25 junho 2013

Municipalismo

Em tese, os municípios podem exercer todas as capacidades que quiserem exercer. Tal como as freguesias podem ser instrumentos de gestão apartidária (para que servem aqui os partidos?) com maiores funções (e recursos) que as actuais.

E as políticas nacionais? Em tese, podem desaparecer uma boa parte delas. Por exemplo, a existência ou não de salário mínimo e de que valor, em vez de nacional, devia ser decidido localmente. Política industrial, agrícola e turística? localmente.

A cobrança de impostos ainda que gerida centralmente, pode permitir que cada município determine a sua componente de taxa de IRC e IRS (para o qual seria vantajoso que uma taxa única fosse aplicada). Eu veria o IMI também como componente de receita directa da freguesia. Deviam, de resto, ser os pagantes de IMI e arrendatários, a eleger o orgão de gestão da freguesia.

O constitucionalismo põe o centro dos regimes numa (ou em duas) assembleia nacional, é esse o problema. Tende a centralizar inevitavelmente. O centro do regime deve ser o municipalismo. Asneiras locais em concorrência com bons exemplos locais é muito mais benigno que asneiras nacionais. Crónicas.

4 comentários:

Vivendi disse...

É no municipalismo onde a democracia pode funcionar melhor pois toda a gente se conhece e está mais próximo do poder para limitá-lo contra as loucuras.

E quanto mais liberdade se der aos municípios mais competitividade se dá ao país.

Anónimo disse...

Basta olhar com olhos de ver para a Suíça.


marina disse...

temos de arranjar um partido que proponha isso e explique bem como saíamos beneficiados , não é ? é que a reorganização politico territorial não vai cair do céu..e de dentro do status quo tb não .

Anónimo disse...

Ai é???? Expliquem-me lá então como se chama o tipo de democracia local que permite a existência de dinossauros com mais anos de poder que Salazar??? E isto é só para inicio de discussão!...