Esta parece-me ser uma definição proto-católica universalista do sentido de dedicação à causa da "liberdade" por Murray Rothbard (de um conhecido texto seu denominado why be a libertarian?).
"... só pode ser fundamentada numa paixão pela justiça…. não pela execução de um jogo intelectual ou o cálculo frio de ganhos económicos em geral.
Outros objetivos radicais - tais como a "abolição da pobreza" - são, em contraste com este, verdadeiramente utópicos, porque o homem, simplesmente com a sua simples vontade, não pode abolir a pobreza.
A pobreza só pode ser abolida por meio da operação de certos factores económicos - nomeadamente a aplicação de poupança em capital - o que só pode operar transformando a natureza num longo período de tempo. Em suma, a vontade do homem está aqui severamente limitada pelo funcionamento - para usar um termo antiquado, mas ainda válido - da lei natural.
Mas as injustiças são acções infligidas por um grupo de homens em outros, e são precisamente as acções dos homens, e, portanto ... a sua eliminação que estão sujeitas à vontade instantânea do homem."
6 comentários:
CN,
A formulação do Rothbard é tipicamente protestante ou judaica.
A formulação católica seria:
"...só pode ser fundamentada numa paixão pela verdade...."
PA
Seja como for os nossos internacionalistas consideraram que havia cá poucos pobres.Vai daí e importaram-nos às carradas de África.Agora o Estado Social Internacionalista está a falhar...e vai gripar mesmo que continuem a arrastar quem o tem.É que as necessidades de repente ficaram gigantescas...
Católicos ou marxistas o que é um facto é que são mesmo missionários.Estão é num impasse que lhes pode sair muito mal...
E as leis que fizeram foram tão amigas que mesmo que queiram agora nem conseguem parar a avalanche...
Aqui justiça parece menos judicial e mais abrangente, a história das relações das pessoas com o poder, e os poderes. Tanto pode incluir a escravatura, como as manipulações políticas que desaguam em conflitos sem "guerra justa", como roubar propriedade a índios/tribos locais, como a imposição de limitações a pessoas (que prejudicam a boa economia, mas cuja limitação em si é "injusta" antes de ser ineficiente).
"porque o homem, simplesmente com a sua simples vontade, não pode abolir a pobreza. "
mas criar a pobreza simplesmente com a sua simples vontade,já pode
o lusitãnea deve se daquelas que vieram importados em carradas de áfrica
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