A Igreja Católica está vencida senão mesmo subvertida. Na França, grande parte dos conservadores são muçulmanos.

Eu não o conheço de lado nenhum e perdoar-me-á a franqueza, mas a sua atitude, eu posso descrevê-la apenas como optimismo serôdio. O mesmo, diga-se, que contribuiu bastante para engatar os europeus nas cantigas do bandido que nos puseram no aperto em que estamos. Que há progresso, que há, que há. Que está já ali, ao virar da esquina.
Mas quem olha com olhos de ver, não vê nada disso. Vê degeneração. Nada mais.

Eu digo-lhe qual é o sentido em que vai a evolução da humanidade: no sentido da guerra total. Por todos os meios e em todos os meios. Todos os aspectos da existência humana serão um campo de batalha. E até já começou.

https://www.youtube.com/watch?v=k2V3NrvThlg

Ricciardi disse...

"Eu digo-lhe qual é o sentido em que vai a evolução da humanidade: no sentido da guerra total."muja
.
Muja muja muja. Nao seja pessimista. Veja para além deste e do proximo milénio. No fim tudo se equilibra.
.
Nao sei se lhe serve de consolo. A mim serve. Só de pensar que daqui a uns 200 anos eu vou andar com uma botijinha de oxigénio nas costas dá-me uma alegria imensa. A guerra é um mal num designio futuro maior de bem. Nao está a ver?
.
Ponha a mao a mao do meu Senhor da galileiaaaaaa. Ponha a mao a mao do meu Senhor que afaga o mar.
.
Rb

zazie disse...

AHAHAHAHAHAHAH

Esta agora da mão no Senhor da galileiaaaa foi de 3 em pipa


":O))))))))))

muja disse...

Eu nem para além deste decénio consigo ver, quanto mais para além do milénio.

Eu não sou pessimista. Se fosse, dizia que a guerra está já perdida. Como sabe, isso é apanágio mais seu que meu.


Ricciardi disse...

É assim mesmo muja. Eu sempre lhe disse que na guerra alguém tem de perder. No nosso caso, das africas, fomos nós que perdemos.
.
Nao fosse um gajo nao estar sozinho no mundo e ganhavamos. Tenho a certeza disso.
.
E vc, desculpe lá, mas nao está a ver o Bem maior que dali deveio. Aquele continente no futuro vai despregar-se das placas inter-continentais e afundar-se. Na lógica do anónimo, qdo isso acontecer, um gajo vai dizer que, afinal, termos saido de africa foi a nossa salvaçao.
.
Portanto, faça guerra ou faça sol o futuro da humanidade caminha inexoravelmente para o Bem.
.
Aleluia irmão.
.
Rb

Ricciardi disse...

Até chegarmos ao ponto de maxima entropia e a porra do universo colapsar sobre si mesmo ou encolher para um novo pré-big bing. Nessa altura uniremos os pontos todos e, em unissono, gritamos, foda-se, quem me disso que isto ia dar tudo certo é um cabrao de um charlatao.
.
Rb

Ricciardi disse...

"Aquela mãe que acaba de ver o seu bebé perfeito, ao cabo de nove meses de interrogações e preocupações íntimas, só pode dar graças a Deus"
.
Et voilá agora q li esta frase pus-me a pensar, apesar de ter nascido sem o dedo mindinho, o que diria uma mãe que acaba de ver o seu bebé imperfeito.
.
Racionalmente daria graças a quem?
.
Fica a pergunta.
.
O meu Deus particular, aquele que estimo e que trago no bolso, é o deus das coisas boas.
.
Obrigado Paizinho, o dedo nao faz assim tanta falta, e Tu deves ter fortes motivos de Bem para mo teres subtraido.
.
Podia ser pior. Um gajo sem cérebro, por exemplo, se pudesse viver, teria boas condiçoes para comentar no Portugal Comtemporaneo. Eu sou um exemplo imperfeito disso, mas caminho a bem ritmo para lá.
.
Isto vem a propósito do nosso comentador mais ou menos recente. O menino Francisquinho. Que nasceu com cerebro maior do que o meu. Desqualificado, portanto, para comentar por aqui.
.
Ainda sobram alguns fortes candidatos à desqualificacao. Mas ainda nao se chegou a altura certa de botar diminuitivo a todos. Tambem nao convém.
.
O menino francisquinho está arrumado. O menino rbzinho tambem já foi arrumado porque já alguém mudava fraldas e o rbzinho ainda nem tinha nascido, além disso escreve muito e pensa pouco.
.
Eu nao posso dizer quais os proximos candidatos? Ficava mal. Mas acaba sempre em "inho" ou "inha".
.
Rb

muja disse...

