16 julho 2013

independência (II)

Cerca de 1/3 da dívida pública está na posse da Troika. Outro 1/3 em estrangeiros. Deixem de "pagar" a dívida já que esse é o problema (dizem). Vamos lá, homenzinhos.

PS: um dado interessante era saber onde a maioria dos políticos tem as suas poupanças. Será em dívida pública nacional, será em bancos nacionais? Hmm, desconfia-se que quem tem de financiar o não-corte-de-despesa são os outros, e a aclamação para os bancos nacionais "darem mais crédito à economia" não deve poder contar com os próprios. Ou talvez esteja enganado.

7 comentários:

Anónimo disse...

Só 1/3 da dívida pública está na posse da Troika e paresceria que tem os 3/3 de toda ela ?. Listos. Mais-que-listos que eles nos sairam...

Anónimo disse...

O que interessava mesmo saber é onde é depositado o dinheiro da Festa do Avante Perceber-se-ia muita coisa...

Ricciardi disse...

Eu diria mais:
1) 47% da divida pública nacional está no balanço da troika.
2) 1/3 está nos balanços de nacionais (bancos) que por sua vez são alimentados pelo BCE.
3) Os restantes 20% está algures no purgatório, entre Deus e o diabo, num local, que alguns insistem em chamar de mercados, onde se compram activos com mais ou menos risco dependendo da opinião parcial de outros agentes do dito mercado que classificam a qualidade e capacidade de reembolso do país.
.
Em suma:
.
- 80% da dívida é detida por BCE (indirectamente) e Troika.
- 20% anda por aí ao sabor das opiniões.
.
Em virtude deste governo ter imensa credibilidade e ter feito o trabalhinho de casa prometido de ajustamento na perfeição, os mercados (aqueles 20%) têm ataques de panico e desatam a vender empurrando as yields para cima. Upa upa.
.
Como o governo que, repito, fez o trabalhinho na perfeição, ele próprio espanta o mundo que 'acraditava' no portugal exemplo, dizia, o mundo parece já não 'acraditar' no bom andamento da coisa.
.
Vaí daí diz a troika ao governo: oh pá tu vais mesmo precisar de rever a coisa. Renegociar, 2º resgate, whatever you chamar-lhe it, por isso vai ali aos xuxalistas e pede o aval dos gajos, caso contrario we não metemos o cepo da vossa cabeça.
.
O governo replicou e disse: epá troikanos, nós prometemos piorar a situação. É apenas a question of time. O objectivo é chegarmos a 160% de endividamento sobre o PiB. Estais de acordo?
.
Estamos, pois. Nham nham.
.
Então, envio-vos uma carta compromisso dos cortes que vamos querer fazer. Não vos esqueçais que os impostos já estão, digamos, upa upa.
.
Yesss, manda manda, a carta. Nham nham. Mas tens de conseguir o aval dos xuxas, não te esqueças. Garantias.
.
No problema. I can do it my only and true master. We ter um tipo a liderar os xuxas que é como uma banana. A gente deita-lhe a casca e ele cai como um patinho.
.
Ok do it then.
.
Insurrence, my man, put your assinatura here para fazer estes cortes, yá?
.
Faz tu os cortes rabbit. É para isso que o país te paga.
.
No fucking way. Tu tens de estar comigo, connosco.
.
Nop.
.
Então vou fazer queixa to the president.
.
I can live com isso. Eu quero eleicinhas. Now.
.
.
Et voilá, das eleicinhas vai resultar a vitória estrondosa da esquerda. Pior do que isso. Daquela esquerda que o Camilo Castela Branco parece gostar. A dos extremos.
.
E tudo por causa de termos tido a infelicidade de ter um governo que o Camilo tambem deve ter gostado, igualmente extremista. Ora, um extremo substitui-se por outro extremo. Invariavelmente.
.
Rb

lusitânea disse...

A não ser que se instaure por aí uma democracia orgânica...

lusitânea disse...

Até podiam passar todos à governabilidade, mas devidamente enquadrados por um nacionalista com as costas quentes pela força das armas.Que já é tempo de justificarem o soldo...

Anónimo disse...

Pois... a "soldada"... mas eles ainda têm alguma coisa que dispare??? Bem... talvez seja como da outra vez... basta mostrar as armas... desta vez é com "rosas"... brancas...

lusitânea disse...

Ninguém quer disparar contra ninguém.Só disciplinar e meter uns gajos na pildra.Pelo mal que andaram a fazer aos Portugueses.A vender banha da cobra enquanto lixavam a país por decénios(outra vez).E não estou a ver que sejam as esquerdas a ganhar...face às lições anteriores certo?
O zé povinho vai aplaudir como sempre fez...