31 maio 2013

pescadinhas à Laffer

Os impostos indirectos - sobre o consumo - são os que mais caem face ao previsto, menos 837,5 milhões de euros (-4,3%). A receita de IVA foi revista em baixa em 588 milhões de euros (-4,4%), sendo o factor mais influente em termos financeiros nos impostos indirectos. As revisões maiores em percentagem foram do Imposto Sobre Veículos (-7,7%) e do Imposto do Selo (-8,3%).

Também os impostos directos sofreram uma forte revisão em baixa, de 757 milhões de euros. No IRS - que até aqui tem "segurado" a execução orçamental - o governo espera arrecadar menos 336,4 milhões de euros (-2,8%). No IRC a quebra face ao previsto no Orçamento anterior é de 420,8 milhões de euros (-9,2%).

O colapso das previsões para a receita fiscal, sete meses depois da apresentação do Orçamento inicial, deve-se à revisão em forte baixa do cenário macroeconómico (que por sua vez se deve ao enorme aumento de impostos - digo eu) O governo mais do que duplicou a previsão de contracção do PIB, de -1% para -2,3%. A perda de receita no Rectificativo só não é maior porque a devolução de um dos subsídios aos funcionários públicos e pensionistas implica um acréscimo de receita fiscal.

Ler notícia no DE, comentário a vermelho é meu. A contração da receita após um aumento da carga fiscal demonstra que entramos na parte descendente da curva de Laffer.

4 comentários:

Anónimo disse...

O expoente máximo desta palhaçada é que as medidas de austeridade são CINCO vezes superiores à consolidação obtida com as mesmas. Uma proporção de 5 para 1.
.
Isto é uma inurgumenice sem freio.
.
É mesmo caso para dizer:

- Matar um coelho com CINCO cajadadas.
.
Nossa Senhora.
.
Rb

Anónimo disse...

Os gajos emitem medidas de austeridade como quem dispara fulminantes.
.
Epá, 3,3% de medidas para consolidar 0,7% no défice?
.
Esta destruição da economia é criminosa. Matar um coelho com CINCO cajadadas é, digamos, desfazê-lo todo e não sobrar o que quer que seja para comer. Além do mais é um desperdicio de recursos/activos sem qualquer utilidade.
.
Rb

lusitânea disse...

Os funcionários do Estado vão a caminho do bairro social multicultural.Esperamos por lá os juízes e médicos...

lusitânea disse...

Entretanto os deputados do sobado andam entretidos com os sefarditas a quem querem fazer "justiça" passados 500 anos esquecendo as vinganças dos ditos ao ajudarem os holandeses e ingleses a dar cabo de nós em muitos lugares do planeta.Mas quem nos africaniza também nos pode enriquecer com sefarditas certo?