Perdemos de facto.

V. arma-se em esperto e diz que se estivéssemos no mundo sozinhos a ganhávamos. Pois nesse caso nem haveria guerra para começar, coisa que V. ignora convenientemente do alto do pedestal para onde teima em erguer-se.

O facto é, porém, que a estávamos a ganhar.

Na sua lógica acobardada, ninguém ganha guerras, pois ninguém está sozinho no Mundo.

Deus queira que nunca chegue a guerra à sua porta. E em chegando, Deus queira ainda, que haja alguém que não pense como V.
Uma vai haver com certeza: V. próprio.

Ricciardi disse...

Muja muja muja.

Que Alá queria que vc me apareça à frente nessa guerra porque se isso acontecer... pá... se isso acontecer é provavel que guerra nao prossiga.
.
Eu dou-lhe logo tudo. A sério. Pode ficar com a casa, com o carro, com as joias.
.
Rb

A. disse...

É bastante curioso constatar que perante tantas perguntas sem resposta(*) apareçam tantas pessoas com respostas e sem perguntas...

(*) Alguns exemplos:
- Estes vários acontecimentos das nossas vidas onde conseguimos, ao longo dos anos, identificar os tais sinais convincentes e convergentes de que Algo existe foram bons ou maus? Sempre bons? Sempre maus? Neutros? Maioritariamente bons? Maioritariamente maus?
- Como pode alguém ser *verdadeiramente* crente em Deus e, ao mesmo tempo, ser absolutamente descrente na Humanidade?
- Não será isto uma tremenda contradição?
- Pode ser-se crente em Deus e ao mesmo tempo descrente no Homem?
- Muitos destes crentes não afirmam convictamente que Deus reside no Homem, que Deus reside neles?
- Porque razão algumas pessoas têm dificuldade em analisar os problemas fora do seu tempo e do seu espaço?
- Fará sentido reduzir Deus ao meu tempo e ao meu espaço?
- Estarei errado em entender que Deus pré-existe ao Homem e irá continuar a existir após o desaparecimento deste?

A.

Ricciardi disse...

Até os ladrões que me assaltam em angola ficam logo meus amigos. Do peito. Despojo-me de tudo com boa vontade e servilismo. Até os faço lembrar que nao apalparam bem o bolso de trás.
.
E os policias a marcar multas. Um regalo. Um deles até me perguntou: vc nao vai dizer nada?
.
E eu respondi-lhe. Depende. Se isso evitar que me passe multa.
.
Nao vai adiantar, respondeu-me.
.
Pronto, está a ver, o melhor é despachar a multazinha que eu pago já e nao preciso de recibo. Aliás, senhor agente, na verdade só tenho aqui 1000 kwanzas. Chega?
.
Chega chefi. Faça boa viagem.
.
Pronto, cumprimentos para a familia.
.
Rb

zazie disse...

eehhehehehe

marina disse...

esta fase digamos que é necessária. over dose de ciência manipuladora do mundo , fonte de graves desiquilibrios , para percebermos que temos de voltar atrás. algo pareceido com a volta à Tradição. dentro de umas décadas ligaremos os pontos. suponho que não seremos tão parvos para continuar a respeitar um conhecimento que almeja a imortalidade do corpo enquanto lhe destroi o habitat :)
o admirável mundo novo nada tem de sedutor.
eu gostava da ciência quando só pretendia descobrir , explicar , verdadeiramente ajudar. não posso com esta que se atreve a considerar a natureza defeituosa e se atreve a desfigurá-la a troco de milhões. só me faz lembrar a Jezabel do apocalipse , a grande prostituta.

marina disse...

“Mas tenho contra ti que toleras a Jezabel, mulher que se diz profetisa. Com o seu ensino ela engana os meus servos, seduzindo-os a se prostituírem e a comerem das coisas sacrificadas aos ídolos” (Apocalipse 2:20). A palavra grega aqui traduzida por Jezabel é sinônima de falso mestre. Ela representa claramente falsas doutrinas. Jesus esclarece o assunto, continuando “...a todos que não têm esta doutrina...” (Apocalipse 2:24).


ora digam lá que não parece mesmo que está a falar da ciêntontice :)

zazie disse...

ehehe

Completamente

Anónimo disse...

Dá um trabalhão tentar fazer a síntese de 38 comentários.

Luís Lavoura, o islamismo pode ser considerado uma heresia judaico-cristã. Considerar Deus como um ente abstracto não é uma base do Islão: Deus é o omnipotente, o omnisciente, o omni-tudo. Daí poder ser o que Ele quiser. O Islão recusando a encarnação negou o cristianismo — Deus o omnipotente, não poderia descer "tão baixo". Aliás, Maria Mãe de Jesus, é a mulher mais venerada pelo Islão.

