03 julho 2013

pessoas

A política, em Portugal, não é um debate de ideias, é um confronto de personalidades.

Basta ler os jornais de hoje para percebermos que não há uma única ideia em debate, apenas um jogo de xadrez em que as peças são "celebridades da política".

A imprensa que se considera séria descreve a crise como a apresentadora do Big Brother descreveria mais um episódio da vida na casa (Portas entala Passos - no Público ou Passos entala Portas - no DN).

Assim sendo, aqui fica uma alternativa que retomo (ver aqui) para o serão de logo à noite, enquanto desfrutamos de um bom filme (já conhecem o Viooz?).

5 comentários:

Anónimo disse...

Ora aboboras, as pessoas (entenda-se os politicos) encarnam ideias, ou antes conjuntos de ideias.
E as ideias sozinhos não resolvem nada. Essa ideia de que basta fazer leis (em politica as ideias são plasmadas em forma de lei) para tudo correr bem independentemente das pessoas que vivem com elas é infantil.

xyz

Francisco disse...

Não é por acaso que isto acontece. Conhecendo a reputação da política em Portugal, de nada vale discutir uma ideia se depois mais tarde se vem a descobrir que os pressupostos foram completamente fabricados, ou que o proponente não tinha a mínima intenção de assumir as consequências dessa ideia.

Quando alguém vem a público dizer seja o que for, a primeira necessidade é descortinar quem é o gajo que está a falar: se é de confiança, minimamente inteligente e com espŕito crítico (no bom sentido).

O título "Portas entala Passos" diz tudo o que é preciso saber sobre Portas. Não interessa discutir ideias com ele, porque ele não quer descobrir verdades, quer é entalar. A linguagem que ele percebe não é a das ideias mas a da cenoura e do pau. Deve ser provavelmente a única forma de discutir com ele alguma coisa com significado.

CCz disse...

Caro Joaquim,

Por favor, meta de volta a possibilidade de partilhar os posts. Este é mais um dos que o merecia

Anónimo disse...

Caro CCz,

Obrigado pela sugestão. A única dificuldade é que deixa o site lento. Acha que compensa?

CCz disse...

Pois, esqueci-me que este espaço pertence a outro campeonato de audiências.