A. das 3:23 PM escreveu, e explicou-se, muito bem.

Não podemos viver a pensar na sorte de uns e no azar de outros. Pelo simples motivo que nós não sabemos se somos os UNS ou se somos os OUTROS.

D. Costa escreveu: "Quando se começa a queimar livros seguramente se queimarão homens a seguir". Na História, por vezes, é ao contrário — começa-se pelos homens...

Os "Filósofos eminentes, artistas, pintores, poetas" são-no porque foram os primeiros a serem conhecidos naquele tema. E, concedamos, é preciso génio e loucura para fazer algo eminemte. Mas, também, como o povo diz (saber acumulado de séculos), "mais vale cair em graça do que ser engraçado".

O que A. das 9:35 PM escreveu é do mais forte homocentrismo. "O caminho óbvio e expectável é que os países de 3o mundo irão deixar de o ser". E tem toda a razão! Falta, quanto a mim, a ideia que os países do 1o mundo irão ocupar aqueles lugares deixados vagos. A Humanidade não está a fazer nada senão sobreviver, como os outros milhões de espécies no planeta. A Terra, o planeta, é que é o grande ser vivo. E criará anticorpos e defesas contra a espécie que andará a estragá-lo.
Creio ser o mesmo A. das 9:46 PM & das 10:16 PM

E, na sequência, Marina pelas 11:41 PM, respondeu acertadamente, na minha óptica. E na da Zazie. E com o apoio de JRF pelas 1:23 AM.

Mais abaixo A., que penso que seja o mesmo, começa a escrever de outro modo.

Ricciardi e Mujahedin trocam uns mimos que não vale a pena ler. É só entre eles.

Ricciardi disse...

É sempre útil termos por aqui alguém para redigir a Acta.
.
Rb

PS. Oh muja para que na Acta não figure que o andei a mimar, olhe, vou-lhe oferecer tréguas e para selar esse compromisso eterno ofereço-lhe, desde já, um colete explosivo com comando digital. De graça. E depois faça o favor de nao vir para aqui dizer que os judeus sao sovinas.
.

muja disse...

Rb, V. ofereça as tréguas que quiser. Eu pela minha parte, ando aqui e não guardo ressentimentos de ordem alguma. Mas se oferecer tréguas significar eu deixar de corrigir as falsidades que V. (ou qualquer outra pessoa) espalha sobre Portugal e a justiça do nosso procedimento, e a hipocrisia subjacente a essa opinião - então dificilmente essas tréguas se manterão. Se, porém, V. deixar as de espalhar, então deixa de haver razão para eu as apontar...

Acho curioso é que V. me tenha posto no lado do inimigo, que lhe vai roubar alguma coisa. Não estou a ver de onde tirou tal ideia, pois a minha intenção foi relevar precisamente o contrário.

Ou é assim tão difícil perceber que eu acho que era dever do país defender aquelas pessoas, e que o estava a pôr numa situação paralela onde eu nem sequer entrava? Eu acho que não é. Ora numa situação dessas, a ser chamado, eu só poderia aparecer no seu campo - o dos portugueses - pois cuido que o sejamos ambos.

Ah, e eu nunca disse que os judeus são sovinas! É V. quem no está a dizer.



Ricciardi disse...

Nada disso, muja. Tréguas é uma pausa na guerra para limpar armas.
.
Rb

muja disse...

As minhas "armas" não precisam de ser limpas, pois nada se suja dizendo a verdade.

zazie disse...

ehehehe

Ricciardi disse...

As minhas estao sempre limpas. Por questoes de brio pessoal.
.
Qdo lavo os dentes aproveito sempre para escovar o cano das armas.
.
E qdo sinto barulhos esquisitos lá fora mando um tirinho para o ar. É remedio santo. Espanta os ladroes.
.
Ha cerca de um mês vi umas lanternas no campo de baixo. Era noite cerrada. Eram para aí umas quatro ou cinco lanternas. Mau, disse.
.
Pensei para comigo. É o muja e os tipos da primavera arabe.
.
Dei um tiro para o ar. Minto. Dois tiros para o ar.
.
Reparei que as lanternas fugiam como o diabo foge da cruz. Campo abaixo, pareciam tolinhos.
.
E voltei a pensar. Nao, nao era o muja, porque o muja nao bate assim em retirada.
.
Era um grupo de miudos a fazer exploração nocturna, soube mais tarde.
.
Rb

zazie disse...

AHAHAHAHAHAHA

Anónimo disse...

O A é o PA ?

Uma técnica de aclamação do PA para a "plateia" percepcionar apoio à causa do PA?

ass: Josand